Rondônia: Engenharia trabalha para expansão dos prédios no Judiciário

O DEA/TJRO finalizou o projeto do novo Fórum de Ouro Preto do Oeste, cuja licitação já está em fase final, devendo a obra ser iniciada neste ano.

Publicada em 13 de January de 2015 às 09:21:00

Para construir é preciso planejar. Colocar no papel, entre cálculos e medições, a ideia de fazer um prédio onde seja possível facilitar e ampliar o acesso das pessoas que necessitam da prestação jurisdicional. Além disso, a Administração do Tribunal de Justiça tem uma preocupação muito grande em melhorar as instalações físicas das Unidades que integram o Poder Judiciário. Foi com esse objetivo que o Departamento de Engenharia e Arquitetura (DEA) do Tribunal de Justiça trabalhou intensamente durante o ano de 2014, elaborando projetos para construção de novos Fóruns.

O DEA/TJRO finalizou o projeto do novo Fórum de Ouro Preto do Oeste, cuja licitação já está em fase final, devendo a obra ser iniciada neste ano. Também foi concluído o projeto para finalizar as obras em Jaru, estando a licitação na fase de avaliação das propostas. Também estão nas metas do Departamento a construção dos Fóruns de Vilhena e Colorado do Oeste.

Na capital serão iniciadas as obras de reforma do Centro de Treinamento. Trata-se de um investimento alto, a fim de garantir melhorias nas instalações, de forma a ampliar os espaços já existentes e possibilitar um volume maior de cursos de capacitação, tanto para magistrados quanto para servidores, incluindo-se o ensino a distância.

O destaque maior de todo trabalho executado pelo DEA/TJRO é o projeto dos Fóruns Cível e Criminal da comarca de Porto Velho, que será construído em área localizada na Avenida Jorge Teixeira, entre as ruas Pinheiro Machado e Duque de Caxias, no bairro São Cristóvão. O grande desafio do projeto foi aliar o grau de complexidade exigido pela unificação de dois Fóruns com características peculiares. Nesse particular, foi dada atenção à questão da segurança e controle de acesso, por meio de circulação diferenciada de público, magistrados, servidores, advogados, defensores e membros do Ministério Público, prestadores de serviço e apenados. Tendo em vista tratar-se de prédio público, o projeto foi elaborado de forma que estivesse integrado à área urbana, como pertencente à comunidade, deixando sua área frontal acessível a todos, tornando-o parte da paisagem local. Quanto ao fluxo externo foram considerados os aspectos que poderiam causar impacto viário, transporte público urbano, acessibilidade, sinalização e crescimento da cidade.

Em 2015, o Departamento de Engenharia e Arquitetura do Tribunal de Justiça continuará empenhado em contribuir para que o Poder Judiciário do Estado de Rondônia tenha unidades com condições físicas adequadas para oferecer um atendimento de excelência aos jurisdicionados.


Assessoria de Comunicação Institucional