Presidente da Codesa recebe visita do presidente do Soph de Rondônia

No encontro foram apresentadas informações sobre a infraestrutura e os investimentos no Porto de Vitória (ES).

Publicada em 17/01/2013 às 14:39:00

Rondônia - O presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Clovis Lascosque, recebeu, nessa quarta-feira (16), a visita do diretor-presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), Ricardo de Sá Vieira. No encontro foram apresentadas informações sobre a infraestrutura e os investimentos no Porto de Vitória (ES).

Durante a visita, Lascosque enfatizou a importância das obras que estão sendo realizadas no Porto de Vitória, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na oportunidade, Ricardo de Sá assistiu ao vídeo institucional da Companhia, além de ter a oportunidade de ver o andamento das obras de expansão dos berços 101 e 102 e da dragagem e derrocagem da bacia de acesso do porto.

Na reunião, alguns assuntos foram discutidos, como o Código Internacional de Segurança para navios e instalações Portuárias (ISPS Code), Tecnologia da Informação (TI), entre outros. O Porto de Porto Velho (RO) também foi apresentado pelo presidente da Soph, ocasião em que houve troca de conhecimentos e informações.

Participaram da reunião, os diretores da Codesa, Danilo Queiroz, de Planejamento e Desenvolvimento; e Hugo José Amboss Merçon de Lima, de Infraestrutura e Operações, além dos coordenadores de diversas áreas do Porto de Vitória, e o diretor de Fiscalização e Operação interino da Soph, Francisco Altamiro Junior.

PORTO ALEGRE

Ricardo de Sá também esteve no Porto de Porto Alegre (RS), onde foi recebido pelo diretor de Hidrovias, Valmir Rosa Silveira. O objetivo da visita foi conhecer a aplicabilidade do sistema de gestão que o porto usa para gerenciar a área do poligonal, verificando suas necessidades básicas e eficiências.

O diretor da Soph buscou detalhamento tanto do sistema operacional quanto de todos os demais setores do porto, além de colher informações sobre o projeto “Porto Sem Papel”, no qual todas as movimentações operacionais são feitas digitalmente em programa próprio.

Ricardo de Sá destacou a importância dessa troca de experiências, uma vez que possibilitou conhecer como o Código Internacional de Segurança para Navios e Instalações Portuárias (ISPS) opera, e sua eficiência no campo de controle de segurança, cadastro de pessoas, gestão de patrimônio e todo o sistema de vigilância, itens indispensáveis para a segurança portuária.

Texto: Regina Alves (Codesa) e Antônia Nascimento (Soph)

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social