27/04/2012 - 18h46min - Atualizado em 27/04/2012 - 18h46min

Quem precisa de Sobrinho?

Por Valdemir Caldas

Nem Lindomar Garçom, nem Miguel de Souza, nem José Augusto. O segundo turma da eleição para a prefeitura de Porto Velho será disputado entre o deputado federal Mauro Nazif (PSB) e a ex-senadora Fátima Cleide (PT). Isso, evidentemente, se Nazif não resolver jogar a toalha antes e debandar-se para o lado do PT. E a vereadora Mariana Carvalho (PSDB), perguntar-me-ia o leitor?

Bem. Mariana precisa parar, refletir e colocar de uma vez por todas na cabeça de que essa é uma briga de pesos pesados, recarregar as baterias e buscar a reeleição, cujo êxito logrará sem maiores óbices. A menos, é claro, que queira vestir o manto de Joana d’Arc, a heroína da Guerra dos Cem Anos, e acabar incinerada na fogueira das vaidades, construída por tucanos, que, no fundo, querem vê-la alijada do mapa político.

Filha de político e empresário bem-sucedido, Mariana deveria conversar mais com seu pai Aparício Carvalho sobre o assunto, e não deixar-se persuadir pelo canto de sereia de muitos que a cercam, pois essa gente não está nem um pouco preocupada com seu futuro político.

Enquanto o processo eleitoral avança na direção das convenções partidárias, obedecendo ao calendário eleitoral estabelecido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a imprensa anuncia a possibilidade de o prefeito Roberto Sobrinho vir a apoiar a candidatura do vereador Mário Sérgio (PMN), que faria um excelente negócio se, desde já, abandonasse essa idéia estapafúrdia e tentasse a reeleição, uma vez que, à semelhança de Mariana, também tem chances reais de se manter por mais quatro anos na Câmara Municipal.

É sabido (e jamais contestado) que Sobrinho não morre de amores pela ex-senadora Fátima Cleide. Tanto é verdade que, em vez de apoiá-la nas prévias do PT, como seria normal, já que reúne todas as condições para bem representar o partido, preferiu apostar todas as fichas numa candidatura neófita, sem a menor possibilidade de vitória. Por isso, vindo de Sobrinho, tudo é possível. Se esse apoio se materializar, não será de maneira espontânea, mas por imposição partidária. Por isso, Cleide deve esquecê-lo.

A dúvida, no entanto, é saber até que ponto a presença do prefeito ajudaria a alavancar a candidatura de Cleide. A essa altura do campeonato, com a imagem bastante chamuscada, por conta de fatos os mais variados, muita gente acredita, inclusive petistas de carteirinha, que o melhor para a ex-senadora seria desgrudar-se de seu companheiro de partido.

Afinal, quem precisa de Sobrinho quando se têm a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula como cabos eleitorais, capazes de fazer a diferença em qualquer eleição? Ou você acha que Cleide vai entrar nessa guerra sozinha? É claro, que não! Portanto, o melhor que ela tem a fazer e pular fora desse barco antes que ele afunde.

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 20/04/2014 ás 14:49:00

Entrevista da Semana - A história de uma existência dedicada a ajudar a devolver vida a quem perdeu para as drogas

Antes do crack, o índice de recuperação dos internos era de até 30%. Mas, depois do advento dessa droga, baixou para uns 13%, revela dona Francisca Magalhães, presidente da Apatox. (CONCEDIDA A CARLOS ARAÚJO)

GERAL | matéria escrita em 20/04/2014 ás 14:21:00

LEMBRANÇAS DE OUTRAS SEMANAS SANTAS

Lúcio Albuquerque

POLíTICA | matéria escrita em 20/04/2014 ás 12:17:00

Regional do PT da Zona da Mata debate dois nomes para indicar um pré-candidato a deputado estadual

Itamar Ferreira anunciou sua pré-candidatura a deputado federal e se propôs a trabalhar em conjunto com o pré-candidato a estadual da Zona da Mata.

GERAL | matéria escrita em 19/04/2014 ás 19:08:00

Jogos do Brasileirão terão um minuto de silêncio em homenagem a Luciano do Valle

"Ele era, sobretudo, um amigo da CBF. Luciano foi um ícone da televisão, um verdadeiro patrimônio da nossa imprensa", disse Marin, em nota.

GERAL | matéria escrita em 19/04/2014 ás 19:05:00

Morre aos 66 anos o narrador Luciano do Valle

Ele passou mal durante uma viagem de avião para Uberlândia (MG), onde narraria a partida entre Atlético-MG e Corinthians pela primeira rodada do Brasileirão.

POLíTICA | matéria escrita em 19/04/2014 ás 18:50:00

Procuradoria Geral Eleitoral pede a cassação do diploma de Cassol

senadora Fátima Cleide, do PT, pode assumir no lugar de Ivo Cassol.

POLíCIA | matéria escrita em 19/04/2014 ás 18:34:00

Várias ações da PM resultam na apreensão de 18 quilos de maconha

Na Delegacia infratora telefona para comparsa e diz: " sai daí!"

GERAL | matéria escrita em 19/04/2014 ás 17:22:00

V Fórum IEL de Gestão empresarial debaterá riscos e oportunidades na era digital

A especialista lembra que muitas empresas criam uma resistência a este novo recurso no início, mas depois a evolução tecnológica torna a disputa mais acirrada.

POLíTICA | matéria escrita em 19/04/2014 ás 17:16:00

“A luta armada durante a ditadura foi um erro”, diz Franklin Martins

Convidado para contar sua experiência na luta armada durante a ditadura, o jornalista acredita ter sido um erro do movimento ter pego em armas contra as forças militares.

GERAL | matéria escrita em 19/04/2014 ás 17:13:00

Após quatro dias internado, José Serra recebe alta

No final de janeiro deste ano, José Serra passou por uma cirurgia de próstata também no Sírio-Libanês.

POLíCIA | matéria escrita em 19/04/2014 ás 16:54:00

Corpo do 1º Sargento PM Claudiomir Ferraz foi sepultado com honras militares

A sua esposa, Claudiana Ferraz, recebeu do Comandante do 7º BPM, Tenente Coronel PM Ênedy Dias, a bandeira do Estado de Rondônia.

GERAL | matéria escrita em 19/04/2014 ás 15:54:00

Mata o Judas! Mata o Judas! - Por Osmar Silva

Naqueles tempos, não muito longe assim, os valores eram intrínsecos. Não se batia nas crianças durante a Semana Santa, marido e mulher não brigavam. Não se bebia bebida alcoólica e nem se ouvia música do ‘mundo’.

POLíTICA | matéria escrita em 19/04/2014 ás 15:43:00

Vereador Sid entrega às autoridades relatório com as áreas para a reconstrução dos distritos ribeirinhos

“Em Nazaré , apontamos a área em volta da escola estadual , e em Calama, uma área ao lado da Escola Estadual. A Nova São Carlos ficaria onde é hoje a fazenda do Irmão Tião".

POLíTICA | matéria escrita em 19/04/2014 ás 15:38:00

Vereadores aprovam título de cidadão honorário a Grão Mestre da Glomaron

A entrega da comenda está para marcada para o próximo dia 29, a partir das 15h, no plenário da Câmara Municipal.

GERAL | matéria escrita em 19/04/2014 ás 15:34:00

José Serra está internado no Hospital Sírio-Libanês

A assessoria do ex-governador disse também que o quadro clínico dele evoluiu e, na tarde deste sábado , a febre está sob controle.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com