Presidente do Singeperon denuncia descaso do Estado na Penitenciária de Nova Mamoré

“Em caso de um incêndio, os agentes não terão como combater o fogo, pois não existem extintores, e os hidrantes estão todos deteriorados e sem mangueiras”.

Publicada em 20/09/2012 às 15:53:00

Durante visita realizada na Penitenciária de Nova Mamoré, no último fim de semana, o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Socioeducadores, Técnicos Penitenciários e Agentes Administrativos Penitenciários de Rondônia (Singeperon), Anderson Pereira, constatou as más condições de trabalho dos servidores da Secretaria de Estado de Justiça na única unidade prisional do município.

Os problemas são de ordem estrutural e de segurança. Em fotos, o sindicalista fez um registro da alarmante situação da Penitenciária que mostra esgoto a céu aberto, pouca iluminação, escadas que oferecem riscos de queda e sistema hidráulico inoperante. “Em caso de um incêndio, os agentes não terão como combater o fogo, pois não existem extintores, e os hidrantes estão todos deteriorados e sem mangueiras”, alertou Anderson.

A falta de segurança foi outro grande flagrante feito pelo presidente do Singeperon, onde identificou o uso de armamento antigo, munição e coletes de proteção vencidos, algemas insuficientes e muitos outros. “Imagine um presídio não ter uma viatura disponível para realizar suas escoltas ou dar apoio ao trabalho penitenciário. Assim é em Nova Mamoré, onde a única viatura está quebrada e sem condições de funcionar. Na mesma situação está a Casa de Detenção de Guajará-Mirim. Ou seja, se um preso necessitar de atendimento médico urgente, pode vir a falecer por culpa do próprio Estado”, denunciou.

“Enquanto houver essa falta de compromisso e interesse do Governo Estadual para a questão penitenciária, os servidores, população carcerária e familiares continuarão sofrendo as consequências de um sistema falido e que não recupera ninguém”, criticou Anderson Pereira, após reunião realizada com servidores do município.







Assessoria SINGEPERON