Seduc e parceiros discutem a Agenda Territorial de Rondônia

A secretária de Educação, Isabel Luz, recebeu na quarta-feira (8), na sala de reunião da Seduc, representantes das Instituições, Semed, Unir, Sintero, CME, Senac, Ifro, Undime, Uncme, CEE, Freja RO e técnicos da Seduc.

Publicada em 09/05/2013 às 18:51:00

A secretária de Educação, Isabel Luz, recebeu na quarta-feira (8), na sala de reunião da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), representantes das Instituições, Semed, Unir, Sintero, CME, Senac, Ifro, Undime, Uncme, CEE, Freja RO e técnicos da Seduc.

O encontro discutiu a Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, foi feita a apresentação dos parceiros locais, instituiu a comissão estadual da agenda territorial e constituiu o comitê estadual de informações sobre alfabetização e educação de jovens e adultos, em articulação com o Comitê Nacional.

Inicialmente, o representante do Sintero fez um breve histórico sobre a atuação da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos em Rondônia e justificou a necessidade da constituição da Comissão Estadual da Agenda Territorial. A agenda é uma ação conjunta do poder público e da sociedade civil em favor da garantia do direito à educação da população jovem e adulta.

Durante o encontro, a Secretária de Educação, Isabel Luz, se posicionou favorável à instituição da Comissão Estadual da Agenda Territorial, pois é um mecanismo para consolidar estratégias para a articulação territorial das ações de Alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos, estruturadas nas dimensões técnica, de planejamento e de controle social.

Após ouvir solicitações, a secretária assumiu o compromisso de encaminhar para o Governador as reivindicações dos representantes de modo a efetivar a instituição da agenda por meio de decreto.

A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade e Inclusão – Secadi, do Ministério da Educação, através de um processo de diálogo com os parceiros, vem construindo uma política pública de Educação de Jovens e Adultos. O Governo da Cooperação, por meio da Seduc, estabelece diálogos permanentes com os órgãos governamentais, não governamentais, sociedade civil, particularmente através dos Fóruns de EJA, dos Enejas, da Comissão Nacional de Alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos – Cnaeja, para fazer uma educação de participação democrática.

Estiveram presentes, na reunião a representante da Unir, Sônia Maria Sampaio; João Ramão Chaves Zarate e João Duarte Pereira, do Sintero; Olavo Bernardo Filho, da Uncme; Sama Costa Guedes da Semed; subgerente de Educação, Angélica Ayres; coordenadora da EJA, Luciane Souza; coordenadora da Formação da EJA, Inácia Damasceno; Técnica da EJA, Madma Dias;

Texto: Madalena Marcelino
Foto: Madalena Marcelino
Fonte: Assessoria Seduc

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social