Professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott é investido no cargo de reitor da UNIR

Manter a Universidade em pleno funcionamento e atingir a excelência são os compromissos do novo reitor.

Publicada em 09 de December de 2016 às 09:16:00

   

O professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott  foi formalmente investido no cargo de reitor da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) durante a 89ª Sessão Solene do Conselho Universitário (CONSUN), realizada na manhã desta quinta-feira, 8, no auditório da UNIR-Centro.

A sessão solene foi aberta oficialmente pelo vice-reitor da UNIR, professor doutor Marcelo Vergotti, que compôs a mesa ao lado do reitor empossado, Ari Ott, e da ex-reitora, professora doutora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho.

Após a abertura, foi executado o hino nacional com interpretação em LIBRAS e, posteriormente, a secretária dos Conselhos Superiores da UNIR, Josefina Aparecida Viana Fialho, fez a leitura do termo de transmissão do cargo de reitor, que foi assinado em seguida.

           

Além da participação dos membros do CONSUN, de docentes, técnicos e alunos da UNIR, a cerimônia contou também com a presença de autoridades e representantes de vários segmentos da sociedade como, por exemplo, AGU, PGE, Adunir, Fiero, Sebrae, Detran, Faculdade Católica de Rondônia, e parlamentares.            

 

A professora Berenice Tourinho agradeceu a todos os presentes na cerimônia, destacando o “significado administrativo e, sobretudo, político” que o ato representa para a Universidade Federal de Rondônia. Parabenizou o reitor pela investidura no cargo e o vice-reitor pela atuação e falou sobre a necessidade de consolidação definitiva da UNIR, um compromisso que ela assume junto com a nova gestão, enquanto docente e colaboradora.

“Quero agradecer a todos os professores, técnicos e alunos que contribuíram e fizeram parte da equipe e, pessoalmente, ao professor Ari Ott, então pró-reitor de Pesquisa, e ao professor Marcelo Vergotti, conselheiro e depois vice-reitor, que me ajudaram muito na gestão anterior, e pedir que a nossa universidade seja dirigida não só pelos cânones da ciência, pela ritualidade da academia, mas que ela seja dirigida por Deus e dirigida às pessoas, aos seres humanos”. A professora encerrou sua fala desejando uma “feliz gestão” ao reitor e ao vice.

Na solenidade, a ex-reitora foi homenageada pelo reitor Ari Ott com a entrega de um buquê de flores como forma de reconhecimento e agradecimento pelo seu trabalho à frente da UNIR. “Assumo o cargo de reitor recebendo uma herança bendita das mãos da professora Berenice Tourinho. Desde que me apresentei como candidato, deixei claro que minha missão era dar continuidade a uma administração exitosa. O mérito, porém, não é de uma pessoa, ou de uma equipe, mas do conjunto da comunidade acadêmica empenhada firmemente em erigir uma Universidade de respeito na Amazônia Ocidental”, disse o reitor aplaudindo a colega e amiga. 

Marcelo Vergotti parabenizou o professor Ari Ott e afirmou que esse momento foi muito esperado na Universidade e que ele acredita que “a UNIR está fazendo justiça com a posse do Magnífico Reitor”. “Fico muito feliz em dizer que faço parte dessa história. Fui aluno em 94 e passávamos por momentos muito turbulentos. Como disse a professora Berenice, o que precisamos agora é solidificar a estabilidade política da Instituição”.

Em seu discurso, o professor Ari Ott agradeceu a todos que se empenharam para que sua posse se tornasse realidade. Destacou que a sua nomeação pelo presidente da República e pelo ministro de estado da Educação “responde ao primado democrático: reitor eleito, reitor empossado” e desejou que “assim seja para todas as próximas eleições da UNIR”. Enalteceu a gestão da professora Berenice Tourinho, destacando as obras concluídas e as que ainda estão em andamento; a contratação de centenas de professores e técnicos; a formulação do Plano de Desenvolvimento Institucional e o reconhecimento dos cursos de graduação e da própria instituição por avaliações independentes; e o mais importante, na sua opinião, que foi o resgate da credibilidade da UNIR.           

O reitor afirmou ainda que a primeira ação de sua gestão será resistir ao corte de recursos e manter a Universidade em pleno funcionamento. “Não queremos promover nenhuma revolução. Neste primeiro momento, nossa primeira ação é resistir. A nossa maior dificuldade será, sem dúvida, a falta de recursos, mas, felizmente, podemos dizer que a UNIR está sem dívidas, atendendo ao público e buscando sempre a excelência”.           

   

Ari Ott assume a reitoria da UNIR após seis meses de interinidade. Para o mandato 2016-2020, sua gestão elencou três grandes desafios. O primeiro é ampliar a oferta de vagas e elevar a avaliação dos cursos de graduação e pós-graduação até a nota cinco, de modo que a excelência seja parte do cotidiano.           

   O segundo desafio é diminuir o abandono dos alunos das salas de aula. “Temos cursos com altos índices de evasão e precisamos entender o porquê disso estar acontecendo e o que fazer para superar essa dificuldade”, disse.                 

Por fim, o terceiro grande desafio da gestão será promover um ambiente de diálogo responsável e maduro entre as pessoas, de modo a pacificar as relações interpessoais. “No limite do possível, evitaremos a abertura de sindicâncias e processos administrativos de uns contra outros, elementos tóxicos da vida universitária”, afirmou o professor em seu discurso.

O reitor Ari Ott concluiu sua fala assumindo o compromisso de “manter a UNIR funcionando, respondendo aos desafios, colaborando com o desenvolvimento do Estado e com a melhoria da qualidade de vida de cada cidadão e cidadã que nos sustenta com o seu esforço anônimo”.

A íntegra do discurso do reitor Ari Ott está disponível no arquivo abaixo e o vídeo da cerimônia de investidura no cargo, na página da UNIR no Facebook(https://www.facebook.com/unir.ro).  

Fonte: UNIR