Presidente do GNCOC conhece Centro de Monitoramento Eletrônico do GAECO

As autoridades vieram a São Luís participar da reunião do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC).

Publicada em 18 de August de 2014 às 08:44:00

A procuradora-geral de Justiça do Maranhão, Regina Lúcia de Almeida Rocha, recebeu em seu gabinete nesta sexta-feira, 15, a visita da presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Eunice Carvalhido (procuradora-geral do Distrito Federal), e o presidente do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), Héverton Alves de Aguiar.

As autoridades vieram a São Luís participar da reunião do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), ocorrida na quinta e sexta-feira.

Do gabinete da PGJ a comitiva seguiu até a sala do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), onde conheceram as instalações do Centro de Monitoramento Eletrônico, que integra o projeto de segurança institucional do MPMA.

O coordenador do Gaeco, promotor de justiça Marco Aurélio Rodrigues, explicou o funcionamento do centro e a sua importância para a garantia da segurança de membros e servidores.

O centro é dotado de alarme, DVR (gravador de vídeo digital), sensores de presença e controles com função de pânico. Todas as unidades do Ministério Público serão contempladas com serviços de monitoramento eletrônico, que estarão interligadas à central. O custo total do projeto foi orçado em R$ 2,355 milhões.

Acompanharam a visita o corregedor-geral do Ministério Público do Maranhão, Suvamy Vivekananda Meireles, a Subprocuradora-geral para Assuntos Jurídicos, Terezinha Guerreirto, o presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão, José Augusto Cutrim Gomes, e as promotoras de justiça Fabíola Fernandes Ferreira (diretora da Secinst) e Jerusa Capistrano (integrante do Gaeco).

EQUIPAMENTOS INSTALADOS

Já foram instalados equipamentos de videomonitoramento nos prédios da Procuradoria Geral (45 câmeras), das Promotorias de Justiça da Capital (45 câmeras), de São José de Ribamar (oito), Raposa (quatro) e Paço do Lumiar (oito), além do Almoxarifado Central (11) e Promotorias de Execuções Penais (16).

Já foram adquiridos os equipamentos da regional de Imperatriz, que serão instalados em breve.