Seguro-defeso: Amir Lando denuncia atraso e governo federal anuncia pagamento aos pescadores

Cerca de quatro mil pescadores já estariam passando necessidades com suas famílias pelo atraso do repasse.

Publicada em 21 de July de 2014 às 15:47:00

O deputado federal Amir Lando fez um discurso na semana passada na tribuna da Câmara dos Deputados denunciando a falta de pagamento do seguro-defeso dos pescadores de Rondônia que estaria há mais de três meses sem receber o salário prometido pela presidenta Dilma Roussef, pelo período de probição da pesca e principalmente por causa da cheia do Madeira que não permitiu que saíssem de casa para trabalhar e sustentar as suas famílias. Segundo alguns pescadores que procuraram o parlamentar, cerca de quatro mil pescadores já estariam passando necessidades com suas famílias pelo atraso do repasse.

Após a denúncia, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), alegando ajustes por parte da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), revelou que o pagamento da parcela para cada pescador no valor de R$ 724,00 deverá estar disponível na próxima terça-feira, 22. Serão beneficiados os pescadores das regiões que atuam em Guajará Mirim, Nova Mamoré, Porto Velho e nos distritos de São Carlos e Calama e demais regiões atingidas pela histórica enchente.

No total, serão liberados cerca de dois milhões e 960 mil reais que comc erteza beneficiarão as famílias dos pescadores, responsáveis pela boa alimentação à mesa dos rondonienses.

Amir Lando lamentou que o atraso tivesse acontecido e ficou muito orgulhoso e feliz pela pressão feita na tribuna da Câmara Federal em favor dos pescadores.

Assessoria