Procurador Vitachi pesquisa surgimento de União Bandeirante

O interesse acadêmico sobre o assunto, segundo José Carlos Vitachi, vem desde 2003, época em que foi o procurador-geral de justiça e chefiava o Ministério Público do Estado de Rondônia.

Publicada em 02 de September de 2013 às 08:40:00

O procurador de justiça José Carlos Vitachi, membro do Ministério Público do Estado de Rondônia, está elaborando trabalho acadêmico que tem por finalidade registrar a história do surgimento do Núcleo União Bandeirante, que fica a 160 quilômetros de Porto Velho, capital de Rondônia. A pesquisa bibliográfica faz parte da dissertação de mestrado em História, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e busca a coleta de documentos e informações em órgãos governamentais e privados para a conclusão do exame acadêmico.

O interesse acadêmico sobre o assunto, segundo José Carlos Vitachi, vem desde 2003, época em que foi o procurador-geral de justiça e chefiava o Ministério Público do Estado de Rondônia. Ao ingressar no mestrado da Universidade Católica, decidiu elaborar o trabalho acadêmico com o tema “Surgimento do Núcleo União Bandeirante, no Município de Porto Velho/RO: Conflitos socioambientais e fundiários (1998-2008)”. “Nessa região da capital de Rondônia sobressaíram graves conflitos decorrentes da invasão e ocupação das áreas de terras do domínio da União, na gleba Jorge Teixeira, demarcadas pelo zoneamento sócio-econômico-ecológico de Rondônia, como zona 2 ‘área de uso especial’, para fins de ‘conservação dos recursos naturais’, e subzona 2.1, de elevado potencial florestal, ecoturismo e pesca, em suas diversas modalidades. Por isso, o trabalho tem como fontes documental, oral e coletas de documentos oficiais”, esclareceu..

José Carlos Vitachi tem visitado o Núcleo União Bandeirante e órgãos governamentais (Poderes Constituídos) e privados com o propósito de subsidiar a dissertação de mestrado em História. A pesquisa acadêmica quer averiguar, pela coleta de documentos e informações, dados indispensáveis à confirmação de hipóteses que irão permitir o mapeamento do processo de ocupação, as razões da migração, as origens do povoamento, e relatos de pessoas radicadas no Núcleo, hoje União Bandeirante, quanto ao funcionamento dos serviços públicos, as dificuldades da população e as razões que inviabilizaram o assentamento e a regularização das terras conflagradas.