Psicólogos e assistentes sociais do Judiciário se aprimoram em congressos e pós-graduação

O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre a temática da família, presente em todas as intervenções psicossociais, possibilitando aos profissionais de serviço social e psicologia momentos específicos de supervisão da prática...

Publicada em 29 de September de 2016 às 04:22:00

 

ibdfamedit

A necessidade de constante aprimoramento dos profissionais dos Núcleos psicossociais leva o Poder Judiciário a investir em diferentes meios de formação e atualização. O curso de pós-graduação em Terapia Familiar é um exemplo dessa preocupação, sugerido pelo próprio setor, e aprovado pelo Tribunal por entender os ganhos que essa formação pode trazer ao atendimento nas varas.

Com carga horária de 510 horas, o curso é ministrado pelo Centro de Formação e Estudos Terapêuticos da Família - CEFATEF, empresa de São Paulo, sendo aproveitada a carga horária de 120 horas do Curso de Formação e Aperfeiçoamento em Terapia Familiar Sistêmica, já realizado pelos servidores. O Projeto, desenvolvido pela da Emeron - Escola da Magistratura de Rondônia, oferece formação para 50 profissionais ao todo, tanto da capital como do interior.

O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre a temática da família, presente em todas as intervenções psicossociais, possibilitando aos profissionais de serviço social e psicologia momentos específicos de supervisão da prática e maior desenvoltura na aplicação de abordagem sistêmica. O próximo Módulo será de 04 a 07/10.

Congressos

ibdfamedit.2

Outra forma de aperfeiçoamento dos profissionais é por meio de eventos como seminário e congressos. Recentemente, 19 e 23 de setembro, por exemplo, os Profissionais de Psicologia e do Serviço Social do TJRO participaram do V Congresso Internacional de Direito de Família e sucessões do Ibdfam (Instituto brasileiro de direito de família) e do V Congresso Nacional E III Internacional de Alienação Parental e Guarda Compartilhada da ABCF(associação brasileira criança feliz).

Vários foram os temas tratados no evento, abarcando desde os específicos do campo jurídico; como Tutela, Estatuto da pessoa com deficiência, neoconstitucionalização e união estável, como as temáticas de cunho psicossocial   e   interdisciplinar   como Alienação Parental, Guarda compartilhada, Mediação de conflitos e Parentalidade. A equipe teve a oportunidade de se atualizar nas temáticas para aplicar à realidade das demandas acolhidas no TJRO.

Nomes importantes da área de Família como Rodrigo da Cunha Pereira (MG), Maria Berenice Dias (RS), Gisele Groeninga (SP) e Zeno Veloso (PA) contribuíram para as discussões no evento, que contou com profissionais do direito, da psicologia e do serviço social de vários estados brasileiros e sul-americanos.

A equipe do TJRO contou com as Assistentes Sociais Valdenia Guimarães, Francisca Agamenólia de Oliveira Jacob e os psicólogos Ana Paula Frós Camurça, Fredson dos Santos Batista e Zeno Germano (representante da ABCF em Rondônia), do Serviço Psicossocial de apoio às Varas de Família e da Seção de Mediação nas Varas de  Família,   além   da   Assistente   Social   Vera   Lúcia   de   Jesus   Farah   da   Seção   de Identificação e Providencias – SIP, e da psicóloga Camila Cordeiro de Lucena da Seção de Colocação Familiar, ambas do 2º Juizado da Infância e Juventude.

Assessoria de Comunicação Institucional