Sema vai implementar monitoramento do pirarucu no lago do Cuniã

Os projetos de ecoturismo e de monitoramento do Pirarucu, serão apresentados na Câmara Técnica do Conselho Municipal de Meio Ambiente, para análise de viabilidade e para ajustes se for necessário.

Publicada em 23 de August de 2013 às 09:46:00

 O secretário municipal de Meio Ambiente, Edjales Benício de Brito, coordenou a reunião realizada esta semana com a comunidade do lago do Cuniã, e outras instituições e entidades que estão envolvidas na agenda ambiental das áreas protegidas no município de Porto Velho, como a secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo - Semdustur, a Fundação Cultural de Porto Velho, a Associação de Defesa Etnoambiental - Kanindé e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam.

O secretário Edjales Benício, no início da reunião falou da sua preocupação com o desenvolvimento sustentável do Lago do Cuniã e informou que a secretaria municipal do Meio Ambiente – Sema, vai apoiar o ecoturismo no local com recursos da compensação ambiental no valor de 150 mil reais e 200 mil reais para o projeto de monitoramento do Pirarucu com recursos oriundos do Fundo Municipal do Meio Ambiente.

A Gerente de Relacionamento e Captação de Recursos da Kanindé, Ivaneide Bandeira, participou da reunião como expositora, apresentando a proposta de Ecoturismo da Terra Indígena Nove de Janeiro, e a possibilidade de fazer isto em sinergia com o Lago do Cuniã. A didática exposição de Ivaneide Bandeira sobre o projeto serviu de parâmetro para uma ampla discussão sobre a implantação do projeto de ecoturismo no lago do Cuniã.

Os projetos de ecoturismo e de monitoramento do Pirarucu, serão apresentados na Câmara Técnica do Conselho Municipal de Meio Ambiente, para análise de viabilidade e para ajustes se for necessário. Todo esse trabalho será feito de comum acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, que é o órgão gestor da Unidade,e com a participação da Cooperativa de Moradores, Agricultures, Pescadores e Extrativista da Resex do Lago do Cuniã – CoopCUNIÃ e da Associação dos Agroextrativistas dos Moradores do Lago do Cuniã – Asmocun, e tudo atendendo a legislação pertinente.

Edjales Benício explicou que a comunidade do Lago do Cuniã fez um acordo de não fazer a pesca do peixe Pirarucu durante 4 anos. “De certa forma é uma decisão sábia, mas por outro lado requer um grande sacrifício da comunidade porque a pesca do pirarucu é a principal fonte de renda daquela comunidade. A Sema entra com apoio aos moradores com o projeto de monitoramento do Pirarucu”, disse o secretário.

“Estamos avançando na agenda da conservação ambiental, mostrando que a Sema quer ampliar suas ações. Além do licenciamento, da fiscalização e da educação ambiental, nós também queremos avançar na implementação, explorando as potencialidades, das áreas protegidas que estão dentro do município de Porto Velho. Lógico, obedecendo a legislação ambiental federal, estadual e municipal”, afirma Edjales Benício.

Além do secretário da Sema e sua equipe técnica, participaram da reunião o secretário Antônio Geraldo Affonso e o adjunto, Eduardo Rauen da Semdestur, Cristiano Andrey do Valle – ICMBio, Hailton Alves Lopes ( presidente), Odiel Postigo e Ademilde Alves Lopes – Asmocun, Rafael Altomar – Fundação Cultural, Antônio Aguinaldo Fernandes – CoopCUNIÃ, Tito Gonçalves Neves – Comunidade Lago do Cuniã, Paulo Bonavigo e Marcelo Ferronato da Sedam.

Por Adaides Batista | Fotos: Cíntia Valadares