11/06/2013 - 09h36min - Atualizado em 11/06/2013 - 09h36min

Procon Rondônia passa a integrar o Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor

Com a implantação do Sistema, as reclamações e sugestões feitas pelos consumidores passam a integrar o banco de dados do Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec), ligado ao Ministério da Justiça (MJ).

A ferramenta trará agilidade nas informações prestadas pelos consumidores colaborando para a sua resolução. Além de ser uma fonte valiosa para a elaboração da Política Nacional das Relações de Consumo, para informação aos consumidores e aos diversos interessados na proteção e defesa do consumidor, bem como incentivo aos fornecedores.

Em Porto Velho, o lançamento da ferramenta aconteceu na tarde de terça-feira (10), no auditório do Proncon, na presença de servidores públicos das cinco unidades do Estado onde, durante uma semana, serão capacitados e orientados a trabalharem com o novo sistema. “E já na próxima segunda-feira (17), os servidores estarão, além de aptos, fazendo uso da ferramenta”, informa o coordenador do Pronco Unidade Porto Velho, Anderson Aguiar de Lima

O repasse de informações, treinamento, e a parte de capacitação estão sendo realizados por colaboradas, ligadas ao Ministério da Justiça, e o Procon do Espírito Santo, Estado referência na utilização da ferramenta.

Para o secretário Estadual de Assistência Social (Seas), Márcio Félix, “a chegada do sistema coloca o Estado na vanguarda de informações relacionadas ao Código de Defesa do Consumidor, agindo conforme previsto em lei”, disse Félix que ainda enfatizou a atual integração do Procon que agora é ligado a Seas

A ferramenta se faz por meio de um acordo do governo de Rondônia com o Ministério da Justiça (MJ), firmado entre o governador Confúcio Moura em 2012, em uma fusão com o sistema de 26 federações, contando agora com Rondônia, além de está em 246 Procons de 508 unidades em todo o Brasil.

“O Sindec permite o registro dos atendimentos individuais a consumidores, a instrução dos procedimentos de atendimento e dos processos de reclamação, além da gestão das políticas de atendimento e fluxos internos dos Procons integrados e a elaboração de cadastros estaduais e nacional de reclamações fundamentadas”, esclarece a analista do Ministério da Justiça, Daniele Cardoso

O (Sindec), na linha do que determinam os artigos 105 e 106 da Lei 8.078, é uma política pública que, por meio de um conjunto de soluções tecnológicas, representa um eixo fundamental de junção do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) e de fortalecimento da ação coordenada e harmônica entre seus órgãos.

“O que leva em conta é o fato de que a implantação da ferramenta não traz demanda financeira alguma ao Estado por fazer parte de um convênio, apenas benefícios, lembra o coordenador Estadual do Procon, Rui Costa

Essa base nacional é uma fonte valiosa de informações para elaboração da Política Nacional das Relações de Consumo, para informação aos consumidores e aos diversos interessados na proteção e defesa do consumidor, bem como incentivo aos fornecedores para aperfeiçoarem cada dia mais o seu relacionamento com os consumidores.

Com a implantação do Sindec nos Procons daqui, Rondônia é o 26º Estado da federação a contar com o sistema, faltando apenas Roraima a fechar o ciclo da integração nacional o que ocorrerá em breve.

O Sindec é a demonstração de como um trabalho integrado, feito a partir da lógica da parceria, construiu uma política que permite amplificar a voz de milhões de consumidores em todo o Brasil.

Texto: Emerson Barbosa
Fotos: Marcos Freire
Fonte: Decom

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 20/08/2014 ás 22:39:00

PAINEL POLÍTICO - ALAN ALEX

Incompetência administrativa afunda Porto Velho no caos

GERAL | matéria escrita em 20/08/2014 ás 18:16:00

Academia de Letras de Guajará Mirim completa 5 anos e faz homenagens

O Presidente da Academia, Paulo Saldanha, anunciou que serão agraciados o radialista Ricardo Vilhegas e a primeira artista do teatro guajaramirene.

GERAL | matéria escrita em 20/08/2014 ás 18:13:00

Diretor da Marquise explica rompimento do contrato

Hugo Nery explicou que decisão partiu da empresa, e não da prefeitura como tem dito Nazif

GERAL | matéria escrita em 20/08/2014 ás 18:09:00

Sindicato dos Bancários participa de campanha para a construção do Hospital do Câncer da Amazônia

“Vamos visitar todas as agências e postos de trabalho do Estado, levando as máquinas portáteis onde o trabalhador poderá fazer doações,

GERAL | matéria escrita em 20/08/2014 ás 18:06:00

Bairro Igarapé ficará totalmente iluminado ainda esta semana

De acordo com Gerardo Martins, além do esforço para iluminar bairros inteiros, a Emdur realiza manutenção nos locais já atendidos, através de solicitações pelo telefone 0800 642 6331.

GERAL | matéria escrita em 20/08/2014 ás 18:04:00

Semusa treina servidores e demonstra bons resultados no combate à malária

Segundo Maria do Socorro Braga, coordenadora da Divisão de Pesquisa e Diagnóstico do DCZ.

POLíTICA | matéria escrita em 20/08/2014 ás 18:03:00

Gestão com transparência e participação é proposta do candidato Padre Ton

O candidato manifestou o desejo de implantar instrumentos de prestação de contas e gestão transparente durante reunião em Rio Crespo.

GERAL | matéria escrita em 20/08/2014 ás 18:01:00

Ancar Ivanhoe avança no ranking nacional e é a única empresa do setor a constar no ranking “Great Place to work”

Para Marcos Carvalho, co-presidente da Ancar Ivanhoe, “ser eleita novamente uma das melhores empresas para se trabalhar no Rio de Janeiro.

GERAL | matéria escrita em 20/08/2014 ás 17:57:00

“SANTO ANTÔNIO NÃO ESTÁ ATRASADA”

Hidrelétrica Santo Antônio gera energia suficiente para abastecer mensalmente 1,4 milhão de residências, ou 4,2 milhões de pessoas, aproximadamente.

GERAL | matéria escrita em 20/08/2014 ás 17:55:00

Adelino Follador pede duplicação de ponte e cobra apuração do caso Moisés da Silva

De acordo com o parlamentar, a ponte oferece riscos aos usuários desde a sua construção e caso não seja tomada providências emergenciais.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2013 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com