Rondônia: açougues, mercearias, restaurantes e loteamentos de imóveis no Sistema Prisional

dirigentes estariam compactuando com a existência de açougues, mercearias e restaurantes no interior dos presídios. Disse o advogado que por causa destas denúncias corre risco de morte.

Publicada em 20/08/2012 às 16:32:00

Paulo Ayres


Porto Velho, Rondônia - O presidente do Conselho Penitenciário da Ordem dos Advogados do Brasil (seccional de Rondônia), Pedro Alexandre Assis Moreira, denunciou nesta segunda-feira (20 de agosto), durante reunião com representes dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e da Câmara dos Deputados, graves situações que vêm ocorrendo no interior das unidades prisionais. Segundo ele, dirigentes estariam compactuando com a existência de açougues, mercearias e restaurantes no interior dos presídios. Disse o advogado que por causa destas denúncias corre risco de morte ele e seus familiares.

O conselheiro da OAB rondoniense disse ser preciso um urgente posicionamento do Governo Estadual e da Justiça Estadual, no sentido de impedir a continuação de loteamento de imóveis, na área em frente ao complexo de presídios em Porto Velho, por se tratar de região de segurança pública. Ele alertou que a maioria dos lotes teriam sido negociados com detentos e familiares de detentos.

De acordo com o advogado, ele está de posse de documentos, comprovando a existência de mercearias, açougues e restaurantes no interior de todas as unidades prisionais de Porto Velho. Para ele, este comércio acaba favorecendo outras irregularidades, como por exemplo, tráfico de drogas e a entrada de celulares. Ao final, Pedro Alexandre denunciou aos parlamentares a falta de apoio da presidência da OAB, que não assegura recursos para ele e demais conselheiros se deslocarem as unidades prisionais localizadas no interior do Estado.