Prefeitura fecha parceria com o Sescoop/RO para realização do “Dia C”

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Rondônia, criado em 1998, faz parte do Sistema “S”. Em Rondônia.

Publicada em 20 de August de 2014 às 17:48:00

O Dia de Cooperar, o “Dia C”, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Rondônia (Sescoop/RO), terá o apoio da Prefeitura de Porto Velho para sua realização. A parceria foi acertada em uma reunião com a chefe adjunta do Gabinete do Prefeito, Marta Brito, na última terça-feira, 19.

A participação do município será por meio das secretarias de Assistência Social (Semas), Esporte e Lazer (Semes), Transportes e Trânsito (Semtran), Desenvolvimento Social e Turismo (Semdestur) e das coordenadorias de Políticas Públicas para a Juventude (CMPPJ) e Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM).

O evento será no dia 6 de setembro (sábado) na praça das Três Caixa D’água, no horário das 8h às 13h. Além da prestação de serviços, haverá ainda apresentações artísticas e outras atividades para interação com o público presente. A expectativa é de que centenas de pessoas participem do Dia C, o primeiro a ser realizado na capital rondoniense.

No encontro, a Analista de Cooperativismo e Monitoramento da Sescoop/RO, Flávia Ribeiro e a Gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Ana de Souza, explicaram a chefe adjunta do Gabinete e aos secretários e coordenadores presentes na reunião a forma como será realizado o evento e como a prefeitura poderá participar.

“Será o primeiro ano que o Dia de Cooperar será realizado em Porto Velho, mas já acontece há alguns anos em outros estados, como Minas Gerais, onde a ideia nasceu. Ele funciona como um dia de prestação de serviços à comunidade em várias áreas, além de orientações e informações sobre diversos assuntos de interesse popular”, afirmou Flávia Ribeiro.

Ana Ribeiro lembrou que a participação da prefeitura é importante devido aos diversos serviços que coloca à disposição da população na área social, saúde, geração de emprego e renda, entre outros. “Esse será um bom momento para que o município possa estar junto à população levando esses serviços e explicando outras ações que são realizadas”, afirmou.

Marta Brito, que representou o prefeito Mauro Nazif no encontro, adiantou que a prefeitura estará presente no evento e pediu aos secretários e coordenadores presentes que fizessem o levantamento das ações que poderão ser prestadas à população no dia do evento.

“Na prefeitura realizamos inúmeros serviços em prol da comunidade e uma ocasião como essa é importante estarmos presente para ofertarmos à população essas ações no período fora do expediente normal. Muitas pessoas, por causa do trabalho ou de outros afazeres, não têm como buscar esses serviços durante a semana”, frisou.

Titular da Semas, a secretária Josélia Ferreira, adiantou que a secretaria poderá prestar informações sobre o CadÚnico e sobre a carteiro do idoso, ou sobre benefícios como os de transferências de renda, como o Bolsa Família. “Vamos estudar com nossa equipe para ver o que podemos apresentar”, disse.

Bruno Eduardo, assessor técnico da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude sugeriu a emissão da carteira de estudante, por exemplo. “Podemos entrar em contato com a entidade responsável pela emissão do documento para que eles participem conosco dessa ação. Podemos também falar sobre o Proerd”, afirmou.

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Rondônia, criado em 1998, faz parte do Sistema “S”. Em Rondônia, o Sescoop atua desde 2008. Tem como objetivo integrar o Sistema Cooperativista Nacional e auxiliá-lo a vencer seus desafios. No Estado já são mais de 70 mil cooperados.