Resenha política

Robson Oliveira

Publicada em 29 de June de 2013 às 11:59:00

Negociação

Antes de se entregar a polícia para começar a cumprir pena em regime inicialmente fechado, o deputado federal Natan Donadon negociou para que não fosse filmado durante a prisão nem submetido a todas as regras internas das unidades prisionais.

Privilégios

Embora seja regra raspar a cabeleira dos presos e colocá-lo numa cela lotada conhecida como triagem, Donadon conseguiu manter intacta o bem arrumado penteado e ser recolhido numa cela individual. Para que os pedidos fossem acolhidos, a defesa alegou que Natan Donadon é uma autoridade porque o mandato ainda não lhe foi tirado o que justificariam os privilégios.

Escondido

Os dois dias em que foi declarado foragido, de acordo com informações exclusivas obtidas pela coluna, Natan Donadon teria se escondido nas dependências do próprio Congresso Nacional onde aguardou o melhor momento para se entregar. A coluna não conseguiu confirmar a informação junto a direção da Câmara Federal, mas outro parlamentar jurou que foi nas dependências do Poder Legislativo que o colega buscou abrigo.

Queda

A queda acentuada da presidente Dilma Rousseff apontada em pesquisa divulgada pela Folha de São Paulo, após a eclosão dos protestos nas principais cidades do país, não é motivo para que a oposição comemore. É que governadores e prefeitos dos partidos oposicionistas também foram alvo da ira da população.

Depredação

Aliás, os partidos políticos e seus caciques caíram em desgraça na opinião da maioria da população. Foram apedrejados o Congresso Nacional, Palácios dos Governos Estaduais e as Prefeitura Municipais. Além de outras instituições. Não depredaram os estádios da copa porque montaram um esquema enorme de repressão. Por exigência da Fifa.

Análise

Como todos os segmentos políticos e intelectuais foram surpreendidos com a eclosão dos protestos, é engraçado ler e ouvir as análises feitas pelos “cientistas políticos” e pelos caciques partidários sobre o movimento que levou o brasileiro as ruas protestar contra tudo e contra todos os mandatários. Que o país mudou, não há dúvidas. Resta saber se os efeitos dessa melhora são os mesmos almejados pela população. Ou se após a copa tudo volta como antes. Aguardemos, pois!

Ruptura

Mesmo fulminada por parte do mundo jurídico e político a proposta de uma Constituinte exclusiva ainda era o melhor caminho para que as reformas fossem implementadas. Ora, reformas feitas por um Congresso que a população apedreja e rejeita tanto faz a forma pela qual faz a 'mudança' (um plebiscito ou um referendo), visto que seus membros não vão abrir mão dos privilégios e interesses políticos. É papo furado que haveria um ruptura constitucional porque o povo (o poder emana do povo) já rompeu com as carcomidas instituições.

Teimosia

Venceu a teimosia do prefeito Mauro Nazif (PSB) e a prefeitura da capital é quem vai continuar a “tocar” as obras dos viadutos. Além do passivo problemático deixado pela administração petista, o prefeito teimoso será obrigado a remover um dos principais óbices da obra: as desapropriações. Um dia ele conclui esta infamante obra. A notícia boa é que o DER ficou com a responsabilidade em ressuscitar a Rua da Beira, que hoje se encontra sem beira nem eira.

Prejudicado

Enquanto o governo não cede as reivindicações dos professores da rede estadual e os grevistas não cedem as propostas do governo os filhos da população mais humilde (aquela que não tem condições de pagar uma escola privada) ficam prejudicados e com matade do ano letivo sem aulas. Final do ano tem ENEM e dificilmente os alunos dessa camada social consiga uma vaga numa universidade pública. Aliás, nem o ano letivo estará concluso. É hora dos dois lados cederem.

Derrota

O senador Ivo K-Sol (PP) amargou uma derrota semana passada no Supremo Tribunal Federal que pode lhe custar oito anos de inabilitação política. Após a condenação pelo juízo da 2ª Vara Federal de Rondônia, o senador intentou junto ao STF uma Reclamação (RCL 15831) pleiteando a concessão de liminar para suspender o processo. Por unanimidade, o STF rejeitou o pedido de K-Sol.

Justificativa

No pedido o senador rondoniense alegou a prerrogativa de foro por exercer as funções no Senado Federal. Pugnou ainda para que o a Suprema Corte julgasse o juiz federal incompetente para julgar a ação. A justificativa não prosperou e a sentença do juiz federal de Rondônia continua a surtir os efeitos contra K-Sol.

Digital

O presidente da OAB-RO, Andrey Cavalcanti, e o presidente da Escola Superior da Advocacia Rondoniense, Roquilme Rocha Filho, cumpriram mais uma promessa de campanha e trouxeram a Rondônia uma equipe do Conselho Federal para treinar os advogados da seccional para trabalharem com petição digital. Melhor foi quando Andrey comunicou aos presentes que o cadastramento digital e o 'token' custariam metade do preço cobrado no mercado. Os dirigentes são dois filhos de Rondônia que horam a terra.

Recesso

Nos próximos quinze dias a coluna não vai ser atualizada porque este cabeça-chata vai colocar a mochila nas costas e pegar a estrada para curtir outras paisagens. No período desse recesso, nem que haja tusinami junto as barreiras das usinas a 'vadiagem' será suspensa e a coluna atualizada. Exceto na remota hipótese de Nazif concluir os viadutos (risos). Inté a volta!