SAÚDE :Secretário reúne comitê e adota medidas emergenciais para o João Paulo II

O secretário ressaltou que toda a estrutura da Sesau está mobilizada para resolver o problema.

Publicada em 28 de October de 2013 às 21:16:00

DECOM

O Secretário Estadual de Saúde (Sesau), Williames Pimentel, realizou uma reunião de emergência na manhã desta segunda-feira (28) para propor soluções imediatas para a questão da superlotação do Pronto Socorro João Paulo II, em Porto Velho, que recebeu um número de internações muito acima da média no último final de semana.

Pimentel promoveu a reunião no âmbito do comitê de emergência, formado juntamente com o secretário-adjunto da Sesau, Luiz Maiorquim, e com os diretores do João Paulo II, Carlos Alberto Caieiro, e do Hospital de Base Ary Pinheiro, Nilson Paniagua.

O secretário ressaltou que toda a estrutura da Sesau está mobilizada para resolver o problema. “Estamos providenciando leitos de retaguarda no Hospital de Base Ary Pinheiro e, caso não seja suficiente, iremos contratar mais leitos no Hospital Santa Marcelina para dar suporte ao João Paulo II”, disse.

O secretário ressaltou ainda que a grande demanda de pacientes atendidos no João Paulo II neste final de semana foi um fenômeno que extrapolou o planejamento, mas que todos os pacientes foram prontamente atendidos e medicados. “Estamos encarando o problema de frente, para solucionar o grande número de casos relacionados aos acidentes de trânsito ocorridos neste final de semana”, observou o secretário.

Pimentel lembrou ainda que os problemas com o João Paulo II são antigos e que este é o primeiro governo, em muitos anos, que vem realmente tomando medidas para resolver a questão da saúde pública no Estado, citando como exemplo que já foi iniciada a licitação para a construção do novo Hospital de Urgência e Emergência, com investimento total de R$ 100 milhões.

Estatísticas
O último final de semana registrou um número exagerado de acidentes de trânsito, muito acima da média de Porto Velho, que normalmente já é bastante alta. De sexta-feira (25), até a manhã desta segunda-feira (28), a equipe do João Paulo II realizou 317 atendimentos, dos quais 77 foram para atender vítimas da violência do trânsito, alguns apresentando inclusive polifraturas, traumatismo craniano e fratura exposta.

A realização de diversos eventos festivos na capital e o uso abusivo de bebidas alcoólicas foi um dos principais motivos para a ocorrência dos acidentes e também para o registro de casos relacionados a vários tipos de violência, superlotando o pronto-socorro.

Ainda no setor de emergência foram registrados dois ferimentos por arma de fogo, 14 por arma branca, sete agressões físicas, treze acidentes de trabalho, além de cinco atendimentos para retirada de “corpo estranho”, 19 quedas e 30 procedimentos ortopédicos, entre fraturas e luxações de membros superiores e inferiores.

No centro cirúrgico, foram realizadas 35 cirurgias para atender as vítimas do trânsito, os baleados e esfaqueados. Ainda de acordo com as estatísticas, 27 pacientes passaram por avaliação do cirurgião geral, 11 foram encaminhados a especialistas, 107 receberam atendimentos na clínica médica e três foram encaminhados ao setor de psiquiatria do Hospital de Base.

O diretor geral do João Paulo II, Carlos Alberto Caieiro, lembrou que somente os casos mais graves devem ser encaminhados ao pronto-socorro. Muitos atendimentos de menor complexidade ainda são realizados na unidade, dificultando o acesso para aqueles que realmente necessitam do atendimento imediato.

“O pronto-socorro está preparado para atender o paciente crítico, como o baleado, esfaqueado, enfartado, principalmente as vítimas de acidente de trânsito grave”, disse o diretor, lembrando que os casos de menor gravidade devem ser atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) do município.

Texto: Bosco Cardoso/Sandro André
Fonte: Assessoria João Paulo II