Programa “Adote uma Praça” é apresentado à Câmara de Dirigentes Lojistas

O presidente da CDL, Edson Gazoni, elogiou o Adote uma Praça e reconheceu a necessidade de iniciativas como essa serem adotadas na cidade.

Publicada em 17 de December de 2014 às 17:43:00

O programa “Adote uma Praça” da Prefeitura de Porto Velho foi apresentado nesta quarta-feira, 17, à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Velho. A apresentação foi feita pelo secretário Edjales Brito, da Sema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), que representou o prefeito Mauro Nazif na ocasião. A iniciativa nasceu com o objetivo de promover parcerias entre o município e a classe empresarial para a organização, manutenção e conservação de espaços públicos na capital, como forma de contribuição ao embelezamento da cidade. Em troca pela colaboração, as empresas poderão divulgar suas marcas nesses logradouros.

A adoção pode ser destinada à urbanização de praças pública; implantação de áreas de esportes e lazer; conservação e manutenção da área adotada e realização de atividades culturais, esportivas de lazer.
Entre os logradouros que podem adotados do programa estão: parques naturais, parques infantis, academias populares, rotatórias, canteiros, jardins, praças e áreas de ginástica e lazer. Podem participar da iniciativa tanto pessoas físicas como também jurídicas.

Na ocasião o secretário adiantou que a escolha do adotante será feita de acordo com os seguintes critérios: natureza dos investimentos e serviços propostos e menor número de placas publicitárias. No caso de igual número de placas, a preferência será dada ao projeto com as de menor dimensão.

Pela parceria, a Sema ficará responsável pela elaboração dos projetos de urbanização e construção das praças públicas, de esporte e áreas verdes que venham a ser adotadas e pela aprovação dos projetos de urbanização realizados de acordo com o Termo de Compromisso Ambiental estabelecido entre as partes.

Já ao adotante caberá a responsabilidade pela execução dos projetos elaborados pela Sema ou por ele próprio, com verba pessoa e material próprio; pela preservação e manutenção, conforme acordado no Termo de Compromisso Ambiental e no projeto apresentado; e também tornar o projeto acessível aos portadores de deficiência física e mobilidade reduzida. “O programa teve uma recepção boa na CDL e acreditamos que será possível fechar essa parceria com os empresários. Agora é só ficar no aguardo do edital para começar a trabalhar. É uma iniciativa que nasceu de uma determinação do prefeito e queremos começar a colocá-la em prática o quanto antes”, afirmou o secretário.

O presidente da CDL, Edson Gazoni, elogiou o Adote uma Praça e reconheceu a necessidade de iniciativas como essa serem adotadas na cidade. “É um projeto muito bom e os empresários porto-velhenses com certeza irão apoiá-lo. É uma parceria saudável e se a prefeitura fizer sua parte, tem tudo para dar certo”, frisou.


Por Joel Elias