SECEL anuncia lançamento do 5º JIR dia 21 no Rondon

Jogos foram criados pelo então governador Jorge Teixeira.

Publicada em 16/10/2011 às 09:43:00

Os Jogos Intermunicipais de Rondônia-JIR que o Governo Confúcio Moura resolveu reeditar 26 anos depois, entra em sua fase decisiva para a realização de sua 5ª Edição, reunindo em Porto Velho dia 21 de outubro (sexta-feira próxima), representantes dos 52 municípios do estado para dois encontros: primeiro com a equipe técnica dos jogos durante o dia - segundo, às 20 horas, para o cerimonial de lançamento do evento, ambos no auditório do Rondon Palace Hotel.

Várias autoridades deverão estar presentes ao ato, com o governador saudando os visitantes. Este ano o JIR terá como sede a cidade de Cacoal, a 600 km da capital, de 16 a 23 de dezembro. Segundo o secretário da SECEL, Francisco Leilson, o Chicão, o interesse do governo é que todos os municípios participem, ao contrário, dos 15, do último JIR disputado em l986.

- Vamos oferecer aos participantes sete modalidades, sendo quatro coletivas: futsal, basquete, voleibol e handebol e três individuais: judô, atletismo e natação, com um total aproximado de mil e quinhentos (1.500) atletas, masculino e feminino, com idade de acordo as regras de cada modalidade – explica Chicão.
JIR 25 anos depois Os Jogos Intermunicipais de Rondônia – JIR, criado em 1983, pelo saudoso Governado Jorge Teixeira de Oliveira, é uma competição, dentro do ideal olímpico, disputada entre as seleções municipais em diversas modalidades esportivas, voltada para o desporto de alto-rendimento, com a efetiva participação das Federações Desportivas do estado.
Nos seus quatro anos de disputas, o JIR mexeu com o estado. O último JIR, em l986, teve a participação de quinze municípios, com mais de quinhentos atletas participantes. Hoje, com os 52 municípios nas disputas, serão quase dois mil atletas nos jogos nas sete modalidades disponíveis que são: voleibol, basquetebol, handebol, futsal, natação, judô e atletismo.

Cacoal Sobre a escolha da cidade de Cacoal para sediar o 5º JIR, Francisco Leilson, o Chicão, Secretário da SECEL, disse que a indicação da cidade foi aprovada depois de um levantamento minucioso feito no primeiro semestre pela equipe técnica, por possuir ginásios, quadra e campos inteiramente adequados para a competição e a parceria com a AMEC local. “Esperamos reunir dois mil atletas naquela cidade, fechando o ano com uma grande festa desportiva no estado”, previu Chicão.