Secretário conversa com agentes em Guajará

Realizada na noite desta quarta feira (8), em Guajará Mirim, uma reunião entre o secretário de Estado de Justiça (Sejus), Fernando Oliveira, e cerca de 50 agentes penitenciários tratou de questões referentes a greve e solicitações da categoria.

Publicada em 10/05/2013 às 18:07:00

De acordo com o secretário, o encontro foi muito proveitoso, onde o Estado pôde transmitir num ambiente mais próximo do servidor, suas dificuldades em atender os pleitos da categoria e abrir um canal de dialogo com representantes para que possam no campo das ideias chegar a uma solução que ponha fim ao litígio.

Uma mesa negociadora, composta pelos secretários da Seplan, Sefin, Seae e Sead, está 24 horas a disposição dos representantes da categoria para deliberarem sobre o acordo. “O Estado neste momento não pode assumir nenhum compromisso que venha gerar impacto financeiro na folha de pessoal, pois ela está no limite permitido pela lei de Responsabilidade Fiscal”, explicou Fernando Oliveira.

Negociações
Ainda no inicio de março, a Mesa de Negociação Permanente (Menp) promoveu um encontro para apresentar a evolução dos gastos e ações futuras do governo. No encontro, que reuniu representantes sindicais, foi exposta, através de dados, a situação fiscal de Rondônia.

Na ocasião o secretário de Estado de Finanças (Sefin), Benedito Alves, durante cerca de uma hora, abordou temas como a crise econômica mundial e seus reflexos no Estado, previsão de crescimento, desaceleração das obras do Madeira e o déficit orçamentário.

Em seguida, o secretário de Estado de Administração (Sead), Rui Vieira, lembrou os 10 mil funcionários contratados durante os dois anos desta gestão, além das conquistas como o aumento linear para a Saúde e Policia Militar, aprovação do PCCR da educação, o peso dos cerca de R$ 200 milhões da folha de pagamento e a reforma administrativa cujo estudo esta em fase de elaboração.

De acordo com Rui Vieira, o maior legado deixado por um governo é a autonomia do Estado. “A Mesa é diálogo, e nós teremos o cuidado para estabelecer o equilíbrio, pois algumas categorias avançaram mais que outras em relação a benefícios”, disse a época.

Segundo o secretário de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), George Braga, é importante todos estarem atentos para a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Rondônia está alcançando o índice prudencial. Ele explicou que caso o Estado encoste neste indicador existe a possibilidade de travar as contas perdendo importantes benefícios como Pidise e Proinveste a exemplo do Estado do Paraná que esta com seu caixa engessado.

Tranquilidade
“A população pode manter a calma em relação à segurança nos presídios, pois o Estado esta assumindo o controle, garantindo o direito de todos, sociedade e reeducandos”, garantiu Oliveira. Aos agentes, o secretário pediu que mantivessem um canal de dialogo aberto para que as soluções possam ser encontradas de forma satisfatória para as parte pondo fim a greve que não traz benefícios aos servidores, ao Estado e menos ainda a sociedade.

Texto: Romeu Noé
Foto: Ésio Mendes
Fonte: Decom

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social