Rondônia avança na regionalização do atendimento à saúde

O secretário Pimentel explicou que a instalação das unidades, reguladas em parceria com os municípios, é parte do plano de metas traçado desde o primeiro mandato do governador Confúcio Moura para interiorizar e regionalizar a assistência integral à saúde.

Publicada em 12 de fevereiro de 2016 às 17:33:00

A implantação de duas policlínicas, nos municípios de Cacoal e Vilhena, foi discutida na tarde de quinta-feira (11) pelo governador Confúcio Moura com o secretário estadual da Sáude Williames Pimentel e o adjunto Luiz Eduardo Maiorquim. As duas unidades integram o planejamento de trabalho do órgão para este ano.

O secretário Pimentel explicou que a instalação das unidades, reguladas em parceria com os municípios, é parte do plano de metas traçado desde o primeiro mandato do governador Confúcio Moura para interiorizar e regionalizar a assistência integral à saúde, levando ações de competência do Estado articuladas com o atendimento oferecido pelos municípios.

“Vamos ter menor número de especialistas, não terão a mesma dimensão da Policlinica Oswaldo Cruz, de Porto Velho, mas o projeto é inspirado na POC, que tem sido uma referencia importante para os nossos 52 municípios. Estamos caminhando, avançando no propósito de fortalecer cada vez mais a atenção básica de saúde, dando suporte na média e alta complexidade, que são o investimento no ambulatório especializado e atenção hospitalar”, explicou Pimentel.

Luiz Maiorquim explicou ao governador que estão assegurados os médicos especialistas, entre eles oncologia, pediatria, clinico geral e exames de imagem  para atuar na policlínica de Cacoal, cujo projeto está em elaboração e incluirá algumas adaptações no prédio já existente que dará suporte ao atendimento ambulatorial. O governador Confúcio Moura já autorizou licitação para construção do prédio onde será instalada a policlínica de Vilhena.

O secretário Pimentel lembrou que o sistema de saúde em Rondônia encontrava-se desarticulado e fragmentado, com grandes demandas e complexos problemas. “Reorganizamos os serviços de média e alta complexidade estadual, interiorizamos as ações e, embora muito ainda precise ser feito, a situação é bastante diferente hoje, quando estamos implantando uma rede de urgência e emergência e os hospitais regionais existentes já estão contribuindo muito para dar dignidade no atendimento à população”, afirmou.

Além dos hospitais regionais de médica complexidade instalados em em São Francisco do Guaporé, Buritis e Extrema, o Governo de Rondônia está concluindo unidade em Guajará-Mirim – cerca de 70% da obra está concluída -, com a aquisição de equipamentos e mobiliário em andamento, e consta no planejamento da Secretaria da Saúde projetos de hospitais em Parecis e Seringueiras.

Saiba mais:
Com investimentos do governo estadual, Cacoal se firma como polo de saúde em Rondônia
Investimento do governo em hospitais economiza no tratamento de pacientes de câncer fora de Rondônia
Hospital Regional de Cacoal realiza quase 20 mil consultas em oito meses
Hospital Regional de Extrema deve fechar o ano com mais de 100 mil atendimentos, estima Secretaria Estadual de Saúde


Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Esio Mendes