16/08/2011 - 17h35min - Atualizado em 16/08/2011 - 17h35min
Continua na corda bamba a situação do Chefe da Casa Civil, Ricardo de Sá.
Reunião Hoje, em Brasília, os parlamentares que compõem a bancada federal de Rondônia no Congresso Nacional participam do primeiro jantar oficial com o governador Confúcio Moura. A ideia de tentar reunir governo e parlamentares federais foi de Confúcio Moura e da coordenadora da bancada, Marinha Raupp.
Queixas Alguns parlamentares federais não escondem descontentamento com a forma de agir do governador junto aos órgãos federais. Reuniões agendadas pelo governador com ministros e dirigentes de estatais não são informadas às assessorias dos parlamentares.
Alternativa De duas uma: ou Confúcio Moura dispensa a interlocução dos deputados federais e senadores junto ao Governo Federal por não confiar em nenhum deles, ou tem prestígio suficiente para resolver as pendengas de interesse de Rondônia junto a União sem ajuda de intermediário. E as queixas só aumentam.
Balançando Continua na corda bamba a situação do Chefe da Casa Civil, Ricardo de Sá. As críticas ao desempenho do secretário junto a Assembleia Legislativa diminuíram, mas nas ações internas de Governo aumentaram. O governador tem evitado o assunto para não desgastar a administração e abrir flacos de disputas políticas pelo cargo. Entretanto, uma fonte palaciana informou a coluna que a decisão de trocar o titular já esta tomada. É questão de dias.
Estourado Alguns professores têm enviado e-mails à coluna com muita informação da Secretaria de Educação. Nenhuma, infelizmente, alivia a atuação do novo pupilo que Confúcio Moura aboletou na titularidade da pasta. Dizem que o rapaz trata as pessoas que ousam discordar dele com rispidez e desrespeito. Além, claro, da falta de conhecimento técnico da área.
Carta
A professora Antônia Machado Lira Geisel, por exemplo, nos enviou uma carta aberta narrando alguns fatos que ocorrem na SEDUC e que deveriam ser informados ao governador. Um deles é o festival de diárias. Na missiva a professora critica o atual secretário e elogia a coragem do governador em cancelar o JOER (Jogos Estudantis de Rondônia) que, segundo ela, eram realizados ao arrepio da lei e com todos os malfeitos possíveis. Enumera uma lista enorme de supostas ilegalidades (não apontamos uma a uma e os envolvidos porque a professora não anexou as provas) e aponta suas críticas para uma suposta leniência do TCE ao permitir a forma como contrataram os serviços para a realização desses jogos no governo passado. Uma carta dura e com denúncias que precisam ser apuradas.
JOER Ao contrário de alguns colegas articulistas, este escriba achou correta a decisão do governador de cancelar os jogos estudantis ao perceber que ali estava uma das sangrias que sugam os parcos recursos para a educação.
Legalidade Os jogos estudantis são essenciais à educação e ao desenvolvimento do desporto, mas seus organizadores precisam tomar consciência de que necessitam realizá-los dentro dos ditames prescritos nos princípios norteadores da administração pública. Foi a primeira vez que cancelaram os jogos, um ato de coragem, visto que não é a primeira vez que denúncias são feitas contra a forma com que montam os processos para a realização do evento.
Candidatura O deputado federal Mauro Nazif (PSB) revelou à coluna que pode voltar a disputar as eleições municipais, em Porto Velho. A princípio Nazif vinha descartando a possibilidade, mudou de opinião depois de ouvir apelos fortes do sindicalismo ligado aos servidores públicos. Com atuação marcante no Congresso Nacional na defesa das categorias e autor de vários projetos relacionados à jornada de trabalho, o parlamentar volta à disputa revigorado.
Resistências Um petista graduado explicou à coluna que a ex-senadora Fátima Cleide pode ser preterida pelo partido para suceder Roberto Sobrinho devido as suas posições em favor das minorias, em especial dos homossexuais. Alegam que possuem uma pesquisa que revela uma rejeição enorme da senadora nos meios evangélicos exatamente devido às posições em favor das minorias e do aborto. Na capital, os evangélicos somam um contingente considerável dos eleitores. E os dois temas são polêmicos e geram debates acirrados.
