Presidente da Assembleia denuncia descaso e omissão

O presidente da ALE destacou que as autoridades diretamente envolvidas na guarda e conservação dos bens da lendária Estrada de Ferro Madeira- Mamoré devem responder...

Publicada em 20 de October de 2014 às 15:31:00

Paulo Ayres


O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Hermínio Coelho (PSD) , classificou de vergonhosa a depredação do patrimônio histórico e cultural da Estrada de Ferro Madeira- Mamoré, e repudiou a omissão do Governo Estadual, da Prefeitura de Porto Velho e da União , por meio do Iphan - Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-, diante do vandalismo que vem ocorrendo com os bens culturais de Rondônia.

O  presidente da ALE destacou que ,  em tese,  as autoridades diretamente envolvidas na guarda e conservação dos bens da lendária Estrada de Ferro Madeira- Mamoré devem  responder administrativamente e judicialmente, por ser inadmissível, que mesmo diante de tantos órgãos criados para esta finalidade, estes fatos ainda venham acontecer, e praticamente nada acontece.

De acordo com o deputado Hermínio Coelho,  infelizmente o que se constata no complexo da Estrada de Ferro é o abandono e a violência, com seguidas ocorrências de assaltos, estupros, brigas, prostituição de crianças e jovens, e até a comercialização e o consumo de drogas. “Como o poder público não assume suas responsabilidades, a bandidagem toma conta do local”, acrescentou.

Continuando, o deputado lamentou o descaso da Prefeitura de Porto Velho, que mesmo diante dos seguidos apelos de historiadores, museólogos, ex-ferroviários e familiares, quanto a extrema necessidade da guarda de bens, como no caso dos veículos e outras peças, nada foi feito. Alertou ainda o parlamentar sobre a necessidade de se fazer, inclusive, uma auditoria dos recursos disponibilizados nos últimos 10 anos para serem empregados na Estrada de Ferro Madeira- Mamoré, visando se checar tecnicamente sua correta aplicação.

Ao concluir, o presidente da ALE falou  da necessidade urgente da Prefeitura de Porto Velho , por meio da  Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sócioeconômico e Turismo, proceder um amplo levantamento das peças existentes no complexo ferroviário, principalmente após a última enchente do Rio Madeira, que deixou submerso aquele local. “É de se lamentar que no centenário de Porto Velho, tenhamos que cobrar seriedade e responsabilidade com relação ao patrimônio histórico e cultural de nossa terra”, disse o parlamentar.