27/04/2012 - 18h46min - Atualizado em 27/04/2012 - 18h46min

Quem precisa de Sobrinho?

Por Valdemir Caldas

Nem Lindomar Garçom, nem Miguel de Souza, nem José Augusto. O segundo turma da eleição para a prefeitura de Porto Velho será disputado entre o deputado federal Mauro Nazif (PSB) e a ex-senadora Fátima Cleide (PT). Isso, evidentemente, se Nazif não resolver jogar a toalha antes e debandar-se para o lado do PT. E a vereadora Mariana Carvalho (PSDB), perguntar-me-ia o leitor?

Bem. Mariana precisa parar, refletir e colocar de uma vez por todas na cabeça de que essa é uma briga de pesos pesados, recarregar as baterias e buscar a reeleição, cujo êxito logrará sem maiores óbices. A menos, é claro, que queira vestir o manto de Joana d’Arc, a heroína da Guerra dos Cem Anos, e acabar incinerada na fogueira das vaidades, construída por tucanos, que, no fundo, querem vê-la alijada do mapa político.

Filha de político e empresário bem-sucedido, Mariana deveria conversar mais com seu pai Aparício Carvalho sobre o assunto, e não deixar-se persuadir pelo canto de sereia de muitos que a cercam, pois essa gente não está nem um pouco preocupada com seu futuro político.

Enquanto o processo eleitoral avança na direção das convenções partidárias, obedecendo ao calendário eleitoral estabelecido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a imprensa anuncia a possibilidade de o prefeito Roberto Sobrinho vir a apoiar a candidatura do vereador Mário Sérgio (PMN), que faria um excelente negócio se, desde já, abandonasse essa idéia estapafúrdia e tentasse a reeleição, uma vez que, à semelhança de Mariana, também tem chances reais de se manter por mais quatro anos na Câmara Municipal.

É sabido (e jamais contestado) que Sobrinho não morre de amores pela ex-senadora Fátima Cleide. Tanto é verdade que, em vez de apoiá-la nas prévias do PT, como seria normal, já que reúne todas as condições para bem representar o partido, preferiu apostar todas as fichas numa candidatura neófita, sem a menor possibilidade de vitória. Por isso, vindo de Sobrinho, tudo é possível. Se esse apoio se materializar, não será de maneira espontânea, mas por imposição partidária. Por isso, Cleide deve esquecê-lo.

A dúvida, no entanto, é saber até que ponto a presença do prefeito ajudaria a alavancar a candidatura de Cleide. A essa altura do campeonato, com a imagem bastante chamuscada, por conta de fatos os mais variados, muita gente acredita, inclusive petistas de carteirinha, que o melhor para a ex-senadora seria desgrudar-se de seu companheiro de partido.

Afinal, quem precisa de Sobrinho quando se têm a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula como cabos eleitorais, capazes de fazer a diferença em qualquer eleição? Ou você acha que Cleide vai entrar nessa guerra sozinha? É claro, que não! Portanto, o melhor que ela tem a fazer e pular fora desse barco antes que ele afunde.

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 21/05/2015 ás 15:16:00

Governo do Estado paga salários dia 22 de maio; primeira parcela do 13º será em 15 de julho

O governador aproveitou também a ocasião para anunciar a antecipação do pagamento dos salários de junho, que acontecerá, mais uma vez, dentro do mês trabalhado, no dia 25 de junho.

GERAL | matéria escrita em 21/05/2015 ás 15:08:00

Ministério Público do Estado de Rondônia inicia processo de revisão do Planejamento Estratégico

O diretor da Coplan, Promotor de Justiça Jorge Romcy Auad Filho, explicou que no ano de 2013, em reunião no município de Cacoal, o Ministério Público do Estado construiu o Planejamento Estratégico até 2020.

POLíTICA | matéria escrita em 21/05/2015 ás 15:05:00

Partidos se articulam para a próxima disputa

No PSDB o Instituto Teotônio Vilela, à frente do regional local o ex-senador e ex-vice-governador Aparício Carvalho, vem realizando uma série de palestras e reuniões para, como ele explicou, “melhor formar e conscientizar nossos filiados".

