PSDB promove palestra sobre nova Legislação Eleitoral

As mudanças da Legislação Eleitoral foram tema de palestra promovida pelo PSDB na noite desta quarta-feira (25) no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ji-Paraná.

Publicada em 27 de May de 2016 às 12:14:00

As mudanças da Legislação Eleitoral foram tema de palestra promovida pelo PSDB na noite desta quarta-feira (25) no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ji-Paraná. Mais de 100 pessoas, entre empresários, pré-candidatos e advogados, puderam esclarecer dúvidas sobre a aplicação das regras e proibições, que merecem atenção plena dos partidos, em razão de poderem inviabilizar candidaturas. Autoridades políticas, como o deputado tucano Laerte Gomes (estadual) e o democrata Marcos Rogério (federal) participaram do evento, juntamente com representantes da justiça eleitoral.

Os prazos eleitorais, que estavam entre as principais dúvidas, foram esclarecidos pelos palestrantes. Os registros de candidaturas tem prazo até 15 de agosto. O volume de doação permitido em lei, o equivalente a 10% do valor declarado ao Imposto de Renda no ano anterior, e limites do marketing também foram esclarecidos, entre outros pontos.

O juiz eleitoral Juacy Loura Júnior criticou duramente as mudanças, afirmando que as justificativas apresentadas pelos legisladores para a reforma não são reais. Para ele, a redução do prazo de campanha, de 90 para 45 dias, só beneficia quem está no poder, além de abrir possibilidade maior de uso do caixa dois.

O mesmo ponto de vista tem o jurista Manoel Veríssimo, que de forma descontraída falou aos presentes sobre a atenção necessária às mudanças. Juntamente com o membro do Tribunal Regional Eleitoral, Armando Reigota Júnior, Juacy Loura e  Manoel Veríssimo tem levado esclarecimentos sobre as novas regras a todas as cidades rondonienses.

Para o presidente do Diretório Municipal do PSDB em Ji-Paraná, Marcio Regis Zentarski, essa inciativa pode contribuir para um pleito mais limpo e com igualdade de condições aos futuros candidatos.

O deputado Laerte Gomes falou da importância de que os partidos tenham um assessoramento jurídico e contábil eficiente, para evitar problemas na campanha. Disse ainda que o PSDB sempre teve essa atenção e que, juntamente com as demais lideranças do partido, continuará dando toda a atenção para que os futuros candidatos entrem na campanha eleitoral sem dúvidas que possam prejudica-los.