Sema apresenta projetos para comunidade do Lago Cuniã

No ano passado, com a diminuição da espécie na região, a Cooperativa dos Agricultores e Pescadores do Lago do Cuniã.

Publicada em 22 de July de 2014 às 11:19:00

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), apresenta nesta quinta-feira (24), às 15 horas, no gabinete do prefeito, o detalhamento dos projetos “Manejo e Monitoramento do Pirarucu” e o “Turismo em Base Comunitária”. Tratam-se de duas iniciativas voltadas à comunidade do Lago do Cuniã, parte de uma reserva extrativista, que desenvolve diversos projetos econômicos, entre eles, a captura do pirarucu.

No ano passado, com a diminuição da espécie na região, a Cooperativa dos Agricultores e Pescadores do Lago do Cuniã, assinou um termo suspendendo a pesca comercial deste tipo de peixe por um período de 4 anos para garantia de sua existência. Com isto, a comunidade que depende da atividade econômica precisa buscar outras alternativas para suprir a lacuna financeira deixada entre as famílias que ali residem. A iniciativa para realizar um monitoramento do pescado surgiu dos próprios moradores, segundo o secretário de Meio Ambiente, Edjales Benício de Brito. "A Sema vem para colaborar, já que a cooperativa já tem consciência do risco de extinção do pirarucu. Para isto, estamos assinando um convênio no valor de R$ 240 mil reais, oriundos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, onde investiremos em estudos para identificar as causas da redução no número de peixes e ainda realizar a reposição do pescado no lago", explicou Edjales, que garantiu que todo o trabalho será articulado pela própria cooperativa.

Aliado ao projeto de manejo da espécie, a proposta da Secretaria é fortalecer a economia apresentando as oportunidades de negócios na área do turismo. “A comunidade conhece o potencial da região, serão elaboradas propostas para fomento da atividade que pode gerar um complemento na renda dos pescadores locais, e o mais importante, com o envolvimento direto dos cooperados”, concluiu o secretário.