Resultados da Operação PC-27 em Rondônia

A Polícia Civil de Rondônia mobilizou quase a totalidade do contingente operacional das delegacias do Estado em uma força -tarefa.

Publicada em 13/05/2013 às 07:42:00

A Polícia Civil comemorou  semana passada 205 anos de história. No dia 10 de Maio de 1808 na Capital Brasileira da época, a cidade do Rio de Janeiro, foi criada a “Intendência Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil”, um órgão instituído para implantar e dirigir a nova estrutura de polícia e segurança pública da Corte do Rio de Janeiro e de todo o território brasileiro, passando posteriormente a ser conhecida como “Polícia Civil”.

Para comemorar data tão importante para a história da Polícia Civil, foi realizada a “Operação PC-27”, assim intitulada por envolver todos os 27 Estados do país.

A Polícia Civil de Rondônia mobilizou quase a totalidade do contingente operacional das delegacias do Estado em uma força tarefa para deflagrar na madrugada do dia 09 de maio o início das ações com o objetivo de, em cerca de 24 horas de trabalho ininterrupto, efetuar prisões e concluir o maior número possível de Inquéritos Policiais referentes à crimes contra a mulher e homicídios dolosos e culposos.

Durante os trabalhos, na tarde do dia 09 de maio foi proferida uma palestra aos servidores da Polícia Civil, estudantes de direito e ao público em geral, promovida pela Associação dos Delegados de Polícia Civil de Rondônia – ADEPOL/RO no auditório da União das Escolas Superiores de Rondônia – UNIRON, com o tema: “A investigação criminal sob a égide dos princípios constitucionais”. O palestrante convidado, delegado Raimundo Pereira Pontes, vice-presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Amazonas – ADEPOL/AM, (Currículo Lattes), discorreu sobre aspectos constitucionais no Inquérito Policial e expôs suas considerações à respeito da Proposta de Emenda à Constituição nº. 37, chamada por ele de “PEC da Cidadania”, a qual divide opiniões de autoridades e órgãos públicos.

Estavam presentes na palestra o presidente da ADEPOL/RO, delegado Sandro Luiz Alves de Moura, o diretor Geral da Polícia Civil Pedro Roberto Gemignani Mancebo, o diretor Executivo da Polícia Civil, Osmar Casa, a diretora da Academia de Polícia Civil e demais autoridades.

Durante a palestra foram apresentados pelo Diretor Geral da Polícia Civil, dados parciais sobre a operação PC – 27 e já na manhã de hoje, 10 de maio de 2013, foi informado o resultado total da operação em entrevista coletiva concedida à imprensa na sede da Direção Geral da Polícia Civil em Porto Velho.

Resultado da Operação PC-27 em Rondônia:
1) Número de presos: 102 (cento e duas pessoas)
2) Inquéritos concluídos: 502 (quinhentos e dois)
3) Autos de prisão em flagrante: 26 (vinte e seis)
4) Mandados de busca e apreensão cumpridos:23 (vinte e três)
5) Suspeitos indiciados: 103 (cento e três).
Estes resultados foram obtidos através da força-tarefa dos policiais civis distribuídos pelos 52 municípios do Estado.

Texto: Joice Richetti
Fotos:Joice Richetti
Fonte: SSP/PC-RO