Serpentário Os aliados do prefeito Roberto Sobrinho dentro do PT não escondem a predileção pela solução da candidatura da deputada estadual Epifânia Barbosa ou do vereador Cláudio Carvalho. Em estatura política e eleitoral, a ex-senadora é maior que os dois, juntos. Mesmo sem mandato. Quem vai decidir são os filiados ao PT e naquele 'serpentário' nem sempre quem ganha é o melhor.
Carta fora Já o deputado estadual Hermínio Coelho (PT) que fez graves acusações ao prefeito e correligionário Roberto Sobrinho é carta fora da disputa. Foi obrigado a recolher a língua para evitar uma expulsão do partido e manter seu mandato. As denúncias feitas, apesar de graves, não renderam maiores preocupações para o alcaide.
Incompetente
Falando do prefeito da capital, pode ser que as obras em execução, quando prontas, recuperem sua popularidade junto a maioria do eleitorado. Enquanto isso não acontece a cidade virou um verdadeiro buracão com um poeirão que causam transtornos no trânsito e problemas respiratórios. Hoje Sobrinho é quase uma unanimidade: de incompetência.
Isenção Quem primeiro denunciou a vergonhosa isenção fiscal que o Governo de Rondônia quer conceder para as usinas Jirau e Santo Antônio foi esta coluna. Já avisávamos que havia gente da boca grande aguardando apenas o decreto para se dar bem com o privilégio. Depois que veio à tona a desavergonhada isenção, com prejuízos para os cofres rondoniense na bagatela de mais de um bilhão de reais, o 'negócio' começou a minguar, o que deixou os bocudos de lábios contraídos e irritados.
Fritura Em Brasília, em qualquer corredor do Congresso Nacional, é corrente a aposta de que o governo da presidente Dilma Rousseff não se sustenta por muito tempo caso ela insista em fritar os partidos da base aliada. Já há quem defenda a cassação da presidente depois que ela deu início à faxina nos Ministérios.
Conspiração Existe a suspeita de que reside nas emendas o mapa da mina que pode fisgar boa parte dos congressistas. Uma faxina por inteiro nas emendas é quase impossível porque poderia mergulhar o Legislativo numa crise sem precedentes e com implicações constitucionais perigosas. A faxina deverá ficar por onde começou e a turma do 'panos quentes' já está em campo tentando apagar a crise e abortar as eventuais conspirações.
Reforma É possível que Dilma seja obrigada a antecipar a reforma de um ano do seu ministério para tentar evitar o aprofundamento da crise em sua base de apoio político depois que o encrencado PR anunciou seu desligamento. A presidente tem sido firme até o momento e demitido os colaboradores encalacrados com malfeitos. A pergunta é: tem força pra continuar firme? A ver!
COMENTÁRIOS
Postado por OSVALDO em 18/08/11 às 16:08
Amigo Robson,estou morando em ariquemes, por favor deixe de pagar no pé do Ricardo de Sá, vai ki o homi resolve ler sua coluna e dar as contas dele,, com certeza ele volta a morar aki em ariquemes, ai vc estraga a nossa cidade, por favoir deixe ele ai mesmo,,,,,,obrigado,,,
189.96.16.100Postado por ESTEVAM em 17/08/11 às 17:08
com relaçao a casa civil, considero uma afronta essa noticia, pois querem causar instabilidadeno governo, quanto ao fogo amigo isso é horrivel, pois tal afirmaçcao naun procede, pois o dr ricardo competencia tem, e detalhe, respeitem a historia de cada um, assim como a a decisao do gov em manter o dr ricardo no governo. essa fonte palaciana é uma completa furada, pois ta de olho na casa civil, assim como em aumentar seus dedos grandes. parabens robson.
200.96.187.193Postado por FRANCISNEIDE MELO E SILVA em 17/08/11 às 16:08
Cara Amigo Robson paraibano cabra da pesta, alguém falou que o Bocão tem costa larga e tem mesmo, vou citar aqui alguns nomes,não sei voce vai publica, se não, serve ao seu conhecimento, se voce já não sabe: O próprio governador e seu cunhado (Assis)a república de Ji Paraná,Senador Raupp, tem tartaruca no alto da arvore, ela não sobe em árvore, quem botou sabe o que faz.
