Projeto Horta Geométrica desenvolvido pelo Colégio Tiradentes de Jacy-Paraná será expandido à casa dos alunos

A diretora do Colégio, tenente Erika Josiani Ossucci, disse que o projeto será desenvolvido nas residências dos alunos, que vão receber as mudas das hortaliças e legumes para fazerem as hortinhas em suas casas.

Publicada em 30 de June de 2016 às 08:46:00

Alunos aprendem formas geométricas com o plantio de mudas     Alunos aprendem formas geométricas com o plantio de mudas

O projeto Hortas Geométricas, implantado no Colégio Tiradentes da Polícia Militar do distrito de Jacy-Paraná, em fevereiro de 2015, além de enriquecer a merenda dos 800 alunos, será multiplicado para atender também aos familiares dos estudantes. A diretora do Colégio, tenente Erika Josiani Ossucci, disse que o projeto será desenvolvido nas residências dos alunos, que vão receber as mudas das hortaliças e legumes para fazerem as hortinhas em suas casas.

Erika Ossucci explicou que o projeto foi pensado para complementar a merenda escolar, com alimentos saudáveis e de qualidade, por serem orgânicos, e também para contribuir com a aprendizagem dos alunos. “Foi quando surgiu a ideia de fazer os canteiros com garrafas pet coloridas para trabalhar a questão da reciclagem, e os canteiros em formas geométricas para que os professores possam trabalhar na prática com os alunos as disciplinas de matemática, física, entre outras”, ressaltou a diretora.

A partir de agosto projeto será desenvolvido na própria casa dos alunos

A partir de agosto projeto será desenvolvido na própria casa dos alunos

Segundo ela, os canteiros foram construídos em forma de polígamos, figuras planas e não planas, elementos das figuras, lado, vértices e arestas e diagonais de figuras geométricas. As aulas são dinâmicas, e conseguem estabelecer a teoria e a prática por meio de um eixo temático, como por exemplo “matemática na horta da escola”, onde o professor consegue abordar conceitos geométricos, espaço e forma, além de números e operações, sistema monetário e financeiro e matemática na alimentação. “O aluno aprende na prática e na teoria ao mesmo tempo, o que facilita a assimilação”, afirmou a diretora.

Com o sucesso do projeto no ambiente escolar, com os alunos participando das atividades da horta tanto no plantio das mudas, como na colheita dos alimentos, a diretora resolveu propor aos alunos para que desenvolvam em suas casas o que ela chama de “hortinhas”. O projeto de multiplicação terá início em agosto, quando o Colégio retornará das férias. Érika Ossucci disse que o Colégio Tiradentes desenvolve vários projetos com a participação dos alunos, dos pais e da comunidade local, e que ações dessa natureza são muito gratificantes.