Prefeitura leva iluminação e projetos agrícolas à comunidades rurais

Incentivos à agricultura e iluminação estão entre os projetos.

Emdur/Semagric
Publicada em 19 de março de 2018 às 13:25
Prefeitura leva iluminação e projetos agrícolas à comunidades rurais

Já que uma das propostas da prefeitura é fortalecer o campo, o prefeito, dr Hildon Chaves, quis ver de perto o andamento de alguns projetos nas comunidades de Santa Rita e Morrinhos, na última sexta-feira (16), onde esteve e conversou com moradores das duas localidades, ouvindo os anseios de cada uma delas e apresentando soluções.

O trabalho in loco começou na propriedade do Francisco Nobre, conhecido como “Ceará”. O produtor de maracujá e banana foi um dos beneficiados pelos programas Pró Peixe e Pró Café. Na área de 10 hectares, tanques estão em construção e foram escavados com o apoio da Subsecretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), que ainda entregou 2.220 mudas de café clonal.

“Aqui são quatro tanques para a criação de peixes, como tambaqui, pirarucu e tilápia. O Ceará é ainda um modelo do nosso projeto de café. Ele realmente tem absorvido a assistência técnica e extensão rural, um dos nossos objetivos da Semagric”, explicou Evaldo de Lima, subsecretário municipal da Agricultura.

Encantando com o potencial da propriedade, o prefeito fez o compromisso com o produtor de voltar para tomar um café, fruto das mudas entregues. “Estamos investindo, apoiando a cafeicultura. Aqui neste sítio foram distribuídas mudas equivalentes a um hectare. Ele fez o compromisso de irrigar e em dois anos gerar uma produção anual de cento e cinquenta sacas de café, aproximadamente R$ 60 mil, considerando o preço atual da saca de R$ 400 reais”, calculou.

Francisco por sua vez estima que em setembro comece a distribuir peixe, enquanto o café comece a dar resultados em dois anos. Ele não tem medido esforços para alavancar a propriedade e está certo de ter feito as melhores escolhas. “Aqui a piscicultura é muito boa e eu pretendo começar com três mil peixes. O café também tem uma boa distribuição e isso vai me gerar renda”, comemorou Ceará.

ILUMINAÇÃO

O progresso chegou também na comunidade de Morrinhos, que finalmente foi iluminada através do serviço da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (EMDUR). Foram instalados 138 lâmpadas em diferentes pontos da localidade e também no reassentamento Santa Rita. Na ocasião da entrega, o prefeito, dr Hildon Chaves, lançou o programa Pro Luz.

Diante das famílias contempladas pela iluminação, o prefeito fez o compromisso de ampliar o benefício a outras localidades que até então eram esquecidas pelo poder público. Dr Hildon garantiu que a Emdur vai trabalhar para levar a infraestrutura necessária a outras comunidades da zona rural.

“Estou aqui em Morrinhos pela primeira vez. Não tive oportunidade vir durante a campanha, mas hoje nós estamos aqui trazendo esse programa da prefeitura de Porto Velho. Nunca houve uma iluminação pública aqui nesta comunidade, o que causava sofrimento a muitas pessoas que vivem aqui e que estavam realmente na escuridão”, frisou o chefe do executivo ao lembrar que na verdade este tipo de trabalho foi iniciado ainda no ano passado, quando a Emdur instalou os primeiros pontos em Rio Pardo e também nos distritos do Baixo Madeira.

Em Morrinhos foram três dias de serviço com quatro equipes. A programação, segundo o presidente da Emdur, Thiago Tezzari, é a partir do mês que vem iniciar trabalho semelhante nos distritos de Extrema e Nova Califórnia. “Nós já tínhamos feito um trabalho inicial de preparação da rede para recepção das lâmpadas e depois só finalizamos. Isso trouxe uma melhora substancial na qualidade de vida e no acesso da população a essa região”, detalhou.

Francisco Pereira Dantas é um dos moradores que já não acreditava mais. “Foram sete anos de espera, aqui nós temos um problema sério de segurança que nós não temos dentro do assentamento e a iluminação acaba sendo um primeiro passo”, disse o produtor. Braga concorda. “A iluminação significa mais segurança, estávamos no escuro e hoje isso significa muito pra nós. Na gestão do prefeito, o presidente da Emdur veio aqui comigo e prometeu e agora aconteceu”, comemorou.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook