Prefeitura estuda calçadão da EFMM até Mercado do Pescado

Recursos para a obra estão assegurados por emenda já empenhada do senador Ivo Cassol.

Publicada em 22 de fevereiro de 2017 às 15:25:00

A recuperação do deck à margem direita do rio Madeira, na Estrada de Ferro Madeira Mamoré, bem como a urbanização e arborização da praça que fica entre a margem do rio e os galpões da estrada de ferro e ainda a construção de um calçadão com ciclovia que faça a ligação até o Mercado do Pescado, no Cai N’Água, foram discutidos na manhã desta quarta-feira (22) pelo prefeito dr Hildon Chaves e pelo seu vice, Edgar do Boi, juntamente com engenheiros da prefeitura.

Para a execução da obra a prefeitura já dispõe de recursos oriundos de emenda parlamentar do senador Ivo Cassol, no valor de R$ 2,88 milhões, já empenhados, faltando apenas a licitação dos serviços a serem executados.

“Assim que o projeto ficar pronto vamos apresentá-lo ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Já constatamos que haverá a necessidade de remodelar o deck, então vamos aproveitar essa emenda do senador para trabalhar essa questão. Paralelamente, continuamos discutindo com a Santo Antônio Energia a colocação do trem em funcionamento”, disse o prefeito.

Hildon Chaves adiantou que sua gestão não medirá esforços para revitalizar o espaço, um local importante para a cidade, por ter sido o marco inicial de Porto Velho. “Justamente por essa importância histórica, o complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré precisa ser melhor cuidado, daí a necessidade da elaboração do projeto”.

Após o complexo da ferrovia, o prefeito Hildon Chaves também visitou a Praça das Três Caixas D'Águas, onde constatou o estado de corrosão avançada no pé de duas torres de apoio de uma delas. A oxidação é um fenômeno natural, principalmente em um material centenário, mas neste caso, ele foi acelerado pela ação humana.

“Esse material iria se desgastar normalmente, mas muita gente vem urinar aqui, isso comprometeu a estrutura. Nossa ideia é elaborar um projeto para recuperar não apenas as estruturas afetadas, mas também as demais que também estão se desgastando com o tempo”, frisou o prefeito.