201.67.65.222Postado por LUIS GOMES FECHADO em 17/08/11 às 13:08
PREZADO AMIGO ROBSON, ESSA QUESTÃO DA ISENÇÃO DO ICMS BEIRA O RIDÍCULO, MAS CREIO QUE ESSE BOCA GRANDE, DEVE TER SIDO UM BOM ARTICULADOR, POIS CONSEGUIU APROVAR EM TODAS AS INSTANCIAS DO PODER, DÁ PRA VER QUE O PODER DE CONVECIMENTO DESTE É GRANDE, NÃO DIRIA NEM QUE É BOCA GRANDE, EU RESUMIRIA PARA BOCÃO, POIS TEM HABILIADDE DE SOBRA PARA CONVENCER A TODOS, DEBE TEM UM SANTO MUITO FORTE DANDO PROTEÇÃO A ESTE MENINO...ACHO QUE A POPULAÇÃO DEVERIA TER ACESSO AOS MOTIVOS QUE LEVARAM A TAL ISENÇÃO...
186.218.127.183Postado por MARIO em 17/08/11 às 13:08
Caro Robsom p ser chefe da casa civil primeiro tem que ter um governador que ainda não temos. Para tal cargo o cidadão tem que saber a função, que tambem não sabe. E o povo ...................
189.31.183.194Postado por LUIZ MESMO em 17/08/11 às 11:08
NA VERDADE ESSAS PESSOAS QUE NÃO GOSTAM DAS ATITUDES TOMADAS PELA PRESIDENTA DILMA, É PORQUE VIVEM FAZENDO E ADMITINDO FALCATRUAS, QUE FALTA DE VERGONHA NA CARA DESSAS PESSOAS IMBECIS, IMUNDA E HIPÓCRITAS QUE SÓ PENSAM EM SUGAR O DINHEIRO ´PÚBLICO POR MEIO LICITAÇÕES ILICITAS. QUE DEUS ABENÇOE ESSA PRESIDENTA E LIVRE-A DAS GARRAS DE BANDO DE URUBUS.
201.11.159.5Postado por ENILTON em 16/08/11 às 22:08
Parece que esse é o ano da corda bamba para muitos agentes públicos do alto escalão. Essa é uma igualdade que existe no Governo Confúcio e no Governo da Presidenta Dilma. A diferença é que o primeiro não manda nada e a segunda quer mandar muito. Isso tem provocado o mesmo efeito: insatisfação do PMDB. Espero que pelo menos Confúcio tenha contornado isso. E quem achava que o Temer ia "mandar" mais que a Dilma, já viu que esse é o mais frito de todos.
201.3.31.176Postado por CILENE M DUTRA em 16/08/11 às 21:08
Permitam-me destacar aqui 2 pontos importantes: o autor dessa crônica, por sinal, muito charmoso (vi sua foto), teve a lucidez de trazer à tona, entre vários temas, a questão da autocrítica do Dep. Hermínio Coelho, que foi corajoso e tem a admiração do povo por isso; e da ex Senadora Fátima Cleide, com sua trajetória, talvez custará a ela penosas tarefas. Nada contra, mas não acho que seja uma “normalidade" de fácil aceite. Pois, a experiência desse grupo humano em nossa sociedade sempre foi “camuflada”, ao tempo, desdenhada, dependente de apoio ao enfrentar o preconceito só quando atinge graus da violência etc. Agora, se ficar sujeito à vontade de apenas grupos políticos para enfrentar uma legião de evangélicos fundamentalistas, altamente indutivos, que mal conhecem a realidade de suas histórias e que até hoje só fazem o “papel” de cristão se for da maneira deles, aí, sim, a ex-Senadora deverá se preparar para discursar contra o ópio do povo sem ofendê-lo e ter a santa paciência de uma oratória que não canse o ouvinte, nós, leitores. Afinal, a política é uma arte!
186.218.119.88Postado por PAULO HENRIQUE SOARES em 16/08/11 às 20:08
Sou um entusiasta destas colunas via Web. É a verdadeira expressão da publicidade e transparência dos atos da administração pública. Nosso Governador, que tanto gosta de blog (inclusive chegou a declarar que até as conversas mais comezinhas seriam postadas em seu blog) deveria determinar, via blog, a seus gestores tributários que viessem a público e explicassem à sociedade os motivos desses instrumentos que propiciaram a isenção - convênios, decretos, leis. O silêncio não condiz com os princípios de administração pública.
