Sebrae abre oitava Semana do Microempreendedor Individual

Até sexta-feira haverá atendimento com orientações, palestras, oficinas e consultorias para donos de pequenos negócios.

Publicada em 03 de May de 2016 às 09:50:00

O Sebrae iniciou nesta segunda-feira (02), em todo o país, a oitava edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI). Em Rondônia, o atendimento acontece na capital Porto Velho e em várias cidades do interior até a próxima sexta-feira (06). O trabalho é feito em tendas e vans, com orientações aos donos de pequenos negócios sobre formalização, palestras sobre direitos e deveres, além de oficinas, cursos e consultorias.

De acordo com o gerente da Unidade Regional do Sebrae em Porto Velho, Rangel Miranda, o objetivo principal do movimento este ano é dar orientações aos MEIs sobre o preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) – equivalente à declaração de Imposto de Renda do microempreendedor individual -, assim como a emissão do Documento de Arrecadação do Simples (DAS) que agora é exclusivamente pela internet através do site www.portaldoempreendedor.gov.br.

“O boleto que vinha em casa para os MEI não vem mais, agora é papel do próprio microempreendedor imprimir direto do site. Nós do Sebrae temos ajudado ele a fazer isso agora no início dessa mudança. Outro ponto que estamos enfatizando nesta semana são os boletos falsos que chegam no endereço desses empresários. O alerta é para não pagar nenhum desses boletos”, explica.

Ainda de acordo com Rangel, em todo o estado estão acontecendo atividades como palestras de orientação para empresários informais - com o passo-a-passo da formalização em microempreendedor individual -, oficinas com temas voltados para a gestão das finanças dos empreendedores, cursos com entidades parceiras como a Receita Federal e o INSS, além de consultorias do programa Negócio a Negócio, quando o Sebrae leva um agente que visita a empresa, elabora e entrega um diagnóstico da saúde do empreendimento.

O atendimento da Semana do MEI em Rondônia acontece em Porto Velho em dois endereços: Tenda Zona Leste, Av. José Amador dos Reis, 2810, Bairro JK e Tenda Zona Sul, Av. Jatuarana, estacionamento da La Pommer (em frente ao supermercado Gonçalves). Em Ariquemes acontece próximo à sede da Associação Comercial, ACIA, Av. Juscelino Kubitschek, 1769. Em Ji-Paraná na regional do Sebrae, Rua Raimundo Alves de Abreu, 742, Centro (antiga Caixa Econômica). Em Rolim de Moura, na Av. 25 de Agosto, Centro (próximo à rotatória central). Em Cacoal será na Praça da Igreja Matriz, Av. 02 de Junho. Em Pimenta Bueno na Av. Castelo Branco, 780, em frente à Faculdade Pimenta Bueno. Em Vilhena na Praça da Av. Paraná, Centro. Em Guajará Mirim no Ponto de Atendimento na Avenida Santos Dumont, 893, bairro Serraria.

Para mais informações sobre a Semana do Microempreendedor Individual e a programação completa acesse www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para o telefone 0800 570 0800.