Sedam divulga campanha de combate às queimadas

A Sedam está realizando intensa fiscalização nos municípios com maior incidência de focos de calor.

Publicada em 06/08/2012 às 14:47:00

DECOM Governo de Rondônia

Técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) iniciam na próxima terça-feira (7), palestras nas escolas estaduais localizadas nos bairros JK I e II, e Mariana, Zona Leste de Porto Velho. A ação faz parte da Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas, tendo em vista o período atual, agravante para as queimadas, que causam prejuízos irreparáveis ao meio ambiente e à saúde da população.

Segundo a secretária da Sedam, Nanci Maria Rodrigues, as palestras também são direcionadas aos professores que serão os multiplicadores ambientais na sensibilização dos alunos e comunidade escolar. Neste primeiro momento, os trabalhos também serão realizados nas escolas rurais dos distritos de Jaci-Paraná e Extrema.

O coordenador de Proteção Ambiental da Sedam, Lucindo Martins explicou que a estrutura para o combate das queimadas será o mesma que no ano passado. A Sedam está realizando intensa fiscalização nos municípios com maior incidência de focos de calor.

Ele esclarece ainda que a Sedam realiza monitoramento diário destes focos através da Coordenadoria de Geociências, sendo as informações transmitidas imediatamente a Fiscalização. No tocante as ações preventivas a Sedam juntamente com órgãos parceiros através do Comitê Estadual de Prevenção de Queimadas e Incêndios Florestais, vem realizando trabalhos educativos, desde o mês de março, nas regiões onde ocorreram maior incidência de queimadas no ano de 2011

A Coordenadoria de Unidades de Conservação está iniciando trabalho de prevenção e orientação nas escolas no entorno das unidades de conservação estaduais visando ação preventiva de incêndios nestas áreas.

Calendário

DATA
ESCOLA
HORÁRIO
TÉCNICO
 
07/08/2012
 
EEEFM   Daniel Néri, bairro JK I

manha e tarde

Franklin Pinheiro Justiniano

Ruth Vieira Nunes

Isaias Monteiro do Espírito Santos

08/08/2012

EEEFM São Luiz, bairro JK II

manhã e tarde

Lurdelena Freitas

José Domingos de Souza Neto

Silvia Lima da Silva

09/08/2012

EEEFM Jânio Quadros, bairro Mariana

manha e tarde

Francisca Salete Nunes da Cruz Alves

Ana Maria C. da Silva

Narai Suruí

10/08/2012

EEEFM Daniel Néri, bairro Mariana

manhã e tarde

Gilmar Siqueira F. Júnior

Silas Ribeiro Cavalcante

Mª Zilneide D. Pereira