Rondônia: Manuais do PJe podem ser acessados no site do TJ

Também é possível encontrar na página criada pelo TJRO, além dos manuais, um vídeo oficial do Conselho Nacional de Justiça com instruções sobre o sistema.

Publicada em 30 de June de 2015 às 12:14:00

Com objetivo de orientar e informar aos usuários quanto à correta utilização e manuseio do Processo Judicial Eletrônico – PJe, além de servir como instrumento para sanar dúvidas, o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia incluiu em sua página (www.tjro.jus.br/manuais) manuais diferenciados para magistrados, servidores, advogados, procuradores, defensores, administradores do sistema, entre outros.

Também é possível encontrar na página criada pelo TJRO, além dos manuais, um vídeo oficial do Conselho Nacional de Justiça com instruções sobre o sistema. O material disponibilizado é extremamente fácil de ser compreendido, pois além de autoexplicativo e traz imagens da tela do novo programa. O guia descreve ainda como fazer o cadastramento no sistema, quais as ferramentas disponíveis e como realizar algumas tarefas básicas, como protocolar uma petição, tomar ciência de um ato e respondê-lo.

O PJe foi elaborado pelo CNJ a partir da experiência e com a colaboração de diversos tribunais brasileiros, entre eles o TJRO. Por essa razão, as informações contidas nessas apostilas são bastante semelhantes entre si, mudando apenas a rotina realizada por cada instituição. A edição dos manuais faz parte das ações adotadas pelo Conselho para facilitar a transição para o novo sistema.

Assessoria de Comunicação Institucional