Projeto socioambiental premiará lotes bem cuidados

O projeto visa realizar ações com as famílias para promover a melhoria do ambiente, organização e hábitos de conservação de cada residência.

Publicada em 28 de August de 2014 às 14:41:00

Na última segunda-feira, 25, os moradores do reassentamento Santa Rita, comunidade localizada a 53 km de Porto Velho, participaram do lançamento do projeto socioambiental “Meu sítio, minha casa - quem ama cuida”, iniciativa cujo objetivo é promover hábitos e práticas de melhorias ambientais nos espaços domésticos internos e externos, além de incrementar a produção de alimentos destinados a garantir a segurança alimentar das famílias. A iniciativa terá a duração de 4 meses, e além de Santa Rita, beneficiará outros dois ressentimentos - São Domingos e Morrinhos.

O projeto visa realizar ações com as famílias para promover a melhoria do ambiente, organização e hábitos de conservação de cada residência, e contribuirá com a segurança alimentar da família, através do incentivo para a produção de hortícolas, frutíferas, galináceos e seus derivados, no quintal e na propriedade de cada morador.

De acordo com a analista socioambiental, Marta Silveira, da Santo Antônio Energia, o projeto significa o resgate do compromisso de cada família com ações positivas relacionadas ao conceito de cuidar. “A ideia é que cada família adote atitudes positivas que sejam incorporadas no seu cotidiano e que estas ações tragam benefícios a todas as famílias reassentadas e motive o cuidado com o meio ambiente por meio dessas práticas”, afirmou.

Os membros da família serão capacitados e receberão materiais didáticos e informativos para saber como proceder na execução das atividades que serão avaliadas pelas equipes técnicas de ATES da Emater-RO e com auxílio da empresa Plenu’s Soluções em Gestão, que realizará o monitoramento, análise e avaliação mensal das ações desenvolvidas por cada família.

Serão nove quesitos a serem avaliados que envolvem limpeza e organização da casa (interno e externo) e dos móveis; limpeza, organização e paisagismo do entorno da residência; destinação dos resíduos; destinação de embalagens de agrotóxicos; condições dos animais domésticos; existência e condições de hortas domésticas; existência e condições de pomares domésticos; consumo de alimentos produzidos no lote e condições e armazenamento dos insumos recebidos.

O resultado será aferido por meio de metodologia que confere notas de zero a cinco pontos para cada item a ser avaliado, sendo que a nota zero corresponderá a nenhuma atividade realizada e a nota 5 a excelência na realização das atividades de organização e manutenção dos espaços e de produção para a segurança alimentar. As doze famílias que apresentarem os resultados mais expressivos serão premidas com motocicletas, roçadeira motorizada, freezer, pulverizador costal motorizado, micro-ondas, lavadoras de alta pressão, geladeira e televisão de 32 polegadas.

A campanha será executada no período de agosto a dezembro de 2014, pela parceria que a Santo Antonio Energia mantém com a Emater-RO, responsável pela motivação e capacitação das famílias; e com o apoio do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social Ecos do Madeira e com a empresa Plenu’s Soluções em Gestão Ltda.