27/04/2012 - 18h46min - Atualizado em 27/04/2012 - 18h46min

Quem precisa de Sobrinho?

Por Valdemir Caldas

Nem Lindomar Garçom, nem Miguel de Souza, nem José Augusto. O segundo turma da eleição para a prefeitura de Porto Velho será disputado entre o deputado federal Mauro Nazif (PSB) e a ex-senadora Fátima Cleide (PT). Isso, evidentemente, se Nazif não resolver jogar a toalha antes e debandar-se para o lado do PT. E a vereadora Mariana Carvalho (PSDB), perguntar-me-ia o leitor?

Bem. Mariana precisa parar, refletir e colocar de uma vez por todas na cabeça de que essa é uma briga de pesos pesados, recarregar as baterias e buscar a reeleição, cujo êxito logrará sem maiores óbices. A menos, é claro, que queira vestir o manto de Joana d’Arc, a heroína da Guerra dos Cem Anos, e acabar incinerada na fogueira das vaidades, construída por tucanos, que, no fundo, querem vê-la alijada do mapa político.

Filha de político e empresário bem-sucedido, Mariana deveria conversar mais com seu pai Aparício Carvalho sobre o assunto, e não deixar-se persuadir pelo canto de sereia de muitos que a cercam, pois essa gente não está nem um pouco preocupada com seu futuro político.

Enquanto o processo eleitoral avança na direção das convenções partidárias, obedecendo ao calendário eleitoral estabelecido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a imprensa anuncia a possibilidade de o prefeito Roberto Sobrinho vir a apoiar a candidatura do vereador Mário Sérgio (PMN), que faria um excelente negócio se, desde já, abandonasse essa idéia estapafúrdia e tentasse a reeleição, uma vez que, à semelhança de Mariana, também tem chances reais de se manter por mais quatro anos na Câmara Municipal.

É sabido (e jamais contestado) que Sobrinho não morre de amores pela ex-senadora Fátima Cleide. Tanto é verdade que, em vez de apoiá-la nas prévias do PT, como seria normal, já que reúne todas as condições para bem representar o partido, preferiu apostar todas as fichas numa candidatura neófita, sem a menor possibilidade de vitória. Por isso, vindo de Sobrinho, tudo é possível. Se esse apoio se materializar, não será de maneira espontânea, mas por imposição partidária. Por isso, Cleide deve esquecê-lo.

A dúvida, no entanto, é saber até que ponto a presença do prefeito ajudaria a alavancar a candidatura de Cleide. A essa altura do campeonato, com a imagem bastante chamuscada, por conta de fatos os mais variados, muita gente acredita, inclusive petistas de carteirinha, que o melhor para a ex-senadora seria desgrudar-se de seu companheiro de partido.

Afinal, quem precisa de Sobrinho quando se têm a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula como cabos eleitorais, capazes de fazer a diferença em qualquer eleição? Ou você acha que Cleide vai entrar nessa guerra sozinha? É claro, que não! Portanto, o melhor que ela tem a fazer e pular fora desse barco antes que ele afunde.

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 12/02/2016 ás 12:02:00

Juros voltam a aumentar – como agir?

Os números são assustadores e, por isso, a pergunta que fica é: o cartão de crédito é mesmo o vilão das finanças da família?

GERAL | matéria escrita em 12/02/2016 ás 12:00:00

Consórcio SIM faz ação beneficente em favor do Hospital Santa Marcelina no domingo (14)

Empresa vai destinar 10% do faturamento das passagens dos ônibus para unidade hospitalar.

GERAL | matéria escrita em 12/02/2016 ás 11:58:00

Machadinho: MP coordena audiência que define construção de novas salas de aula

Conduzida pela Promotora de Justiça Marlúcia Chianca de Morais, a reunião ocorrida no último dia 10 teve a presença do Prefeito daquele Município, Mário Alves.

GERAL | matéria escrita em 12/02/2016 ás 11:49:00

Sem data para pagamento! Prefeitura de Rolim de Moura atrasa mais uma vez salário de servidores municipais

Por três meses consecutivos o Executivo Municipal de Rolim de Moura vem atrasando o pagamento dos salários dos servidores Municipais.

GERAL | matéria escrita em 12/02/2016 ás 11:47:00

TCE-RO realiza Seminário Fechando as Contas para gestores em fim de mandato

As duas ações educativas foram apresentadas pelo TCE aos órgãos parceiros, a Assembleia Legislativa (AL-RO), o Tribunal de Justiça (TJ-RO), o Ministério Público do Estado (MP-RO) e o Ministério Público de Contas (MPC-RO)...

GERAL | matéria escrita em 12/02/2016 ás 11:39:00

Projeto MP Itinerante tem início nesta segunda-feira na zona leste de Porto Velho

A coordenação e as entidades parceiras do projeto se reuniram nesta quinta-feira, dia 11 de fevereiro, para discutir os ajustes finais da iniciativa.

GERAL | matéria escrita em 12/02/2016 ás 11:36:00

Embrapa Rondônia lança manual prático de ginecologia e ultrassonografia em bovinos

De acordo com um dos autores da obra, o pesquisador da Embrapa Rondônia Luiz Pfeifer, o livro apresenta uma visão prática, baseada em ampla pesquisa nas obras básicas e na experiência dos autores...

POLíTICA | matéria escrita em 12/02/2016 ás 11:26:00

Estudar para quê mesmo?

Professor Nazareno*

POLíTICA | matéria escrita em 11/02/2016 ás 19:07:00

Rover contesta pedido de afastamento e ex-secretários tentam anular condenações

Tese da defesa menciona prerrogativa de foro.

GERAL | matéria escrita em 11/02/2016 ás 19:05:00

Médico afirma que surto de dengue em Vilhena é grave: “Pode ser um caso por hora”

Apenas na última semana de janeiro a SEMUSA realizou 180 notificações de suspeita de Dengue, além de cinco do Zika Vírus e 10 de Febre Chikungunya.

GERAL | matéria escrita em 11/02/2016 ás 18:54:00

MP acompanha ações do Poder Público contra Aedes Aegypti em Pimenta Bueno, São Felipe e Primavera

Nos próximos dias, o Ministério Público realizará reuniões com os prefeitos de Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia e São Felipe do Oeste...

POLíTICA | matéria escrita em 11/02/2016 ás 18:48:00

Valdir Raupp defende melhor preço para arroba do boi em Rondônia

A diferença entre São Paulo e Rondônia, que já foi de R$ 12 há algum tempo, hoje chega a R$ 40, disse o senador, para quem o problema está na concentração do mercado de frigoríficos no país.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 11/02/2016 ás 15:59:00

Corte Especial analisa resolução que regula o processamento de reclamação no STJ

O objetivo era evitar a manutenção de decisões conflitantes a respeito da interpretação da legislação infraconstitucional no âmbito do Judiciário.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 11/02/2016 ás 15:57:00

União estável é tema da nova edição de Jurisprudência em Teses do STJ

Uma delas define que a existência de casamento válido não obsta o reconhecimento da união estável, desde que haja separação de fato ou judicial entre os casados

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 11/02/2016 ás 15:56:00

Nome do advogado que utiliza certificado digital deve constar na procuração

O tema foi reunido pela Pesquisa Pronta, ferramenta disponibilizada no site do STJ para facilitar o trabalho de quem deseja conhecer o entendimento da corte sobre casos semelhantes.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com