Presidente do CFM abre comemorações do cinqüentenário do CRM de Rondônia

A solenidade da noite de terça-feira contou com pronunciamentos da presidente do Cremero, Maria do Carmo Wanssa, do conselheiro federal Hiran Gallo e do médico Viriato Moura.

Publicada em 24/04/2013 às 16:20:00

Porto Velho/RO - Fazendo uma metáfora sobre a beleza dos oceanos, que apesar de sua grandiosidade depende do funcionamento de cada rio, por menor que seja, o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto d’Ávila, encerrou os pronunciamentos de abertura da sessão solene em celebração aos 50 anos do Conselho Regional de Medicina de Rondônia, na noite da última terça-feira, 23.

Segundo ele, para que o oceano seja aquela grandiosidade é necessário que os rios nunca estejam vazios e a atuação de cada um dos 27 CRMs é que possibilita a grandiosidade do trabalho e da atuação do CFM.

D’Ávila pontuou o trabalho realizado pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia, liderado pela médica Maria do Carmo Wanssa, com o indispensável apoio do conselheiro federal Hiran Gallo, que integra a diretoria do CFM como diretor-tesoureiro, rendeu homenagens aos ex-conselheiros e parabenizou o médico, escritor, poeta e artista plástico Viriato Moura, autor do livro narrando a historia dos 50 anos do CRM e a trajetória da medicina em Rondônia, desde os primórdios da colonização do Estado.
Roberto d’Ávila destacou ainda a participação das mulheres na condução dos Conselhos, que já conta com mulheres na presidência de seis estados: Rondônia, Rio de Janeiro, Acre, Mato Grosso, Pernambuco e Pará.

A solenidade da noite de terça-feira contou ainda com pronunciamentos da presidente do Cremero, Maria do Carmo Wanssa, do conselheiro federal Hiran Gallo e do médico Viriato Moura. Todos renderam homenagens aos ex-presidentes, nas pessoas dos três presentes ao evento: Marcos Antônio Pinto Silveira, o quinto presidente, no período de 1986 a 1990; Noel Bispo dos Santos, o sexto presidente, no período de 12-03-1990 a 05-03-1991e o sétimo presidente, José Erodício Azevedo, no período de 05-03-1991 a 01-10-1998.

Também se fez presente à sessão solene o pioneiro médico Jacob Atallah, detentor da inscrição número Um do CRM-RO, com cinqüenta anos de atividade médica.

Maria do Carmo Wanssa, agradeceu a colaboração dos médicos que integram o Cremero, aos funcionários e ao autor do livro, Viriato Moura, enquanto o diretor-tesoureiro do CFM, Hiran Gallo, pontuou a noite como um momento de júbilo para a classe médica de Rondônia.

Após a sessão solene em celebração ao cinqüentenário do CRM-RO, os presentes foram convidados a conhecer o painel iconográfico em homenagem aos ex-conselheiros, instalado no piso superior do Conselho.

Forum de Direito Médico A programação do cinqüentenário do Cremero prossegue nesta quarta-feira, 24, com o Forum de Direito Médico, com a palestra inaugural apresentada pelo presidente do CFM, que abordou a “Responsabilidade médica na visão do CFM”. Ainda na parte da manhã, o vice-presidente do CFM, Carlos Vital, abordou a “Responsabilidade Médica junto ao Código de Defesa do Consumidor e ao Código Civil”.

Na parte da tarde, o Forum prossegue com as palestras “Sigilo Médico e Fornecimento de Informações”, com o jurista Alejandro Bullón, chefe do Setor Jurídico do CFM, e “Consentimento Livre e Esclarecido e Testamento Vital – Limites da Autonomia do Paciente e da Exclusão de Ilicitude”, apresentada pelo promotor de Justiça do Distrito Federal,Diáulas Ribeiro e pelo médico e advogado Edson Andrade, ex-presidente do CFM.

Assessoria de Comunicação Cremero