Representantes de três países sinalizam interesse de negócios com Rondônia durante reunião em Brasília

Os encontros culminaram com uma agenda no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Publicada em 06 de May de 2016 às 12:19:00

Titulares da Suder e Sibra durante visitam embaixadas em Brasília

Com a proximidade da 5ª Rondônia Rural Show, o governo de Rondônia tem buscado maior proximidade com embaixadores de diversos países. Na quarta-feira (5), o superintendente de Desenvolvimento de Rondônia (Suder), Basílio Leandro, reuniu-se em Brasília com representantes de três países que têm intenções comerciais que vão ao encontro dos interesses de Rondônia. Os encontros culminaram com uma agenda no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Filip Kanda, conselheiro econômico da Embaixada da República Tcheca, recebeu a comitiva rondoniense e confirmou a presença na Rondônia Rural Show. Foi destacado por ele que seu País é importante exportador de maquinário agrícola e produtos veterinários. Basílio destacou que é possível que durante a estada em Rondônia um encontro com agricultores do estado permita a comercialização de produtos tchecos. Ainda no setor de desenvolvimento agrícola, o conselheiro solicitou conhecer a sede da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), onde divulgará informações comerciais de sua terra natal.

Pelo fato de o País ser reconhecidamente produtor de equipamentos hospitalares, Filip Kanda encaminhou pedido para encontrar com representantes de unidades de saúde, que queiram conhecer a produção da República Tcheca no segmento. Basílio afirmou que o ideal nesse caso é se reunir em Porto Velho com representantes do setor. Um representante do governo estadual será indicado para dar suporte ao embaixador tcheco no estado.

A superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel, recebeu de Filip Kanda uma bandeira do País que será hasteada na abertura da 5ª Rondônia Rural Show.

Basílio Leandro também foi recebido pelo embaixador do Paraguai, Manuel María Cáceres Cardoso, quando falaram sobre os números da agricultura nos respectivos territórios. O embaixador disse que em número de cabeças de gado o Paraguai é quase idêntico ao Estado de Rondônia, porém, a produção pesqueira e a proximidade com o modal aquaviário do rio Madeira colocam a economia rondoniense com mais possibilidade de desenvolvimento. Manuel confirmou que os últimos detalhes da agenda para participar do evento  estão sendo feitos e em mais alguns dias encaminhará confirmação de sua presença ou não na Rondônia Rural Show.

Na Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, o segundo secretário Abdelrhman Abdulla Almaazni, pediu à equipe de Rondônia que encaminhe as potencialidades do estado referentes à produção orgânica. Segundo ele, seu País tem “fome” de produtos orgânicos e esses itens são muito consumidos. O superintendente de Desenvolvimento de Rondônia afirmou que diversos alimentos produzidos no estado já estão adequados a esta necessidade mundial. “Vários produtos já têm o selo de orgânico, como o Acaí, o palmito, a carne bovina, entre outros que poderão compor o cardápio do País árabe”, explicou Basílio.

Ainda em Brasília, o titular da Suder esteve com o diretor do Departamento de Estatística e Apoio à Exportação da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Herlon Alves Brandão, que falou da importância da participação do ministério na Rondônia Rural Show. Segundo ele, o Mdic se prontificou em proferir palestra sobre a cultura exportadora. O objetivo é disseminar o conhecimento sobre as exportações no Brasil  para o público rondoniense que tenha oportunidade de exportar com o apoio do ministério.