27/04/2012 - 18h46min - Atualizado em 27/04/2012 - 18h46min

Quem precisa de Sobrinho?

Por Valdemir Caldas

Nem Lindomar Garçom, nem Miguel de Souza, nem José Augusto. O segundo turma da eleição para a prefeitura de Porto Velho será disputado entre o deputado federal Mauro Nazif (PSB) e a ex-senadora Fátima Cleide (PT). Isso, evidentemente, se Nazif não resolver jogar a toalha antes e debandar-se para o lado do PT. E a vereadora Mariana Carvalho (PSDB), perguntar-me-ia o leitor?

Bem. Mariana precisa parar, refletir e colocar de uma vez por todas na cabeça de que essa é uma briga de pesos pesados, recarregar as baterias e buscar a reeleição, cujo êxito logrará sem maiores óbices. A menos, é claro, que queira vestir o manto de Joana d’Arc, a heroína da Guerra dos Cem Anos, e acabar incinerada na fogueira das vaidades, construída por tucanos, que, no fundo, querem vê-la alijada do mapa político.

Filha de político e empresário bem-sucedido, Mariana deveria conversar mais com seu pai Aparício Carvalho sobre o assunto, e não deixar-se persuadir pelo canto de sereia de muitos que a cercam, pois essa gente não está nem um pouco preocupada com seu futuro político.

Enquanto o processo eleitoral avança na direção das convenções partidárias, obedecendo ao calendário eleitoral estabelecido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a imprensa anuncia a possibilidade de o prefeito Roberto Sobrinho vir a apoiar a candidatura do vereador Mário Sérgio (PMN), que faria um excelente negócio se, desde já, abandonasse essa idéia estapafúrdia e tentasse a reeleição, uma vez que, à semelhança de Mariana, também tem chances reais de se manter por mais quatro anos na Câmara Municipal.

É sabido (e jamais contestado) que Sobrinho não morre de amores pela ex-senadora Fátima Cleide. Tanto é verdade que, em vez de apoiá-la nas prévias do PT, como seria normal, já que reúne todas as condições para bem representar o partido, preferiu apostar todas as fichas numa candidatura neófita, sem a menor possibilidade de vitória. Por isso, vindo de Sobrinho, tudo é possível. Se esse apoio se materializar, não será de maneira espontânea, mas por imposição partidária. Por isso, Cleide deve esquecê-lo.

A dúvida, no entanto, é saber até que ponto a presença do prefeito ajudaria a alavancar a candidatura de Cleide. A essa altura do campeonato, com a imagem bastante chamuscada, por conta de fatos os mais variados, muita gente acredita, inclusive petistas de carteirinha, que o melhor para a ex-senadora seria desgrudar-se de seu companheiro de partido.

Afinal, quem precisa de Sobrinho quando se têm a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula como cabos eleitorais, capazes de fazer a diferença em qualquer eleição? Ou você acha que Cleide vai entrar nessa guerra sozinha? É claro, que não! Portanto, o melhor que ela tem a fazer e pular fora desse barco antes que ele afunde.

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 28/01/2015 ás 18:42:00

Caerd dfiz que resolveu falta d’água em Ji-Paraná

Reclamações de moradores cessaram nos programas radiofônicos. Companhia adotou medidas emergenciais para regularizar o abastecimento.

GERAL | matéria escrita em 28/01/2015 ás 18:39:00

Procuradoria Geral reduz dívidas do Estado

Além de ser órgão consultivo para representações judiciais, a PGE atua na área de arrecadação por meio de ações judiciais, reduz custos para o Estado, faz cobranças e ajuíza ações nesse sentido.

GERAL | matéria escrita em 28/01/2015 ás 18:36:00

Inscrições para Olimpíada de Matemática começam em fevereiro

A primeira prova da Olimpíada Brasileira de Matemática deste ano acontece em junho.

GERAL | matéria escrita em 28/01/2015 ás 18:33:00

Instituto italiano apóia reeducandos em Porto Velho

Para a terapeuta Euza Beloti, a Acuda compreende que “bandido bom não é bandido morto, é homem recuperado”.

GERAL | matéria escrita em 28/01/2015 ás 18:30:00

Semas lança campanha de enfrentamento à violência sexual durante período de carnaval

Neste ano, a mobilização foca na necessidade de uma denúncia urgente de casos e na proteção da criança e adolescente.

GERAL | matéria escrita em 28/01/2015 ás 18:29:00

Programa de Regularização Fundiária será retomado a partir de fevereiro

Também em fevereiro deverá ser retomado o “Uso Campeão”, programa criado pelo município desenvolvido em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE).

GERAL | matéria escrita em 28/01/2015 ás 18:24:00

Porto Velho: Semtran inicia testes em novos semáforos

Também na Rua Venezuela, na terça-feira (27), foi iniciada a sinalização de segurança, composta de sinais horizontais (barras de retenção e outras pinturas em solo).

POLíTICA | matéria escrita em 28/01/2015 ás 18:20:00

ALE aprova projeto e corrige remuneração dos militares de Rondônia

De acordo com o Comandante Geral da Policia Militar, coronel Fernando Prettz, essa reorganização salarial está colocando todas os praças com a remuneração acima da média nacional.

POLíTICA | matéria escrita em 28/01/2015 ás 18:18:00

Em convocação extraordinária Assembleia Legislativa aprova projetos de interesse do Executivo

15 foram aprovados e três foram retirados de pauta.

GERAL | matéria escrita em 28/01/2015 ás 18:15:00

PortoVelho - Semob constrói passagens molhadas para evitar buracos em cruzamentos de vias

Moradores do bairro Marcos Freire aprovaram a alternativa da prefeitura para acabar com os buracos e poças que se formam nas margens das vias e nos cruzamentos no período de chuvas.

GERAL | matéria escrita em 28/01/2015 ás 18:11:00

Prefeito Mauro Nazif destaca IPTU 2015, pacote de obras e transporte coletivo

“A grande marca dessa gestão será a drenagem pluvial e é minha determinação não fazer asfalto sem a canalização da água das chuvas", disse o prefeito.

GERAL | matéria escrita em 28/01/2015 ás 18:09:00

Porto Velho: Alexandre Guimarães e ruas adjacentes são recapeadas

Além da Alexandre Guimarães, também recebem os mesmos serviços, com o mínimo de trinta metros de recapeamento para cada uma delas, todas as ruas que se entrecruzam com essa via nesse mesmo trecho.

GERAL | matéria escrita em 28/01/2015 ás 18:06:00

Fecomércio agradece sinalização da Avenida Carlos Gomes

Instalação de semáforos e faixas de pedestres diminui o perigo de acidentes num local em que eram rotina.

GERAL | matéria escrita em 28/01/2015 ás 18:01:00

Governo depende de adequação dos municípios para facilitar abertura de empresas

Modelo adotado em Minas Gerais foi muito elogiado e aceito pelo governador Confúcio Moura.

POLíTICA | matéria escrita em 28/01/2015 ás 17:52:00

Junior Donadon anuncia aumento salarial para servidores efetivos da Câmara

O projeto que concede o reajuste está incluído na pauta da 1ª sessão ordinária, que será realizada na próxima terça-feira, 3 de fevereiro.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com