Secretária da SEMES pede explicação a assessor sobre compra de material esportivo sem licitação

Na relação dos beneficiados com as doações, anexada ao memorando, aparece vereadores da Câmara de Porto Velho, uma diretora daquela Casa, pessoas ligadas a parlamentares...

Publicada em 25 de August de 2014 às 10:07:00

Da redação do Tudorondonia

No memorando nº. 044/GAB/SEMES, de 28 de julho de 2014, a Secretária Municipal de Esporte e Lazer de Porto Velho, Niedja Virgínia Félix de Santana, pede ao assessor técnico da pasta, Francisco Evaldo da Silva, que esclareça, entre outras coisas, como a SEMES comprou mais de R$ 68 mil de material esportivo sem licitação, entre dezembro de 2012 e maio deste ano.

Segundo ela, não há registro de processo na secretaria atestando a aquisição da mercadoria, apenas anotações, em sua maioria assinadas por ele e que foram apresentadas como recibos pelo dono da empresa, contendo datas e os nomes das pessoas autorizadas a retirarem os produtos na loja.

Os papéis foram protocolados na SEMES, nos dias 3 e 17 de julho de 2014, junto com a nota fiscal nº. 000.000343, série 1 , totalizando mais de R$ 66 mil. De acordo com o dono da empresa, a prática de pegar hoje e emitir a nota de empenho depois, é antiga, “desde os tempos em que Elinário Paiva era secretário”.

Curiosamente, no meio das cobranças, aparece uma nota no valor de 2 118, datada após a posse de Niedja, mas ela garante que nunca autorizou nenhuma requisição sem o devido processo legal. Por isso, solicitou que o assessor se manifeste sobre caso, o mais rápido possível, apresentando comprovação de autorização da despesa, recebimento e distribuição do material.

Na relação dos beneficiados com as doações, anexada ao memorando, aparece vereadores da Câmara de Porto Velho, uma diretora daquela Casa, pessoas ligadas a parlamentares, desportistas e até uma instituição policial. Há casos em que não há identificação, apenas a data da liberação.