14/07/2010 - 09h24min - Atualizado em 14/07/2010 - 09h24min

Prefeitura reabre estrada que dá acesso à Calama

A expectativa de duração dos serviços é de cerca de 40 dias, que quando concluído servirá como uma terceira via de acesso ao distrito de Calama

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Obras (Semob), iniciará nos próximos dias, o trabalho de reabertura de 32 quilômetros da estrada do Soldado da Borracha, aberta originalmente nos anos 80. Com a obra, que será executada pela Coordenadoria de Estradas Rurais da Semob, a Capital ficará ligada até ao Distrito de Calama. “Os benefícios imediatos para as famílias de agricultores serão inúmeros. Com a estrada reaberta as glebas serão novamente acessadas possibilitando que mais de cem famílias de agricultores voltem para suas propriedades e reativem as produções, pois terão como escoar a produção até Porto Velho e inclusive para outros municípios”, destacou Marcelo Fernandes, secretário municipal de Obras.
 
De acordo com a coordenadora de estradas rurais, Regina Gonzaga, “dentro de aproximadamente dez dias, os maquinários começarão ser transportados até o destino para iniciarem a reabertura da estrada. Para que as máquinas cheguem ao local das obras, elas serão transportadas de balsa de Porto Velho até o município amazonense de Humaitá; de lá serão levadas por outra balsa até a margem do Rio Preto, onde o projeto será iniciado e concluído os 32 quilômetros sentido o município de Cujubim”, explicou a coordenadora.
 
A expectativa de duração dos serviços é de cerca de 40 dias, que quando concluído servirá como uma terceira via de acesso ao distrito de Calama. Até o momento os acessos são feitos de barco do Porto do Cai N’Água, a viagem dura em média 9 horas; ou através de Porto Velho até Humaitá e depois mais 3 horas de barco. Com a nova estrada, o terceiro acesso será da Capital até a margem do Rio Preto e depois em apenas 20 minutos em média, se chegará no Distrito.
 
A decisão de realizar a obra surgiu em uma reunião que aconteceu na Semob, com a participação do secretário, da coordenadora de Estradas Rurais, do diretor do Departamento Municipal de Interior, Francisco Tyer, dos administradores de Calama, Antônio Castro e de Demarcação, Jonas Rodrigues, do presidente da associação dos produtores da Gleba do Rio Preto, Sr. Luiz e de um membro daquelas comunidades, João Rodrigues.
 
Vantagens
 
Outras vantagens da reabertura da estrada do Soldado da Borracha estão ligadas diretamente às ações das outras secretarias municipais de Porto Velho que poderão levar com mais rapidez e segurança os serviços, obras e projetos às localidades de Calama, Demarcação e região. Com o novo acesso será possível levar mais educação, saúde, assistência social e demais políticas públicas àquela comunidade.
comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 23/04/2014 ás 11:21:00

Prefeitura faz mutirão para concluir iluminação nas principais avenidas de Porto Velho

Martins informa que o serviço será executado nas principais avenidas da região central, como Sete de Setembro, Carlos Gomes, Dom Pedro II, Almirante Barroso, Farquar, Jorge Teixeira, Calama e Abunã, dentre outras.

POLíTICA | matéria escrita em 23/04/2014 ás 10:43:00

Acir Gurgacz destaca a aprovação do marco civil da internet

- É uma matéria importante para toda a população. É um projeto que vale como a ‘constituição’ da internet, com direitos e deveres dos internautas e empresas do setor – afirmou.

GERAL | matéria escrita em 23/04/2014 ás 10:39:00

Dilma sanciona Marco Civil da Internet

A presidenta também destacou os mecanismos de defesa dos direitos dos usuários estabelecidos com a nova legislação.

GERAL | matéria escrita em 23/04/2014 ás 10:36:00

Bimotor desaparecido há 36 dias é localizado em meio à mata no Pará

De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), um garimpeiro informou ter encontrado os destroços de um avião.

POLíTICA | matéria escrita em 23/04/2014 ás 10:33:00

Misturando o santo e o profano

Valdemir Caldas

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/04/2014 ás 10:23:00

Rondônia: Prefeita que usou servidores para trabalharem em sua casa como doméstica e jardineiro é condenada

A condenação resultou de ação de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público de Rondônia contra a ex-prefeita e os ex-servidores comissionados.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/04/2014 ás 10:08:00

Rondônia: Provido recurso de servidor que acumulou dois cargos públicos

TJ modificou a sentença que havia condenado servidores por suposto ato de improbidade administrativa.

GERAL | matéria escrita em 23/04/2014 ás 10:04:00

Semtran libera parte do tráfego de ruas que foram alagadas

O secretário da Semtran, Carlos Gutemberg, explica que é necessário manter um acompanhamento, já que as águas ocasionaram uma série de prejuízos ao asfalto das ruas.

POLíTICA | matéria escrita em 23/04/2014 ás 09:35:00

Resultado da 3ª pesquisa para pré-candidatos a deputado federal em Rondônia

Confira os nomes.

POLíTICA | matéria escrita em 23/04/2014 ás 09:06:00

Raupp quer retardar aposentadoria compulsória de servidor

Ele explicou que desde a constituição de 1946 o servidor é obrigado a se aposentar aos 70 anos, mesmo querendo e tendo condições de continuar trabalhando.

POLíTICA | matéria escrita em 23/04/2014 ás 08:50:00

Isonomia do Sintero: Amir Lando foi ao CNJ pedir liberação da multa dos técnicos-administrativos

Amir Lando lembrou ao representante do CNJ que as pessoas constantes no processo de isonomia, em sua maioria, já estão com idade avançada, tendo algumas delas já falecido e outras doentes.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/04/2014 ás 08:18:00

Falta tornozeleira em Rondônia para ex-deputado preso

Donadon estaria sofrendo ameaças na prisão, mas, mesmo assim, não poderá passar à frente dos demais presos mais antigos no recebimento do equipamento de monitoração elerônica.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/04/2014 ás 07:30:00

Mantida sentença que condenou o Estado de Rondônia ao pagamento de indenização por danos materiais

Ainda de acordo com o desembargador, o material fotográfico comprova, cabalmente, a negligência no suporte de segurança na estrutura da quadra esportiva do órgão escolar.

POLíTICA | matéria escrita em 23/04/2014 ás 07:28:00

Aprovado no Senado, marco civil da internet segue à sanção

O projeto estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para internautas e provedores na rede mundial de computadores no Brasil.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com