Produtor aprova troca de trator por sacas de café

Rondônia Rural Show apresenta diversas formas de negócio.

Publicada em 27 de May de 2016 às 10:34:00

Os cafeicultores que visitaram a 5ª Rondônia Rural Show, feira do agronegócio rondoniense que segue até sábado em Ji-Paraná, podem trocar sacas de café por tratores. A inovação em Rondônia já é prática bem sucedida em estados do Sul e Sudeste brasileiro e também é conhecida como “Barter”, um tipo de troca em que o produtor paga o equipamento agrícola em sacas de café.

O presidente da Câmara Setorial do Café em Rondônia, o empresário Ezequiel Dias da Silva, o Tuta Café, organizou uma comitiva composta por 46 cafeicultores da região de Cacoal para conhecer a proposta do barter. Júlio César Sallezi está otimista com a novidade. “Ter um trator próprio facilita nossos serviços. E pagar com a própria produção é uma opção que nos parece muito viável”, disse, animado com a possibilidade de adquirir o maquinário nos moldes que se propõe a empresa.

O governador Confúcio Moura participou da demonstração da proposta pela empresa LS Tractor aos agricultores, elogiou a iniciativa e disse que uma das metas do governo estadual é restaurar a capacidade produtiva do café em Rondônia. “O objetivo é produzir mais café. Temos espaço, café de boa qualidade e todos os elementos necessários para boa produtividade”, disse o governador, assinalando a valorização do grão rondoniense.

A cafeicultora Sirlei Deriz, de Cacoal, aprova o posicionamento do governador e vai ampliar a lavoura de café clonal. “Já temos 7 mil pés e esse ano estamos na primeira colheita. Nosso objetivo é plantar mais duas mil mudas de café. Vale a pena o investimento, pois traz resultados animadores”, avalia a cafeicultora.