Sargento da PM vai à justiça para assumir mandato de vereador foragido no Cone Sul

Lira acusa presidente da Câmara de engavetar pedidos.

Publicada em 30 de August de 2016 às 09:57:00

 

Candidato a vereador na cidade de Chupinguaia em 2012, quando acabou como primeiro suplente de sua coligação, o sargento da reserva remunerada da PM, Edimilson Manoel de Lira, protocolou na justiça, esta semana, um Mandado de Segurança para ser empossado na Câmara Municipal da “Capital do Boi”.

Lira já entrou com vários requerimentos na Câmara chupinguaiense, pedindo para que o presidente da Casa decrete a perda de mandato do vereador Roberto Ferreira Pinto (PSD). O parlamentar, que foi condenado criminalmente em segunda instância, teve sua prisão decretada no mês de junho, e desde então está foragido. Ele já teria recebido pelo menos dois meses de salário, mas acabou sendo retirado da folha de pagamento em agosto.

O militar acusa o vereador Valmir Passito (PMDB), presidente do parlamento de Chupinguaia, de engavetar seus pedidos e recorrer a ilegalidades para não cumprir o que determina a lei. Segundo Lira, o edil foragido já apresentou dois atestados médicos para justificar as ausências que poderiam fazê-lo perder o mandato. “Acontece que o Roberto não tem problema nenhum de saúde. É malandragem dele e do Passito”.

O sargento diz que, caso a Justiça determine sua posse, vai apresentar pedido para que Roberto Pinto tenha seu mandato cassado. “Mas também vou usar a tribuna para denunciar o presidente da Câmara. A população de Chupinguaia vai ficar sabendo quem é ele”, a antecipa.

Fonte: Folha do Sul