Resenha política

Robson Oliveira

Publicada em 19 de August de 2014 às 17:23:00

Previsão

Como registramos na coluna anterior, Aécio Neves, candidato a presidente pelo PSDB, deveria ficar atento à candidatura da ambientalista extremista Marina Silva (PSB) pois, com ela na disputa, o risco do tucano não alcançar o segundo turno seria enorme. As pesquisas do Datafolha amplamente publicada na mídia nacional nesta segunda-feira confirmaram as desconfianças deste colunista.

Capilaridade
Marina exibiu uma capilaridade que nenhum outro candidato da oposição havia conseguido até o momento para desalojar os petistas do Palácio do Planalto. Diferente das eleições passadas quando foi poupada pela mídia, em dez dias essa lua de mel acaba porque vai ser obrigada a abordar temas cruciais ao país e expor suas posições em relação a desenvolvimento, economia, meio ambiente, entre outros. Como é uma ativista ambiental, ficará exposta às críticas do agronegócio, um dos setores que seguram a economia brasileira.

Dissimulada

Marina tem sido apresentada aos jovens e aos descontentes com a política como alguém que condena o que está aí. Embora tenha assumido cargos nos últimos vinte anos, a ex-senadora acreana sabe dissimular com competência e se descolar da política e dos políticos. Quando a campanha pegar fogo vai ser obrigada a abordar temas que podem revelar sua face conservadora.

Obscuridade
Há pontos obscuros que Marina defende e que não estão claros devido à devoção à religião evangélica que tanto professa. Dependesse dela, a pecuária do país seria reduzida pela metade para evitar que os flatos das rezes afete a camada de ozônio. O pior é que o pecuarista Ronaldo Caiado apoiava o finado Campos, sucedido por Marina. Estas contradições vão paulatinamente emergindo na medida em que o debate da campanha presidencial for avançando.

Tendenciosa

O eterno sindicalista e ungido pelo PSB de Mauro Nazif à condição de candidato a vice-governador na chapa de Confúcio Moura, Daniel Pereira, utilizou o Facebook para acusar a coluna de tendenciosa, entre alguns impropérios menores. Antes das convenções, o eterno sindicalista era uma das vozes críticas aos membros da bancada federal e ao atual governador por falta de empenho, prestígio ou coragem para resolver a pendenga da transposição. Depois que o PSB de Nazif conseguiu pra ele a vaga de vice de Confúcio as críticas contra a bancada e ao governador pararam de ser feitas. Mas não hesita em criticar a imprensa que não se curva ao novo chefe.

Posição

Os servidores estaduais que almejam ser transpostos aos quadros da União continuam sem esperança e sem saber quando vão para os quadros federais. A maioria dos seus representantes sindicais que estava à frente desta luta, a exemplo de Daniel Pereira, trocou o sindicato pela candidatura. Quanto à coluna, não é que seja vulgarmente tendenciosa, em cada tópico assume posição e é coerente em sua linha interpretativa ao apontar as contradições dos mandatários de plantão, em particular contra qualquer governo de qualidade duvidosa, ou vencida.

Lado

A coluna sempre defendeu que a mídia saia da camuflagem e assuma seu papel contestador com posições claras em seus editoriais. Assim como fez recentemente a Carta Capital e o Estadão paulista. A revista assumiu preferência editorial por Dilma e o jornal por Aécio. Afinal, os articulistas e seus veículos têm o direito de possuir posições externadas em suas análises críticas: seja em forma de editorial ou colunas. Não vai ser um Daniel Pereira da vida que vai pautar a coluna nem intimidar este cabeça-chata. Compartilho da tese de que democracia se fortalece com alternância no poder, principalmente quando o 'príncipe' exaure o limite de praticar as maldades. Ademais, poucos jornalistas utilizam das ferramentas de trabalho para galgar carreira política. Já os sindicalistas...

Penalidade

O senador Ivo K-Sol está menos rico desde que o juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude determinou que fossem repassados ao Fundo Estadual de Direitos da Criança e Adolescente a bagatela de R$ 455.068,27, recursos do saldo bancário do parlamentar que estavam bloqueados judicialmente em sua conta particular na agência da Caixa Econômica Federal. A decisão é uma punição ao ex-governador K-Sol por descumprimento de ordem judicial. A multa aplicada não abalará as finanças do senador, visto que é milionário, mas provocou nele muita irritação.

Regabofe

Os peemedebistas estão organizando um regabofe para arrecadar recursos para a campanha de Confúcio Moura. Empresários, fornecedores e simpatizantes estão sendo "convidados" a adquirir os convites por mil reais. É uma importância aparentemente pequena para um evento dessa natureza e para um público com carteira abastada, mas um empresário em contato com a coluna confidenciou em 'off' a forma pouco usual pela qual foi abordado para comprar 20 dessas adesões. Pelo visto detestou o menu e ameaçou revelar o 'off' que manteve com a organização do regabofe.

Internet
Não está sendo fácil a vida de quem depende de uma boa internet em Porto Velho para trabalhar. Passei o dia desconectado e atrasando a coluna porque minha net ficou fora do ar. A empresa responsável pelo fornecimento de uma banda larga, quando questionada, não explica nem convence sobre os motivos de tanta incompetência, embora encaminhe a conta com uma velocidade de primeiro mundo.

Programa

Começa nesta quarta-feira os programas de TV e Rádio para governador do estado. Os candidatos apostam no guia eletrônico para melhor explicar ao eleitor suas propostas e as metas administrativas, visto que é um espaço de maior visibilidade nas eleições. Em todas as campanhas os postulantes mais endinheirados saem em vantagem em relação aos demais e esta minoria privilegiada sempre vence. São raras as exceções de candidatos com campanhas franciscanas conseguirem êxito nas urnas.

Audio

Os primeiros programas que foram ar com os candidatos a deputado federal e estadual mostraram as mesmices das eleições passadas. O candidato se posta na frente de uma câmera para pedir uma chance e promete aquilo que nunca vai cumprir. Ainda tempos aqueles que nem se importa em dissimular e usam o tempo para escrachar dos políticos e debochar das próprias eleições. Nem todos passam na peneira e as eleições continuam reproduzindo os mesmos modelos e os eleitos as mesmas condutas dos antecessores. O áudio dos programas apresentados é também de última qualidade, embora a tecnologia disponível no mercado seja de primeira.

Saúde

O Datafolha apurou que o 93% do brasileiro aponta insatisfação com a saúde pública. Em Rondônia, dados do Ibope, a avaliação negativa dos serviços públicos da saúde ultrapassa os 70%. O tempo de espera para marcar uma consulta e o atendimento desumano nos hospitais também são fatores que levam o brasileiro a desaprovar a saúde prestada por nossas autoridades. É um tema que vai dominar a campanha eletrônica ao lado da educação e segurança.