Raupp participa de audiências públicas em Machadinho e Ji-Paraná

Senador defende tarifa baixas para Rondônia e critica a bandeira vermelha.

Publicada em 29 de June de 2015 às 21:48:00

As duas audiências públicas realizadas pela Assembleia Legislativa (Ale) em Machadinho do Oeste e Ji-Paraná, sexta-feira (26) e sábado (27), respectivamente , contaram  com a participação do senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Em Machadinho o tema foi a construção da Hidrelétrica de Tabajara e em Ji-Paraná a conclusão do Anel Viário.

A construção da Hidrelétrica de Tabajara, segundo Raupp , é fundamental para o sistema energético do país. Contrariando os pessimistas, “que não acreditavam na obra e, caso ocorresse seria somente em 2020, temos hoje a garantia ,pelo ministro das Minas e Energia, da realização de leilão provavelmente até o final deste mês. É uma vitória”, disse.

A bancada federal irá manter as cobranças ao Ministério das Minas e Energia para deixar Rondônia fora da tarifa vermelha. “Não é justo mandar para fora mais de 3 mil megawatts através das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, ambas em Porto Velho, no rio Madeira e pagar a energia mais cara do Brasil”, afirmou o senador.

Sobre os problemas sociais que a construção em Machadinho do Oeste da Hidrelétrica de Tabajara trarão são fatos inevitáveis. “Todo empreendimento de vulto tem aspectos positivos e negativos, mas quando se coloca na balança a primeira opção prevalece sobre a segunda”, disse Raupp.

Ji-Paraná
Na audiência pública de Ji-Paraná, para tratar da retomada das obras do Anel Viário, Raupp lamentou a saída da empresa responsável pela obra, que “tem suporte para a empreitada”. Por causa de “birras” a obra foi paralisada e o senador disse que espera que o DER a termine.

O senador Raupp enumerou várias ações dele favorecendo Ji-Paraná e região, inclusive quando o município não tinha deputado federal, senador, vice-governador e governador. “Nunca abandonamos os projetos de interesse da população de Ji-Paraná”, afirmou.

A luta para que o governo federal modifique a tarifação de energia elétrica, assunto que Raupp já tinha abordado na audiência de Machadinho foi destacada em Ji-Paraná. Manaus, segundo ele, não foi taxado com a bandeira vermelha e Rondônia também tem o direito de tarifa baixa, pelo grande volume de energia elétrica produzida no Estado para servir os demais estados do país.

Assessoria de imprensa