Presidente da OAB/RO manifesta oposição a críticas que generalizam advogados e juízes

O ministro Joaquim Barbosa afirmou que existe um pernicioso conluio entre juízes e advogados, declaração que generaliza a classe sem a apresentação de caso concreto.

Publicada em 22/03/2013 às 10:30:00

Ao cumprir uma agenda de posses solenes dos membros da Diretoria das Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) de Presidente Médici e Alvorada D’Oeste, nesta quinta-feira (21), o Presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante manifestou claramente a preocupação da entidade em relação a recente declaração do Presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal, Ministro Joaquim Barbosa, segundo as quais existe um “pernicioso conluio” entre juízes e advogados.

Concordando com a manifestação oficial do Presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, Andrey Cavalcante declarou ver “como imperioso não haver generalizações de críticas à advocacia, à magistratura e ao Judiciário como um todo. Não se pode atacar categorias de forma coletiva, sem apontar más condutas e casos concretos”, para esses casos, quando há denúncias a Ordem possui mecanismos para processar disciplinarmente quem não cumprir o Código de Ética e o Código de Processo Civil.

Andrey Cavalcante complementou que o Estado Democrático de Direito em que vivemos nos garante uma sociedade plural e com direito de livre manifestação do pensamento. Contudo, é necessário evitar generalizações porque elas costumam atingir profissionais sérios, respeitados e dedicados ao seu mister. A consequência disso acaba sendo a injustiça em muitos casos”.

Nesse sentido, o Diretor do Fórum da Comarca de Presidente Médici, Juiz Adriano Lima Toldo, declarou na solenidade de posse da nova Diretoria da Subseção, que discorda do posicionamento do Presidente do Ministro Joaquim Barbosa, vez que ele próprio (o Juiz da Comarca) mantém um relacionamento respeitoso e cultiva amizade com a maioria dos advogados da Comarca. E esse relacionamento nada tem de pernicioso. “Antes de nos tornamos magistrados, nos tornamos advogados. Militei por 12 anos na advocacia e tenho profundo respeito pela classe. O advogado é a voz da cidadania, é a voz do combate a corrupção é a voz do jurisdicionado e essa voz não pode calar”, declarou o magistrado ao recomendar que a OAB se mantenha atuante para garantir a manutenção do bom relacionamento entre a advocacia e o Judiciário.

Presidente empossado destaca desafios a enfrentar na Subseção
Em seu discurso de posse, o Presidente da Subseção de Presidente Médici, Luiz Carlos Barbosa Miranda declarou estar ciente de todas as responsabilidades que terá pela frente mas que essa missão ele vai dividir com todos os demais membros da diretoria “a quem convoco desde já para cerrar fileiras conosco, com o escopo de prestar serviços relevantes a advocacia e à sociedade”.

Tomaram posse junto com Miranda, o advogado José Sebastião da Silva – Vice-Presidente; Alexandre Barneze – Secretário Geral, Grimoaldo Barreto Botelho – Secretário Adjunto e Fernando Ferreira da Rocha – Tesoureiro.

Marcaram presença ainda na posse, a Conselheira Federal suplente da OAB/RO, Maria Luiza Almeida, a Prefeita do município, Maria de Lurdes Dantas Alves, o Presidente da Câmara, Vereador João Braz Filho, o Delegado de Polícia Evandro Kovalhuk de Macedo, advogados da Subseção e os ex-presidentes da Subseção João Valdivino e Valter Carneiro.

À tarde, Andrey Cavalcante empossou a nova Diretoria da Subseção de Alvorada D’Oeste que tem Antônio Ramon Viana Coutinho como Presidente, Claudinei Quirino de Souza como Vice-Presidente, Maria Helena de Paiva, Secretária Geral, Carlos de Souza Cruz, Secretário Geral Adjunto e Silvio Luiz Ulkowski como Tesoureiro.