13/05/2013 - 07h42min - Atualizado em 13/05/2013 - 07h42min

Resultados da Operação PC-27 em Rondônia

A Polícia Civil de Rondônia mobilizou quase a totalidade do contingente operacional das delegacias do Estado em uma força -tarefa.

A Polícia Civil comemorou  semana passada 205 anos de história. No dia 10 de Maio de 1808 na Capital Brasileira da época, a cidade do Rio de Janeiro, foi criada a “Intendência Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil”, um órgão instituído para implantar e dirigir a nova estrutura de polícia e segurança pública da Corte do Rio de Janeiro e de todo o território brasileiro, passando posteriormente a ser conhecida como “Polícia Civil”.

Para comemorar data tão importante para a história da Polícia Civil, foi realizada a “Operação PC-27”, assim intitulada por envolver todos os 27 Estados do país.

A Polícia Civil de Rondônia mobilizou quase a totalidade do contingente operacional das delegacias do Estado em uma força tarefa para deflagrar na madrugada do dia 09 de maio o início das ações com o objetivo de, em cerca de 24 horas de trabalho ininterrupto, efetuar prisões e concluir o maior número possível de Inquéritos Policiais referentes à crimes contra a mulher e homicídios dolosos e culposos.

Durante os trabalhos, na tarde do dia 09 de maio foi proferida uma palestra aos servidores da Polícia Civil, estudantes de direito e ao público em geral, promovida pela Associação dos Delegados de Polícia Civil de Rondônia – ADEPOL/RO no auditório da União das Escolas Superiores de Rondônia – UNIRON, com o tema: “A investigação criminal sob a égide dos princípios constitucionais”. O palestrante convidado, delegado Raimundo Pereira Pontes, vice-presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Amazonas – ADEPOL/AM, (Currículo Lattes), discorreu sobre aspectos constitucionais no Inquérito Policial e expôs suas considerações à respeito da Proposta de Emenda à Constituição nº. 37, chamada por ele de “PEC da Cidadania”, a qual divide opiniões de autoridades e órgãos públicos.

Estavam presentes na palestra o presidente da ADEPOL/RO, delegado Sandro Luiz Alves de Moura, o diretor Geral da Polícia Civil Pedro Roberto Gemignani Mancebo, o diretor Executivo da Polícia Civil, Osmar Casa, a diretora da Academia de Polícia Civil e demais autoridades.

Durante a palestra foram apresentados pelo Diretor Geral da Polícia Civil, dados parciais sobre a operação PC – 27 e já na manhã de hoje, 10 de maio de 2013, foi informado o resultado total da operação em entrevista coletiva concedida à imprensa na sede da Direção Geral da Polícia Civil em Porto Velho.

Resultado da Operação PC-27 em Rondônia:
1) Número de presos: 102 (cento e duas pessoas)
2) Inquéritos concluídos: 502 (quinhentos e dois)
3) Autos de prisão em flagrante: 26 (vinte e seis)
4) Mandados de busca e apreensão cumpridos:23 (vinte e três)
5) Suspeitos indiciados: 103 (cento e três).
Estes resultados foram obtidos através da força-tarefa dos policiais civis distribuídos pelos 52 municípios do Estado.

Texto: Joice Richetti
Fotos:Joice Richetti
Fonte: SSP/PC-RO

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


publicidade
GERAL | matéria escrita em 29/07/2014 ás 11:27:00

Loteamentos irregulares são alvo de ação pelo Ministério Público do Estado de Rondônia

A ação foi ajuizada após instauração de inquérito civil público para apurar a regularidade ambiental e urbanística dos loteamentos existentes no município.

POLíTICA | matéria escrita em 29/07/2014 ás 08:26:00

Transposição embaralhou por negligência do governo Confúcio, diz senador

Para ele , a solução ideal para agilizar os processos seria a criação de uma Central Administrativa da Transposição com servidores, técnicos e procuradores que atuam em Rondônia.

GERAL | matéria escrita em 28/07/2014 ás 18:45:00

Procurador-geral é a favor da criminalização da homofobia

Segundo Janot, a homofobia deve ser tratada como crime de racismo até que o Congresso Nacional aprove uma lei específica para disciplinar as punições.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/07/2014 ás 18:26:00

Divulgado resultado final do concurso para estagiário do TJRO

Foram oferecidas vagas para acadêmicos matriculados a partir do 3º período que fazem os cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Economia...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/07/2014 ás 18:25:00

Mantida sentença condenatória de réu que ameaçou e ateou fogo na residência de ex-companheira

Em seu recurso o réu buscou a absolvição por insuficiência de provas para a condenação, com relação ao crime de ameaça.

GERAL | matéria escrita em 28/07/2014 ás 18:20:00

Presidente do TRE-RO destaca o alto custo de uma eleição durante palestra em Vilhena

Segundo o Desembargador, o país tem a melhor eleição do mundo, quando o quesito é apuração de votos, agilidade na divulgação e transparência.

GERAL | matéria escrita em 28/07/2014 ás 18:16:00

MP discute alternativas para realização do Arraial Flor do Maracujá

Durante a reunião, o Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, afirmou não ser contrário à realização do evento

GERAL | matéria escrita em 28/07/2014 ás 18:15:00

MP instaura inquérito para promover a instalação de colônia agrícola em Buritis

O inquérito foi instaurado pela Promotora de Justiça Marlúcia Chianca de Morais, da Promotoria de Justiça da Comarca de Buritis.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/07/2014 ás 17:55:00

CNJ entrega relatórios dos mutirões carcerários ao TJAM e ao TJRO

O CNJ recomendou ao Judiciário amazonense a reestruturação das varas criminais da capital e do interior, a instalação de mais equipamentos de informática.

GERAL | matéria escrita em 28/07/2014 ás 17:54:00

Começa prazo para partidos e candidatos prestarem contas à Justiça Eleitora

Cabe ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aos tribunais regionais eleitorais julgar as informações fornecidas. A Justiça Eleitoral poderá aprovar as contas.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2013 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com