Reitora da Unir profere palestra nesta terça no auditório do TJRO

A Doutora Berenice Tourinho falará sobre a "Judicialização da questão social: infância e Juventude".

Publicada em 28/08/2012 às 15:44:00

Na noite desta terça-feira, 28 de agosto, a partir das 19h30, a doutora Berenice Tourinho profere a palestra "Judicialização da questão social: infância e Juventude", no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, na rua José Camacho, bairro Olaria, em Porto Velho. O evento é realizado pela Escola da Magistratura (Emeron) e faz parte da série de atividades ofertadas à comunidade acadêmica com o objetivo de ampliar a discussão relacionada ao Direito e à Cidadania.

Segundo o diretor da Emeron, desembargador Walter Waltenberg Silva Junior, a temática posta em pauta na noite de hoje é um convite à reflexão e prática social. A reitora da Unir será a primeira mulher a participar do "Encontro com Notáveis", evento promovido pela Escola com o fito de promover a integração entre alunos do Curso de Preparação para a Magistratura e personalidades do mundo jurídico e acadêmico. O encontro é um bate papo informal, porém cheio de conteúdo e aprendizagem, tanto para alunos quanto para os mestres, pela troca de informações e proximidade do debate com a realidade vivenciada.

Academia e atuação social
Berenice Tourinho é professora da Unir há 23 anos e atua como docente e pesquisadora. No programa de pós-graduação em Administração do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas, leciona e orienta dissertações. É doutora em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidad de La Habana (2002), título que foi revalidado pela Universidade de Brasília (UNB); mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986); graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (1981); e especialização em Avaliação Institucional pela Universidade de Brasília (1998). Como docente também trabalhou na PUC do Rio de Janeiro e na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e como profissional da área de serviço social atuou na Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia. Também faz pesquisas e consultoria nas áreas de avaliação, planejamento e gestão de Instituições de Ensino Superior.

No campo da defesa dos direitos das crianças e adolescentes, atua como pesquisadora, coordenadora de pesquisa e militante em projetos de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, em colaboração com o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos (CDCA). Berenice é a coordenadora da Comissão de Políticas Públicas e Orçamento do Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de RO.

A participação da professora Berenice nesse evento da Emeron foi acertado em reunião entre representantes da Escola e da Universidade Federal de Rondônia (Unir), oportunidade em que também foi discutida proposta de parceria com o objetivo de firmar convênio de cooperação técnica, científica e acadêmica, com vistas à realização de Mestrado Profissional em Direito (área de concentração em efetividade da jurisdição e Direitos Humanos). Convênio para que detentos de bom comportamento prestem serviços na Universidade também entrou em pauta.

Assessoria de Comunicação Institucional