Presidente da Assembleia recebe proposta de direção do Sindler

Sindicato defende que adesão ao Plano de Aposentadoria garanta quatro meses de salários.

Publicada em 24 de June de 2016 às 09:39:00

Diretores do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindler) apresentaram ao presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), uma proposta para contemplar os servidores que queiram aderir ao Plano de Aposentadoria Incentivada (PAI), passando a conceder quatro meses de salários brutos, a título de incentivo.

A proposta foi vista com bons olhos pelo presidente, que estava acompanhado do secretário geral da Casa, Arildo Lopes, e será formalizada pelo Sindler, para em seguida ser analisada pela equipe técnica da Assembleia.

Com a queda nas receitas estaduais, o gasto com pessoal está no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Hoje, cerca de 50% dos servidores estatutários da Assembleia estão aptos à aposentadoria e o PAI é um incentivo que pode representar a redução na folha de pagamento.

“O sindicato também está preocupado com esse índice de gasto com pessoal e nos trouxe esta proposta, que representa um estímulo a mais para o servidor se aposentar, após ter prestado décadas de bons serviços à esta Casa”, disse Maurão.

Recentemente, a Mesa Diretora da Assembleia autorizou que o benefício do auxílio saúde, concedido ao pessoal da ativa, fosse assegurado também aos inativos. Maurão de Carvalho também intercedeu junto ao Instituto de Previdência do Estado de Rondônia (Iperon), para que os procedimentos de aposentadoria sejam unificados, dando mais clareza e celeridade aos processos.