Sedam faz busca ativa de produtor rural na 4ª Rondônia Rural Show

A Sedam mantêm equipes prontas para o atendimento ao produtor em estande localizado no pavilhão das Instituições, dentro do Hermínio Victorelli.

Publicada em 29 de May de 2015 às 23:19:00

Técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) estão realizando uma busca ativa junto aos produtores rurais durante a 4ª Rondônia Rural Show, evento do agronegócio que ocorre no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná, até amanhã (30). O objetivo é conscientizá-los sobre a importância deles procederam à realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) das respectivas propriedades.

A Sedam mantêm equipes prontas para o atendimento ao produtor em estande localizado no pavilhão das Instituições, dentro do Hermínio Victorelli. Toda propriedade rural brasileira precisa ser documentada com o CAR. As que têm até 240 hectares, técnicos da Sedam e da Emater fazem o documento gratuitamente para o produtor. Acima deste tamanho o CAR deve ser feita em escritório especializado particular.

A meta do governo do estado é de que 180 mil propriedades sejam cadastradas ambientalmente até maio de 2016, quando encerra o prazo que foi ampliado recentemente pelo governo. Até abril deste ano 65 mil propriedades em Rondônia já foram documentadas com o CAR, segundo dados da Sedam.

Com o documento em mãos, o produtor rural fica com a propriedade legalizada e tem acesso a linhas de créditos e financiamentos. O piscicultor Jair Gomes de Oliveira, de Nova União, não teve acesso a esse benefício do financiamento bancário porque o CAR da propriedade dele não está finalizado.

“Queria comprar um caminhão, mas não vai ser dessa vez aqui na Rondônia Rural Show”, disse ele, que recorreu a um amigo para preencher o CAR do sítio dele, onde produz 30 toneladas/ano de Tambaquis e Pintados em oito tanques.

Situações como a do piscicultor de Nova União são relatadas com freqüência no estande da Sedam. “Todos os dias uns 30 produtores nos procuram para buscar esclarecimentos sobre pendências no CAR como a do senhor Jair. Muitos produtores recorrem a amigos para fazer o CAR, mas nem sempre o documento é finalizado, o que ocasiona impedimento na conclusão”, explica a técnica da Sedam Aline Gottardi, integrante da equipe na busca ativa durante a Rondônia Rural Show.


Texto: Paulo Sérgio