Programa de habitação da prefeitura atende mais de mil famílias

Um dos projetos é o Candelária, que beneficia famílias com renda de até três salários mínimos

Publicada em 30/01/2008 às 06:07:00

Da Assessoria

A Prefeitura de Porto Velho já entregou 767 unidades habitacionais para famílias de baixa renda e moradores de área de risco; até a primeira semana de fevereiro serão entregues mais 224 casas. Em fevereiro haverá licitação para a construção de mais 1.200 novas moradias. “Em nenhuma outra administração se construiu tantas casas, e este projeto faz parte de todo um planejamento da Prefeitura para resolver em definitivo o problema habitacional de pessoas que vivem em áreas sujeitas a alagamentos bem como famílias de baixa renda”, ressaltou a chefe de gabinete Miriam Saldaña. Para os moradores de área de risco, os imóveis são repassados a custo zero.

Um dos projetos é o Candelária, que beneficia famílias com renda de até três salários mínimos e as que moram em área de risco, nos bairros Baixa da União e Triângulo. Ao todo serão construídas 318 unidades habitacionais das quais, 98 na área da Candelária.

Além do Projeto Candelária, financiado pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), a Prefeitura conta com recursos garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a construção de 528 unidades do Projeto Santa Bárbara, e estão previstas mais 672 unidades dentro dos projetos Igarapé Grande e Igarapé Geral. Todas estas obras estão em processo de licitação.

Através do Projeto Pró-Moradia serão construídas mais 850 residências para famílias com renda de até três salários mínimos. Outro projeto, com 271 unidades, com financiamento do FNHIS, também já conta com recursos garantidos e está em análise na Caixa Econômica Federal.

Investimentos

Através do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), a Prefeitura atende a famílias com renda entre três e seis salários mínimos, com a entrega de quatro condomínios, somando 654 unidades; até o final de fevereiro serão entregues mais 195 residências.

A Prefeitura também desenvolve o Programa de Regularização Fundiária – considerado o maior do Brasil - e que já entregou mais de 4 mil escrituras nos bairros Tancredo Neves, Feliz Cidade e Caladinho. A programação para 2008 prevê a entrega de mais 11 mil escrituras.