Secretaria de Segurança diz que registrou queda no número de homicídios em Rondônia

Dos 52 municípios abrangidos no primeiro mês do ano, 18 apresentaram uma queda de 51,5%.

Publicada em 12 de May de 2015 às 23:23:00

Autor e fonte da notícia: Governo de Rondônia/Decom

 

Ações integradas das polícias no combate a criminalidade

Ações integradas das polícias no combate a criminalidade

O primeiro quadrimestre de 2015 terminou com redução de 64,8% no número de homicídios em Rondônia. De acordo o Núcleo de Estatística (Naec) da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) ocorreram 68 casos a menos em relação ao mesmo período do ano passado. A metodologia utilizada para a análise de indicadores de violência e criminalidade foram os boletins de ocorrência.

Dos 52 municípios abrangidos no primeiro mês do ano, 18 apresentaram uma queda de 51,5%. Em fevereiro o decréscimo foi de 70% no número de homicídios em 17 municípios. O mês de março apresentou o decréscimo foi 66,7% de casos em 13 municípios. Em abril a redução foi de 74,1% em 17 municípios. Desde o ano passado, essa é uma tendência que vem sendo observados todos os meses.

A diminuição desses registros ficou evidente nos municípios de Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Ji-Paraná, Presidente Médici, Castanheiras, Pimenta Bueno, São Felipe do Oeste com 100% . Primavera de Rondônia, Nova Brasilândia, Novo Horizonte e Alvorada do Oeste apresentaram a mesma tendência.

Apenas os municípios de Jaru, Cujubim, Buritis, Campo Novo, Governador Jorge Teixeira, Theobroma e o distrito de Rio Pardo apresentaram aumento de homicídios.

Outros 28 não apresentaram variação no comparativo de 2015 com 2014, embora tenha ocorrido homicídios nessas localidades. Compõem esse grupo os municípios de Machadinho do Oeste, Ouro Preto, Urupá, Mirante da Serra, Vale do Paraíso, Teixeirópolis, Cacoal, Ministro Andreazza, Rolim de Moura, Alta Floresta, Santa Luzia,Parecis, Alto Alegre dos Parecis, São Miguel do Guaporé, São Francisco, Costa Marques, Vilhena, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Cabixi, Cerejeiras, Pimenteiras do Oeste, Corumbiara, Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Vale do Anari, Nova União e Seringueiras.

Para o secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, a redução desses índices se deve pela ação integrada entre a Polícia Civil e Polícia Militar nos trabalhos de prevenção e de estratégias de combate a violência, por meio de medidas que visem impedir a consolidação do crime.

“Por algum tempo, Rondônia esteve acostumado a registrar apenas crescimento desses crimes, porém, com o trabalho realizado ao longo dos cinco anos conseguimos quebrar esse espiral crescente de homicídios”, disse Reis.


Fonte
Texto: Márcia Martins
Fotos: Arian Oliveira
Decom - Governo de Rondônia