187.116.124.211Postado por GOMES em 16/08/11 às 19:08
QUERIDO AMIGO RÓBSON. ´PRIMEIRO, PARABENS PELA LUCIDEZ DA COLUNA, SEGUNDO É TRISTE VER QUE O NOSSO GOVERNO, O GOVERNO DO NOSSO GLORIOSO PMDB, SANGRA EM PUBLICO, ROGAMOS AO NOSSO COMPANHEIRO DO PMDB, O GOVERNADOR CONFUCIO MOURA, PARA QUE TOME UMA ATITUDE SÉRIA COM RELAÇÃO A ESSE SENHOR JULIO OLIVAR, POIS ISSO É UMA VERGONHA
201.67.32.88Postado por JOSÉ CARVALHO JÚNIOR em 16/08/11 às 19:08
Um político que está ponto "panos quentes" na faxina da Dilma é o Senador Valdir Raupp. Seu partido, o PMDB, cada dia que passa aparece em um escândalo ministerial. Haja "tapete"pra esconder tanta sujeira.
177.0.6.18Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook
publicidade
GERAL | matéria escrita em 01/01/2002 ás 06:39:00A primeira manifestação será na manhã desta quarta, no setor Sul da Capital . Os organizadores do “Movimento pelo Renascer de Porto Velho” exigem melhorias para a rua da Beira.
GERAL | matéria escrita em 01/01/2002 ás 06:25:00Inscrições vão até 10 de julho com vagas para Porto Velho.
POLÍTICA | matéria escrita em 01/01/2002 ás 06:10:00O senador Raupp e a deputada lembraram a equipe técnica do Grupo Executivo do PAC(GEPAC) que a população rondoniense precisa urgentemente da restauração das rodovias federais.
POLÍTICA | matéria escrita em 01/01/2002 ás 06:07:00Gessi Taborda
POLÍTICA | matéria escrita em 01/01/2002 ás 05:00:00Ele elogiou as manifestações, que classificou de “ato cívico de pessoas honradas e sérias", mas criticou excessos cometidos pelo que classificou de grupos infiltrados.
RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 01/01/2002 ás 04:56:00Nos documentos, a OAB externa a preocupação com a quitação dos precatórios, principalmente após a conclusão do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4357 pelo Supremo.
POLÍTICA | matéria escrita em 01/01/2002 ás 04:51:00Valdemir Caldas
POLÍTICA | matéria escrita em 01/01/2002 ás 04:47:00Aqueles que já possuem o título mas mudaram de residência também devem procurar o cartório eleitoral até essa data para pedir a transferência de domicílio.
RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 01/01/2002 ás 04:41:00A ministra lembrou ainda que apenas os servidores inativos não possuem a obrigação de fazer esse recolhimento, já que a partir da data da aposentadoria o vínculo do servidor é extinto.
POLÍTICA | matéria escrita em 01/01/2002 ás 04:38:00O senador Ivo Cassol (PP-RO) concordou com a colega e advertiu para o fato de poucas mineradoras serem responsáveis pela exploração da maior parte das riquezas brasileiras.
POLÍTICA | matéria escrita em 01/01/2002 ás 04:36:00- Iinfelizmente os gestores da Petrobras do passado deviam estar na cadeia. Deviam estar presos. Desculpe-me algum puxa-saco, me desculpem alguns que são coniventes com essa bandalheira.
POLÍTICA | matéria escrita em 01/01/2002 ás 04:33:00- Lutamos por 30% do valor investido, por exemplo, no Estádio Nacional, para recuperar as rodovias federais, para as escolas e para as creches no meu estado de Rondônia - observou.
POLÍTICA | matéria escrita em 01/01/2002 ás 04:28:00Projeto permite que psicólogos possam propor o tratamento da homossexualidade a pacientes.
POLÍTICA | matéria escrita em 01/01/2002 ás 03:20:00Ele visitou os parlamentares um a um solicitando apoiamento para o que ele denominou “Socorro ao Estado”.
GERAL | matéria escrita em 17/06/2013 ás 21:39:00Movimento pelo Renascer de Porto Velho.