Semana da Água é aberta oficialmente em Porto Velho

Evento busca conscientizar a população sobre o uso racional do produto.

Fonte: Sema
Publicada em 19 de março de 2018 às 14:57
Semana da Água é aberta oficialmente em Porto Velho

Em solenidade realizada na Sala de Reuniões do Palácio Tancredo Neves, nesta segunda-feira (19), a Prefeitura de Porto Velho abril oficialmente a programação comemorativa a Semana da Água. O evento este ano tem como tema “Água e a Mudanças Climáticas” e será realizado em parceria com mais de 30 instituições públicas e particulares.

Várias atividades serão desenvolvidas até o próximo dia 23 com o intuito de conscientizar a comunidade sobre a necessidade de preservação e uso racional da água. Nesta terça-feira (20) será aberto o ciclo de palestra com o seminário “Impactos Socioambientais do Uso do Agrotóxico, no auditório da Embrapa, voltado aos produtores rurais.

Na quarta (21) serão quatro atividades. Nas escolas municipais acontecerão palestras que abordarão temas como, poluição dos rios, desperdícios de água, lixo nas ruas, águas paradas e alagações e guarda responsáveis de animais domésticos. Na escola Murilo Braga, do Estado, haverá a palestra “A Importância dos Igarapés Urbanos para o Planejamento da Cidade”.

No mesmo dia haverá uma visita ao Hospital Veterinária da Fimca, ocasião em que será debatido com os alunos da escola Heitor Villa-Lobos o tema “Guarda Responsável e Poluição das Águas na Higienização de Animais Domésticos”. A atividade do dia encerra com a exposição da Van Eficiência Energética, da Eletrobras.

Na quinta-feira (22), o ciclo de debates é retomado com a realização do seminário “Uma Abordagem Técnica Sobre os Recursos Hídricos” no auditório do Instituto Federal de Rondônia (Ifro). No encerramento da programação, na sexta-feira (23), serão realizadas três palestras aos alunos da rede municipal e particular de ensino.

A primeira tratará sobre poluição dos rios, desperdícios de água, lixo nas ruas, águas paradas e alagações e guarda responsáveis de animais domésticos. A segunda, focará sobre o controle da qualidade da água (uso e consumo adequado da água) e a última o tema “A Importância da Arborização Urbana para a Conservação das APPs Urbanas.

A programação encerra com o plantio de mudas no Canal dos Tanques, uma das mais conhecidas Áreas de Proteção Ambiental (APP) de Porto Velho. A atividade será desenvolvida por alunos de escolas municipais que serão mobilizadas pela Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).

CONSCIENTIZAÇÃO

Para o subsecretário da Sema, Robson Damasceno, eventos como a Semana da Água, realizado pela Prefeitura de Porto Velho, são importantes para conscientizar a população sobre a necessidade do bom uso da água, um recurso natural muito importante para a sobrevivência dos seres vivos no planeta.

“A água é fonte da vida e provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos do ser humano, deste o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, seja como fator de produção de vários bens de consumo”, disse.

O secretário-geral de Governo, Luiz Fernando Martins, que representou o prefeito dr Hildon Chaves na solenidade também apelou para a conscientização da comunidade. “A água é uma necessidade de todos, por isso que esse cuidado não tem que partir apenas do poder público. Somos todos responsáveis pela preservação desse bem de uso comum”, frisou.

Comentários

  • 1
    image
    joão bosco 19/03/2018

    para salvar a água pare de seminário políticos e comece a alagar e e aprofundar os igarapés urbanos , revitalizar toda a área e preservar as nascente e as ultima áreas verde, mais para isso precisa comprar as casas em voltas das áreas verde. veja o predio do TRE EM CIMA DO IGARAPÉ SANTA BARBARA , VEJA UM LOTE DE CASEBRE , POSTO DE GASOLINA,CENTRO RELIGIOSOS EM CIMA DO IGARAPÉS GRANDE. ALÉM DO MAIS A PREFEITURA DO SOBRINHO DIMINUI A METRAGEM PARA A CONSTRUÇÃO PARA FACILITAR AS CONSTRUÇÃO NA ANTIGA FABRICA DA BORRACHA. A PREFEITURA NÃO TEM MORAL POIS A LEI FEDERAL E QUE DISCIPLINA TAL SITUAÇÃO. O RESTO É FILOSOFIA NO FINAL O CANTO DE RONDONIA E UM PENSAMENTO GREGO PARA ABRILHANTAR O DIA.

  • 2
    image
    j paulo 19/03/2018

    Primeiro quem precisa se conscientizar é o poder publico com politicas de tratamento de esgoto, fiscalização dos empreendimentos que lançam resíduos nos mananciais, incentivar a manufatura em detrimento de commodities visto que o desmatamento para plantação de soja e uso de agrotoxico bem como criação de gado acaba com as fontes e contamina as águas, e o gado bebe muito mais água que os humanos, além de compactar o solo.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook