11/06/2013 - 09h36min - Atualizado em 11/06/2013 - 09h36min

Procon Rondônia passa a integrar o Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor

Com a implantação do Sistema, as reclamações e sugestões feitas pelos consumidores passam a integrar o banco de dados do Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec), ligado ao Ministério da Justiça (MJ).

A ferramenta trará agilidade nas informações prestadas pelos consumidores colaborando para a sua resolução. Além de ser uma fonte valiosa para a elaboração da Política Nacional das Relações de Consumo, para informação aos consumidores e aos diversos interessados na proteção e defesa do consumidor, bem como incentivo aos fornecedores.

Em Porto Velho, o lançamento da ferramenta aconteceu na tarde de terça-feira (10), no auditório do Proncon, na presença de servidores públicos das cinco unidades do Estado onde, durante uma semana, serão capacitados e orientados a trabalharem com o novo sistema. “E já na próxima segunda-feira (17), os servidores estarão, além de aptos, fazendo uso da ferramenta”, informa o coordenador do Pronco Unidade Porto Velho, Anderson Aguiar de Lima

O repasse de informações, treinamento, e a parte de capacitação estão sendo realizados por colaboradas, ligadas ao Ministério da Justiça, e o Procon do Espírito Santo, Estado referência na utilização da ferramenta.

Para o secretário Estadual de Assistência Social (Seas), Márcio Félix, “a chegada do sistema coloca o Estado na vanguarda de informações relacionadas ao Código de Defesa do Consumidor, agindo conforme previsto em lei”, disse Félix que ainda enfatizou a atual integração do Procon que agora é ligado a Seas

A ferramenta se faz por meio de um acordo do governo de Rondônia com o Ministério da Justiça (MJ), firmado entre o governador Confúcio Moura em 2012, em uma fusão com o sistema de 26 federações, contando agora com Rondônia, além de está em 246 Procons de 508 unidades em todo o Brasil.

“O Sindec permite o registro dos atendimentos individuais a consumidores, a instrução dos procedimentos de atendimento e dos processos de reclamação, além da gestão das políticas de atendimento e fluxos internos dos Procons integrados e a elaboração de cadastros estaduais e nacional de reclamações fundamentadas”, esclarece a analista do Ministério da Justiça, Daniele Cardoso

O (Sindec), na linha do que determinam os artigos 105 e 106 da Lei 8.078, é uma política pública que, por meio de um conjunto de soluções tecnológicas, representa um eixo fundamental de junção do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) e de fortalecimento da ação coordenada e harmônica entre seus órgãos.

“O que leva em conta é o fato de que a implantação da ferramenta não traz demanda financeira alguma ao Estado por fazer parte de um convênio, apenas benefícios, lembra o coordenador Estadual do Procon, Rui Costa

Essa base nacional é uma fonte valiosa de informações para elaboração da Política Nacional das Relações de Consumo, para informação aos consumidores e aos diversos interessados na proteção e defesa do consumidor, bem como incentivo aos fornecedores para aperfeiçoarem cada dia mais o seu relacionamento com os consumidores.

Com a implantação do Sindec nos Procons daqui, Rondônia é o 26º Estado da federação a contar com o sistema, faltando apenas Roraima a fechar o ciclo da integração nacional o que ocorrerá em breve.

O Sindec é a demonstração de como um trabalho integrado, feito a partir da lógica da parceria, construiu uma política que permite amplificar a voz de milhões de consumidores em todo o Brasil.

Texto: Emerson Barbosa
Fotos: Marcos Freire
Fonte: Decom

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 05/05/2015 ás 13:22:00

Prefeitura de Porto Velho realiza chamada dos candidatos sorteados para cidade de todos III

Nesta etapa , a Semur publicará a lista dos 312 titulares no site da prefeitura de Porto Velho e os convocará para apresentarem documentação, concedendo um prazo de cinco dias para apresentação das pendências.

GERAL | matéria escrita em 05/05/2015 ás 13:13:00

IPERON - NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Lei Complementar nº 68/1992, citada pelo SINSEPER, é clara ao dispor, nos artigos 82 e 84, que a concessão de indenização de transporte e de auxílio transporte será concedida “conforme dispuser o regulamento” e “na forma estabelecida em regulamento”.

POLíTICA | matéria escrita em 05/05/2015 ás 13:00:00

Pesquisa aponta Raupp como o mais influente de Rondônia

O senador Acir Gurgacz ficou em segundo lugar com 21% e o senador Ivo Cassol com 11%. Outros políticos ficaram com 9% das citações.

POLíTICA | matéria escrita em 05/05/2015 ás 12:52:00

Deputado garante chamada de 144 aprovados no Concurso da Civil

Parlamentar está empenhado para que concursados do sistema penitenciário também sejam chamados.

POLíTICA | matéria escrita em 05/05/2015 ás 12:40:00

Acir Gurgacz registra início de obras de infraestrutura em Ariquemes

Ele acrescentou que também foram lançadas obras importantes para o município, no qual serão investidos mais de 35 milhões somente na melhoria da infraestrutura urbana.

POLíTICA | matéria escrita em 05/05/2015 ás 12:37:00

Governo prorroga por mais um ano a adesão de agricultores ao Cadastro Ambiental Rural

Todas as propriedades rurais do país precisam ser cadastradas no Sistema Eletrônico do CAR (SiCAR), com imagens georreferenciadas de todo o território nacional. .

GERAL | matéria escrita em 05/05/2015 ás 12:28:00

MPF/RO suspende atendimento ao público entre os dias 7 e 15 de maio

Mudança de sede da unidade do MPF em Porto Velho mobilizará todos os servidores.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 05/05/2015 ás 12:26:00

Nota Oficial da OAB/RO sobre atentado a juíza e promotor de Justiça

Exigimos medidas enérgicas no combate à violência, na apuração dos fatos e na garantia da efetivação dos Direitos Humanos, assegurados na Carta Magna e defendidos, veementemente, pela Ordem dos Advogados do Brasil.

POLíTICA | matéria escrita em 05/05/2015 ás 12:23:00

RETICÊNCIAS - Por Itamar Ferreira*

Transporte coletivo de Porto velho: no fim desse túnel pode estar a luz ou mais escuridão ainda...

POLíTICA | matéria escrita em 05/05/2015 ás 11:26:00

Laerte Gomes solicita recuperação de rodovia estadual

De acordo com o parlamentar, a recuperação da RO-473 proporcionará melhor qualidade de vida aos munícipes e evitará transtornos e acidentes envolvendo aqueles que a utilizam.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2013 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com