Sedam apresenta propostas de Plano Estadual de Resíduos Sólidos

A SEDAM desde o segundo semestre de 2013 vem desenvolvendo o Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Rondônia-PERS-RO.

Publicada em 04 de September de 2014 às 17:51:00

Nestes dias 19 e 23 de Setembro serão realizadas as Oficinas Públicas de apresentação e discussão do diagnóstico e das propostas preliminares de regionalização da gestão dos resíduos no estado.

As oficinas serão direcionadas a gestores municipais, estaduais, técnicos de órgãos ambientais e afins e interessados.

No dia 19 é a vez de Cacoal receber no auditório da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Rua da Universidade no 920, Jardim Parque São Pedro II, os representantes de 32 municípios: Alvorada D'oeste, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Teixeirópolis, Urupá, Vale do Paraíso, Presidente Médici, Alta Floresta D'oeste,
Alto Alegre dos Parecis, Costa Marques, Nova Brasilândia D'oeste, Novo Horizonte do Oeste, Parecis, Primavera de Rondônia, Santa Luzia D'oeste, São Felipe D'oeste, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, Castanheiras, Espigão D'oeste, Ministro Andreazza, Pimenta Bueno, Cabixi, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara e Pimenteiras do Oeste.

No dia 23, a Oficina será em Porto Velho no auditório da Escola de Ensino Médio e Fundamental Major Guapindaia, na rua Padre Chiquinho, 2331 - Bairro São João Bosco e reunirá participantes de 17 municípios: Nova Mamoré, Guajará Mirim, Candeias do Jamari, Itapoã do Oeste, Cujubim, Buritis, Rio Crespo, Ariquemes, Campo Novo de Rondônia, Monte Negro, Alto Paraíso, Cacaulândia, Gov. Jorge Teixeira, Theobroma, Vale do Anari, Machadinho do Oeste além da capital Porto Velho.

Em ambas as reuniões serão abordadas as questões mais relevantes relativas à gestão de Resíduos Sólidos nos municípios bem como as possibilidades de gestão consorciada, especialmente as relacionadas à construção e operação de aterros sanitários intermunicipais.

Apesar dos esforços do Governo Estado através da SEDAM, nos últimos anos Rondônia ainda carece de infraestrutura básica para a gestão sustentável de resíduos e para a destinação final dos mesmos. A grande maioria dos municípios ainda não desativou seus “lixões” e ainda dispõem os rejeitos de forma inadequada. Poucas cidades já implementaram a coleta seletiva bem como não existe no estado um sistema organizado de logística reversa.

A alternativa de gestão associada intermunicipal se apresenta como uma solução para boa parte dos problemas existentes. O Governo do Estado de Rondônia, fomentando o debate através do PERS-RO, tem a intenção de apoiar estas iniciativas com vistas a alcançar a médio prazo as metas de redução na geração de resíduos, a reutilização de materiais, reciclagem,
geração de energia, tratamento adequado e disposição final ambientalmente correta dos rejeitos.

As Oficinas serão realizadas em dois períodos, sendo das 08h às 12h e à tarde das 14h às 18 horas.

Informações adicionais com a SEDAM nos fones: (69)3216-1057 ou (69)3216-1078 e junto à DRZ-Geotecnologia e Consultoria no fone (43)3026-1718.