27/04/2012 - 18h46min - Atualizado em 27/04/2012 - 18h46min

Quem precisa de Sobrinho?

Por Valdemir Caldas

Nem Lindomar Garçom, nem Miguel de Souza, nem José Augusto. O segundo turma da eleição para a prefeitura de Porto Velho será disputado entre o deputado federal Mauro Nazif (PSB) e a ex-senadora Fátima Cleide (PT). Isso, evidentemente, se Nazif não resolver jogar a toalha antes e debandar-se para o lado do PT. E a vereadora Mariana Carvalho (PSDB), perguntar-me-ia o leitor?

Bem. Mariana precisa parar, refletir e colocar de uma vez por todas na cabeça de que essa é uma briga de pesos pesados, recarregar as baterias e buscar a reeleição, cujo êxito logrará sem maiores óbices. A menos, é claro, que queira vestir o manto de Joana d’Arc, a heroína da Guerra dos Cem Anos, e acabar incinerada na fogueira das vaidades, construída por tucanos, que, no fundo, querem vê-la alijada do mapa político.

Filha de político e empresário bem-sucedido, Mariana deveria conversar mais com seu pai Aparício Carvalho sobre o assunto, e não deixar-se persuadir pelo canto de sereia de muitos que a cercam, pois essa gente não está nem um pouco preocupada com seu futuro político.

Enquanto o processo eleitoral avança na direção das convenções partidárias, obedecendo ao calendário eleitoral estabelecido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a imprensa anuncia a possibilidade de o prefeito Roberto Sobrinho vir a apoiar a candidatura do vereador Mário Sérgio (PMN), que faria um excelente negócio se, desde já, abandonasse essa idéia estapafúrdia e tentasse a reeleição, uma vez que, à semelhança de Mariana, também tem chances reais de se manter por mais quatro anos na Câmara Municipal.

É sabido (e jamais contestado) que Sobrinho não morre de amores pela ex-senadora Fátima Cleide. Tanto é verdade que, em vez de apoiá-la nas prévias do PT, como seria normal, já que reúne todas as condições para bem representar o partido, preferiu apostar todas as fichas numa candidatura neófita, sem a menor possibilidade de vitória. Por isso, vindo de Sobrinho, tudo é possível. Se esse apoio se materializar, não será de maneira espontânea, mas por imposição partidária. Por isso, Cleide deve esquecê-lo.

A dúvida, no entanto, é saber até que ponto a presença do prefeito ajudaria a alavancar a candidatura de Cleide. A essa altura do campeonato, com a imagem bastante chamuscada, por conta de fatos os mais variados, muita gente acredita, inclusive petistas de carteirinha, que o melhor para a ex-senadora seria desgrudar-se de seu companheiro de partido.

Afinal, quem precisa de Sobrinho quando se têm a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula como cabos eleitorais, capazes de fazer a diferença em qualquer eleição? Ou você acha que Cleide vai entrar nessa guerra sozinha? É claro, que não! Portanto, o melhor que ela tem a fazer e pular fora desse barco antes que ele afunde.

comentários

COMENTÁRIOS


publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 27/08/2014 ás 18:54:00

Resenha política

Robson Oliveira

POLíTICA | matéria escrita em 27/08/2014 ás 18:36:00

Ato Cívico na OAB/RO reúne candidatos ao governo do estado para assinatura de termo contra a corrupção

O ato também serviu para por em prática pela Seccional de Rondônia a campanha “Voto não tem preço, tem consequência”.

POLíTICA | matéria escrita em 27/08/2014 ás 18:47:00

Procurador-Geral de Justiça participa de ato cívico e defende “pacto pela ética” na campanha eleitoral

Héverton Aguiar elogiou a iniciativa da OAB, ressaltando que não haveria melhor lugar para que os candidatos ao governo do Estado de Rondônia firmassem um pacto pela ética na campanha eleitoral.

POLíTICA | matéria escrita em 27/08/2014 ás 18:07:00

Carta da vergonha – Deputado ladrão escreve de dentro do presídio pedindo votos para tentar eleger irmã e cunhada em Rondônia

Natan entrou para a história do Brasil pela porta dos fundos ao se tornar o primeiro parlamentar encarcerado no exercício do mandato desde a Constituição de 1988. Foi até capa da revista Veja.

POLíTICA | matéria escrita em 27/08/2014 ás 17:42:00

PAINEL POLÍTICO - ALAN ALEX

“Minha vida pública sempre foi ética e honesta”, diz Donadon preso.

GERAL | matéria escrita em 27/08/2014 ás 17:40:00

Semed abre inscrições para novas turmas do ProJovem

É necessário saber ler e escrever, apresentar cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço, histórico escolar ou declaração de escolaridade.

POLíTICA | matéria escrita em 27/08/2014 ás 17:37:00

Presidente do TRE desafia candidatos ao governo RO em ato cívico pela Ética na Política

Ao final, lançou um desafio aos candidatos: para que abracem a campanha pelo voto limpo idealizada pelo TRE

GERAL | matéria escrita em 27/08/2014 ás 17:34:00

Criadouro de mordomias - Valdemir Caldas

Mas é exatamente isso o que vem acontecendo naquela casa de leis, presidida pelo deputado José Hermínio Coelho (PSD).

POLíTICA | matéria escrita em 27/08/2014 ás 17:23:00

Transposição: Amir Lando pressiona para que o Estado ingresse com Mandado de Segurança no STF

Amir disse que o governo do Estado não pode mais perder tempo. “Não podemos esperar mais, porque os servidores já estão perdendo a esperança”.

GERAL | matéria escrita em 27/08/2014 ás 13:27:00

Bairro Eletronorte será 100% asfaltado

Os trabalhos na comunidade já foram iniciados, mas para isso, antes foi executado um projeto completo de drenagem.

GERAL | matéria escrita em 27/08/2014 ás 13:23:00

Palco Giratório começa a circular em Rondônia neste domingo (31)

Este ano, a bailarina, coreógrafa e pesquisadora Angel Vianna será homenageada em um Circuito Especial, com apresentação em 15 cidades.

GERAL | matéria escrita em 27/08/2014 ás 13:21:00

Projeto Cidadania na Escola: bullying é o assunto mais focado pelos alunos

A Defensoria Pública, por meio da Coordenadoria de Comunicação, elaborou banner e faixa para a campanha, que inclui ainda folder (em processo de elaboração).

POLíTICA | matéria escrita em 27/08/2014 ás 12:38:00

Dilma veta novamente regras para criação de municípios

Ao vetar o PLS 104/2014, Dilma reconhece o "esforço de construção de um texto mais criterioso", mas afirma que a proposta não afasta o problema da responsabilidade fiscal.

GERAL | matéria escrita em 27/08/2014 ás 12:34:00

Débito não autorizado é a principal queixa de clientes de bancos e financeiras

Entre as instituições com mais de 2 milhões de clientes, em julho, o BMG liderou a lista com 106 reclamações consideradas procedentes pelo BC.

POLíTICA | matéria escrita em 27/08/2014 ás 12:24:00

"Ética no meu governo será cuidar do dinheiro do povo”, afirma Padre Ton

O candidato também disse que em seu governo não admitirá o nepotismo, e que se necessário for cortará na carne ao constatar qualquer desvio de conduta de auxiliares.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com