Receita lança app do Importador

O aplicativo para dispositivos móveis tem versões disponíveis para os sistemas Android e iOS (Apple).

Publicada em 30 de December de 2013 às 08:53:00

A Receita Federal anunciou o lançamento de mais um serviço em plataforma móvel. O app "Importador" proporcionará agilidade ao disponibilizar, diretamente ao contribuinte, sem despachantes ou mesmo certificação digital, qual o estado em que se encontra a carga importada. Com o sistema "push", o importador (pessoa física ou jurídica) receberá, imediatamente, no celular ou tablet, a informação de onde e em qual estado se encontra a mercadoria. O secretário ressaltou que a ampliação da transparência dos processos administrativos é um dos destaques do aplicativo, garantindo transparência "em todas as fases do processo de importação".

O aplicativo é fruto de um processo de negociação com o setor privado, que requisitava maior agilidade e transparência. Com o "Importador" se espera redução de custos e de prazo, além de garantir transparência do trâmite administrativo.
As principais funcionalidades do aplicativo são as seguintes:
- Consulta Carga;
- Consulta DI;
- Consulta NCM (Nomeclatura Comercial do Mercosul);
- Simulador de Importação;
- Dicas de Importação;
- Quiz (jogo instrutivo, para testar os conhecimentos na área); e
- Avaliação do app.

Outros aplicativos para dispositivos móveis ainda serão lançados. O desenvolvimento de novas tecnologias faz parte dos objetivos estratégicos deste órgão.

Fonte: Delegacia da Receita Federal em Ji-Paraná/RO - ASCOM