27/04/2012 - 18h46min - Atualizado em 27/04/2012 - 18h46min

Quem precisa de Sobrinho?

Por Valdemir Caldas

Nem Lindomar Garçom, nem Miguel de Souza, nem José Augusto. O segundo turma da eleição para a prefeitura de Porto Velho será disputado entre o deputado federal Mauro Nazif (PSB) e a ex-senadora Fátima Cleide (PT). Isso, evidentemente, se Nazif não resolver jogar a toalha antes e debandar-se para o lado do PT. E a vereadora Mariana Carvalho (PSDB), perguntar-me-ia o leitor?

Bem. Mariana precisa parar, refletir e colocar de uma vez por todas na cabeça de que essa é uma briga de pesos pesados, recarregar as baterias e buscar a reeleição, cujo êxito logrará sem maiores óbices. A menos, é claro, que queira vestir o manto de Joana d’Arc, a heroína da Guerra dos Cem Anos, e acabar incinerada na fogueira das vaidades, construída por tucanos, que, no fundo, querem vê-la alijada do mapa político.

Filha de político e empresário bem-sucedido, Mariana deveria conversar mais com seu pai Aparício Carvalho sobre o assunto, e não deixar-se persuadir pelo canto de sereia de muitos que a cercam, pois essa gente não está nem um pouco preocupada com seu futuro político.

Enquanto o processo eleitoral avança na direção das convenções partidárias, obedecendo ao calendário eleitoral estabelecido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a imprensa anuncia a possibilidade de o prefeito Roberto Sobrinho vir a apoiar a candidatura do vereador Mário Sérgio (PMN), que faria um excelente negócio se, desde já, abandonasse essa idéia estapafúrdia e tentasse a reeleição, uma vez que, à semelhança de Mariana, também tem chances reais de se manter por mais quatro anos na Câmara Municipal.

É sabido (e jamais contestado) que Sobrinho não morre de amores pela ex-senadora Fátima Cleide. Tanto é verdade que, em vez de apoiá-la nas prévias do PT, como seria normal, já que reúne todas as condições para bem representar o partido, preferiu apostar todas as fichas numa candidatura neófita, sem a menor possibilidade de vitória. Por isso, vindo de Sobrinho, tudo é possível. Se esse apoio se materializar, não será de maneira espontânea, mas por imposição partidária. Por isso, Cleide deve esquecê-lo.

A dúvida, no entanto, é saber até que ponto a presença do prefeito ajudaria a alavancar a candidatura de Cleide. A essa altura do campeonato, com a imagem bastante chamuscada, por conta de fatos os mais variados, muita gente acredita, inclusive petistas de carteirinha, que o melhor para a ex-senadora seria desgrudar-se de seu companheiro de partido.

Afinal, quem precisa de Sobrinho quando se têm a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula como cabos eleitorais, capazes de fazer a diferença em qualquer eleição? Ou você acha que Cleide vai entrar nessa guerra sozinha? É claro, que não! Portanto, o melhor que ela tem a fazer e pular fora desse barco antes que ele afunde.

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 24/01/2017 ás 09:50:00

Prefeito e vereadores evangélicos de Ariquemes mandam rasgar livros do MEC que contenham assunto sobre gays, diversidade sexual e até camisinha

Ministério Público Federal deve intervir no caso nesta semana para evitar a intolerância que foi instalada no município de Ariquemes. Se algum livro já tiver sido destruído, prefeito e vereadores deverão responder judicialmente.

GERAL | matéria escrita em 24/01/2017 ás 09:48:00

Termina dia 31 o recadastro de aposentados e pensionistas de Rondônia nascidos no mês de janeiro

Estão obrigados a se recadastrarem, até o dia 31 de janeiro, todos os beneficiários nascidos neste mês.

GERAL | matéria escrita em 24/01/2017 ás 09:44:00

Inscrições para as mais de mil vagas na área de saúde em Rondônia foram abertas na segunda-feira, 23

Vagas irão atender a capital e alguns municípios.

POLíTICA | matéria escrita em 24/01/2017 ás 09:38:00

Cleiton Roque visita prefeito e vereador de Primavera e garante benefícios

Roque garantiu recurso para aquisição de implementos agrícolas e para a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa.

POLíTICA | matéria escrita em 24/01/2017 ás 09:28:00

Senador Raupp pede ao Programa Terra Legal celeridade na regularização fundiária em Rondônia

A  entrega desses títulos vai dar uma maior segurança jurídica e evitar a expansão da violência no campo, disse o senador Raupp, em entrevista após audiência.

GERAL | matéria escrita em 24/01/2017 ás 09:23:00

FIMCA - Faculdades Integradas Aparício Carvalho

A Direção Geral das Faculdades Integradas Aparício Carvalho, vem à público esclarecer que diante da notícia da existência de um esquema criminoso de venda de gabarito da prova do vestibular de Medicina...

GERAL | matéria escrita em 24/01/2017 ás 09:15:00

Eletrobras parabeniza Porto Velho pelos 102 anos

Hoje, 24 de janeiro, Porto Velho completa 102 de muita história, e a Eletrobras Rondônia está orgulhosa de fazer parte de um capítulo dessa história.

GERAL | matéria escrita em 24/01/2017 ás 09:08:00

Shopping faz Super Saldo para aquecer economia em Porto Velho

Expectativa é gerar um aumento de 8% nas vendas em relação ao mesmo período promocional do ano passado.

GERAL | matéria escrita em 24/01/2017 ás 08:52:00

Trecho da avenida Guanabara é interditado pela Prefeitura

Perímetro fechado ao trânsito fica entre as avenidas Alexandre Guimarães e Raimundo Cantuária.

POLíTICA | matéria escrita em 24/01/2017 ás 08:45:00

Cármen Lúcia autoriza auxiliares de Teori a retomarem homologações da Odebrecht

A presidente do STF, Cármen Lúcia, passou boa parta de tarde de ontem (23) no gabinete de Teori Zavascki, onde conversou com os juízes auxiliares do ministro.

GERAL | matéria escrita em 24/01/2017 ás 08:43:00

Inscrições para o Sisu podem ser feitas de hoje a sexta-feira

Ao todo, são 238.397 vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais. 

POLíCIA | matéria escrita em 24/01/2017 ás 08:30:00

Bandidos trocam tiros com a polícia após tentativa de roubo à agência do Bradesco no centro de Porto Velho; um criminoso morreu

Nesta madrugada de terça-feira (24) uma dupla encapuzada com metralhadora, pistola e com coletes a prova de balas com emblema da PM  trocaram tiros com policiais militares.

GERAL | matéria escrita em 24/01/2017 ás 07:51:00

TCE e MPC apresentam propostas durante reunião entre poderes e órgãos para tratar do sistema prisional de RO

Além de apresentar números relativos à condição do sistema prisional de Rondônia na atualidade, o governador Confúcio Moura também abordou medidas que considera essenciais como o trabalho de inteligência...

POLíTICA | matéria escrita em 24/01/2017 ás 07:45:00

Estamos falando de um “trechinho” de rua ou de 3.700 metros quadrados?

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), convidou a imprensa para tentar esclarecer o imbróglio em que se transformara a doação de uma área para um supermercado...

POLíTICA | matéria escrita em 23/01/2017 ás 16:30:00

Justiça decreta sigilo de investigações do acidente que matou Teori

A Aeronáutica informou hoje que o gravador de voz do avião sofreu danos ao chocar-se com o mar, mas que o equipamento possui duas partes e que o aparelho é altamente protegido.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com