POLíTICA | matéria escrita em 21/05/2015 ás 14:48:00

NOTA PÚBLICA DO PT: Será dissolvido de imediato o Diretório de Cacoal, afastados envolvidos e avocados os processos de Comissão de Ética para a instância Superior

O PT parabeniza as autoridades policiais, do Ministério Público e do Judiciário pelo eficiente trabalho efetuado em defesa do patrimônio público e lamenta profundamente que filiados seus estejam envolvidos...

GERAL | matéria escrita em 21/05/2015 ás 14:45:00

MP recomenda a não contratação de menores de 18 anos para trabalho de panfletagem em ruas de Ariquemes

O Promotor de Justiça ressaltou, entre outros pontos, que o Estatuto da Criança e do Adolescente veda expressamente o trabalho do adolescente realizado em locais prejudiciais à sua formação e a seu desenvolvimento físico...

POLíTICA | matéria escrita em 21/05/2015 ás 14:39:00

O país dos paradoxos

Valdemir Caldas

GERAL | matéria escrita em 21/05/2015 ás 14:33:00

Eletrobras esclarece sobre reivindicações do Movimento Grito da Terra

No encontro, a Eletrobras destacou que o Programa Luz para Todos teve demanda inicial de 30 mil ligações. Entretanto, a meta foi superada e até o momento já foram atendidas cerca de 70 mil famílias.

GERAL | matéria escrita em 21/05/2015 ás 14:29:00

Incra negocia com Fetagro pauta do Grito da Terra

As principais reivindicações referem-se às políticas de crédito para a produção e habitação, infraestrutura, reassentamento das famílias atingidas pelas barragens, regularização fundiária nos assentamentos, titulação de terra...

POLíTICA | matéria escrita em 21/05/2015 ás 14:25:00

Energia elétrica produzida pelo usuário poderá ficar livre de ICMS

O autor do projeto, Valdir Raupp (PMDB-RO), quer acabar com a cobrança de ICMS sobre a energia gerada e consumida na própria unidade geradora, para incentivar a desconcentração da produção.

POLíTICA | matéria escrita em 21/05/2015 ás 12:15:00

Vereador Fogaça garante luta política pela liberação do Porto Maravilha

O petebista relembrou que, apesar da liberação por parte da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, a ANTAQ, o Ministério do Trabalho e Emprego embargou o local nesta semana

POLíTICA | matéria escrita em 20/05/2015 ás 20:00:00

PAINEL POLÍTICO - ALAN ALEX

Video “fake” abre a corrida eleitoral para a OAB/RO. Mensagens de whatsapp mostraram imagens feitas em escritório na Paraíba e atribuíram a seccional de Rondônia

GERAL | matéria escrita em 20/05/2015 ás 19:58:00

Governo asfalta bairros Eldorado, São Francisco, Lagoa, Três Marias e Floresta em Porto Velho

DER já realiza 27 quilômetros de recapeamento de ruas em Porto Velho.

GERAL | matéria escrita em 20/05/2015 ás 19:50:00

Processo de seleção de professores para escolas estaduais tem 715 candidatos inscritos

A Seduc, segundo o edital, abriu o processo seletivo simplificado para contratação de professor “C” com salários de R$ 2.016,59 para 40 horas e de R$ 1.008,30 para 20 horas.

POLíCIA | matéria escrita em 20/05/2015 ás 19:35:00

Presidente de Câmara de Vereadores é preso em flagrante acusado de receber propina. ASSISTA

Segundo a polícia, propina era para que vereador não abrisse processo para afastar prefeita.

GERAL | matéria escrita em 20/05/2015 ás 15:15:00

Dia da Defensoria Pública é comemorado com atendimento a população na Capital

A Amdepro comemorou o Dia da Defensoria Pública oferecendo orientação jurídica para a população, na Praça das Três Caixas d´Água, símbolo histórico e cartão postal da cidade.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com