Prefeitura reabre estrada que dá acesso à Calama

A expectativa de duração dos serviços é de cerca de 40 dias, que quando concluído servirá como uma terceira via de acesso ao distrito de Calama

Publicada em 14/07/2010 às 09:24:00
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Obras (Semob), iniciará nos próximos dias, o trabalho de reabertura de 32 quilômetros da estrada do Soldado da Borracha, aberta originalmente nos anos 80. Com a obra, que será executada pela Coordenadoria de Estradas Rurais da Semob, a Capital ficará ligada até ao Distrito de Calama. “Os benefícios imediatos para as famílias de agricultores serão inúmeros. Com a estrada reaberta as glebas serão novamente acessadas possibilitando que mais de cem famílias de agricultores voltem para suas propriedades e reativem as produções, pois terão como escoar a produção até Porto Velho e inclusive para outros municípios”, destacou Marcelo Fernandes, secretário municipal de Obras.
 
De acordo com a coordenadora de estradas rurais, Regina Gonzaga, “dentro de aproximadamente dez dias, os maquinários começarão ser transportados até o destino para iniciarem a reabertura da estrada. Para que as máquinas cheguem ao local das obras, elas serão transportadas de balsa de Porto Velho até o município amazonense de Humaitá; de lá serão levadas por outra balsa até a margem do Rio Preto, onde o projeto será iniciado e concluído os 32 quilômetros sentido o município de Cujubim”, explicou a coordenadora.
 
A expectativa de duração dos serviços é de cerca de 40 dias, que quando concluído servirá como uma terceira via de acesso ao distrito de Calama. Até o momento os acessos são feitos de barco do Porto do Cai N’Água, a viagem dura em média 9 horas; ou através de Porto Velho até Humaitá e depois mais 3 horas de barco. Com a nova estrada, o terceiro acesso será da Capital até a margem do Rio Preto e depois em apenas 20 minutos em média, se chegará no Distrito.
 
A decisão de realizar a obra surgiu em uma reunião que aconteceu na Semob, com a participação do secretário, da coordenadora de Estradas Rurais, do diretor do Departamento Municipal de Interior, Francisco Tyer, dos administradores de Calama, Antônio Castro e de Demarcação, Jonas Rodrigues, do presidente da associação dos produtores da Gleba do Rio Preto, Sr. Luiz e de um membro daquelas comunidades, João Rodrigues.
 
Vantagens
 
Outras vantagens da reabertura da estrada do Soldado da Borracha estão ligadas diretamente às ações das outras secretarias municipais de Porto Velho que poderão levar com mais rapidez e segurança os serviços, obras e projetos às localidades de Calama, Demarcação e região. Com o novo acesso será possível levar mais educação, saúde, assistência social e demais políticas públicas àquela comunidade.