Procon Rondônia orienta consumidores na compra de ovos de Páscoa

A principal dica é sempre a tradicional pesquisa de preços e, até mesmo, a compra antecipada. Outra orientação importante é evitar fazer compras na companhia de crianças.

Publicada em 18/03/2013 às 13:39:00

Porto Velho, Rondônia - O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), programa vinculado a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), nos dias que antecede o domingo de Páscoa, emite uma série de orientações para a compra de ovos de Páscoa. A principal dica é sempre a tradicional pesquisa de preços e, até mesmo, a compra antecipada. Outra orientação importante é evitar fazer compras na companhia de crianças. Elas são facilmente influenciadas por campanhas publicitárias e acabam querendo produtos que nem sempre caracterizam uma boa relação custo/ benefício.

Nos ovos de chocolate, é preciso observar se os rótulos contêm informações como data de validade, peso líquido e composição. O rótulo também deve conter informações sobre ingredientes que compõem o produto, já que algumas pessoas não podem ingerir açúcar ou glúten, por exemplo. É importante, ainda, que os consumidores fiquem atentos ao peso dos ovos, pois as numerações indicadas pelos fabricantes são diferentes entre as marcas.

SEGURANÇA
Quando houver inclusão de brinquedos no interior do produto, o consumidor deve observar se a embalagem traz o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a faixa etária recomendável para o uso.

Ao optar por ovos, bombons ou colombas de fabricação caseira, o consumidor deve visitar a cozinha e fazer degustação do produto antes da compra. Os fornecedores de produtos fabricados artesanalmente, além de terem que seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados, também são obrigados a fornecer nota fiscal. Ela é a principal garantia do consumidor em caso de troca ou reclamação.

SERVIÇO
O Procon de Rondônia está instalado nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Ji-paraná, Rolim de Moura, Vilhena e o Procon municipal de Cacoal.

Funcionamento: Rolim de Moura e Porto Velho (segunda à sexta-feira - 8h às 12h e das 14h as 18h); Vilhena, Ji-paraná, Ariquemes e Cacoal (segunda a sexta feira das 8h às 13h).

Telefone para reclamações e informações- 151

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social